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Planejamento empresarial: como preparar sua empresa para o próximo ano

7 min de leitura Atualizado em 29/11/2024
Duas pessoas analisando juntos gráficos e relatórios do Mercado Pago

O fim do ano chegou e com ele mais uma oportunidade de preparar a sua empresa para o próximo ano. Esta é a época de traçar planos e metas pessoais, mas também fazer o mesmo com a sua empresa para iniciar um novo ano. Os próximos 12 meses precisam, antes de mais nada, ter um planejamento de estratégias, soluções e determinações para que o futuro da empresa seja norteado.

Somente com um planejamento empresarial bem executado em mãos é possível acompanhar o desempenho da empresa e se ela está se saindo bem e de acordo com o que foi estipulado. Segundo o SEBRAE, 80% das micro e pequenas empresas fecham as portas nos cinco primeiros anos por falta de um planejamento, que mesmo simples, é essencial para manter as expectativas em pé.

O crescimento da empresa só acontece quando há uma estrutura por trás dele, qualquer crescimento desestruturado pode ser prejudicial em momentos críticos, se não quiser fazer parte dessa estatística, comece já a se planejar!

 

O que é um planejamento empresarial?

O planejamento empresarial é essencial para qualquer tipo de empresa, seja ela uma líder de mercado ou um pequeno negócio, ele é uma ferramenta de gestão que norteia todos os próximos passos da empresa. O planejamento empresarial também não tem segmento, ou seja, ele deve ser realizado em qualquer nicho de mercado que a sua empresa atue.

A organização que o planejamento empresarial proporciona a empresa faz com que ela tenha um caminho a ser seguido e, além disso, possa ter previsões de cenários, sejam eles bons ou ruins, definição de metas e objetivos organizacionais, elaboração de estratégias e meios para conquistá-las e determinação de como será o caminho do crescimento da empresa nestes próximos meses. 

O planejamento também é fundamental para alinhar as expectativas de todos, e quando perguntado sobre o que se espera sobre o futuro da empresa, líderes, gestores e funcionários tenham a mesma resposta e o mesmo objetivo. Sem criar um planejamento, sua empresa pode ficar sem planos, inovações, ideias e acabar perdendo vantagem competitiva frente a concorrência.

 

5 razões pelas quais o planejamento é importante

O principal objetivo do planejamento empresarial é traçar um objetivo e mostrar qual é o caminho a ser percorrido para alcançá-lo, ou seja, se a sua empresa passar por um momento de crise o planejamento mostrará como agir, se a sua empresa passar por bons ventos e crescer repentinamente, o planejamento também mostrará as ações necessárias. Além disso, o planejamento é uma forma de se manter alinhado o ano todo e também ter:

  • Assertividade nas ações
    Com o planejamento você tem ações alinhadas com os seus objetivos e não prioriza atos que só farão perder tempo de produção. Ou seja, quando você tem as metas traçadas, deixa de fazer ações somente por demanda ou de acordo com o que chega, elas são realizadas seguindo um plano já estipulado.
  • Ganho em produtividade
    Uma empresa que sabe o que quer, trabalha para isso, e trabalhando com um objetivo é mais fácil de repassar para todos os colaboradores as possibilidades e oportunidades que todos terão em alcançar as metas que foram planejadas.
  • Acompanhamento constante dos resultados
    Sem planejamento a empresa não sabe qual é o resultado que quer alcançar e com isso, também não sabe se está crescendo ou não. Somente com ele é possível acompanhar se as ações e estratégias estão funcionando e dando os resultados esperados de acordo com o planejamento.
  • Conhecimento das oportunidades e ameaças do mercado
    Com um planejamento empresarial a sua empresa não fica a mercê de ameaças para só então poder tomar medidas, afinal, ele já norteará todos os possíveis riscos e também todas as possíveis saídas para eles.
  • Alinhamento de expectativas
    Com um planejamento, todos sabem o destino que a empresa precisa chegar e consequentemente todos trabalham para isso, assim, a empresa não tem líderes em direções opostas, com pensamentos diferentes ou querendo montar estratégias de acordo com a sua visão pessoal. 

 

 

Como começar o planejamento da minha empresa?

Mesmo que simples, a sua empresa deve investir em um planejamento, e apesar de parecer um assunto um tanto difícil, por se tratar de pensar ações e estratégias para um ano a frente, você pode começar com alguns passos simples, mas importantes para que este planejamento empresarial dê certo e você veja os objetivos serem alcançados.

  • Balanço financeiro e análise dos anos anteriores
    Um passo importante para iniciar o planejamento é fazer uma análise dos três anos anteriores da empresa e ver como ela se sai financeiramente em cada época do ano, assim como os produtos que mais são vendidos em cada época, os melhores meses de vendas e também a rotatividade de funcionários.
  • Análise SWOT
    A análise SWOT ou FOFA (Forças, Fraquezas, Oportunidade, Ameaças) na língua portuguesa, é uma estratégia onde se é medido os pontos fortes e fraquezas e como fazer com que eles sejam maximizados ou minimizados respectivamente e também as oportunidades e ameaças, para que enquanto uma seja aproveitada no momento certo, a outra seja prevista e interceptada.
  • Defina ou reveja suas metas
    Se você já tem um planejamento feito deste ano que está acabando, analise quais foram as metas cumpridas e as que ainda precisam de mais um esforço, coloque na balança se ainda é necessário mantê-las ou então abrir mão para que outras sejam criadas.
  • Invista na atualização da equipe
    Fazer um balanço também está ligado com a equipe e como ela está se saindo, principalmente se todos os colaboradores estão bem supridos para desenvolver o seu trabalho e alcançar as metas.
  • Revise seus contratos com fornecedores
    A revisão de contratos é essencial para ter suprimento o ano todo e nas principais épocas do ano não sofrer falta de fornecimento e insumos para o trabalho. Também é interessante revisar valores e negociar descontos ou valores antigos.
  • Explore o calendário
    Com a análise dos anos anteriores feita, aproveite os melhores momentos da sua empresa para investir nestas épocas e também já alinhar suas expectativas com colaboradores e fornecedores.
  • Planeje ações de marketing
    Faça um plano de ações de marketing, seja internamente, redes sociais, e-mail marketing ou qualquer outro tipo de ação que divulgue os serviços da sua empresa e também as inovações que ela tem frente ao mercado.

 

Dica bônus Mercado Pago e Geraldo Rufino: uma parceria que vai ajudar você a melhorar a gestão da sua empresa

Essa dica é um verdadeiro compilado de conselhos para você que quer gerir melhor a sua empresa através de um planejamento empresarial, afinal, uma parceria entre Mercado Pago e Geraldo Rufino tem sinônimo de sucesso. Geraldo Rufino é um ex-catador de latinhas, nascido em Minas Gerais e criado em uma comunidade de São Paulo, que hoje é dono de uma das maiores empresas de reciclagem de caminhões do Brasil.

Com esse currículo de superação e experiência, Geraldo é parceiro do Mercado Pago em uma série de vídeos sobre empresas, inclusive em um que pode ser crucial no processo do seu planejamento: Episódio Gestão de Empresas, onde ele dá ainda mais dicas e conselhos para empresários com dúvidas sobre gestão e propõe soluções simples e efetivas para saná-las.

 

 

Criar o planejamento empresarial 2023 é tão importante quanto seguir cada uma destas dicas, e faz com que a sua empresa tenha uma trajetória mais tranquila, efetiva e de sucesso no próximo ano, que já está batendo na porta. Conheça hoje mesmo mais soluções que podem fazer da sua empresa, uma líder em estratégias, ferramentas e ações para alcançar metas.

 

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