Skip to content
Entre Crie sua conta

Rendimentos no Mercado Pago

Conheça a biblioteca

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada

Conheça a biblioteca

Inteligência artificial: o que é e como funciona para empresas?

Mercado Pago: Empresária com celular utilizando inteligência artificial

A inteligência artificial chegou para ficar e a prova disso é que ela já bateu na porta das empresas, principalmente para levar mais oportunidade, eficiência nos processos e melhora da experiência do cliente, tudo para aumentar os resultados. 

Utilizar de forma estratégica e conhecer mais sobre a inteligência artificial pode mudar o comportamento da sua empresa no mercado. Por isso, descubra como ela pode revolucionar e impulsionar sua empresa para o sucesso.

 

O que é a inteligência artificial e qual sua importância?

A inteligência artificial é uma tecnologia baseada em fórmulas ou regras especiais, estatísticas e aprendizado com base em padrões e dados para realizar ações sem supervisão humana. Essas ações são feitas com foco em imitar a inteligência humana, tudo para aumentar a automação de processos e eficiência nas tarefas.

A previsão é que a inteligência artificial forneça 95% de todas as interações com clientes até 2025, incluindo interação física e virtual por meio de telefone.

Toda essa tecnologia está focada em proporcionar experiência semelhante ao trabalho humano, por isso, a inteligência artificial usa modelos inspirados no funcionamento do cérebro, para poder entender e interpretar a linguagem humana, além de atuar em muitas outras áreas. Isso tudo pode ser visto no dia a dia, em assistentes virtuais como Alexa, Siri, Chat GPT, monitoramento inteligente e muitos outros.

Dentro das empresas há um grande objetivo por trás da inteligência artificial, mas a principal meta é fazer a automação de processos, aumento na eficiência do trabalho e a melhora na tomada de decisões, principalmente as tarefas manuais repetitivas, que podem ser otimizadas através da inteligência artificial, o que economiza tempo, trabalho da equipe e também agirá em uma melhor experiência do cliente.

 

Vantagens da inteligência artificial em sua empresa

A inteligência artificial é a porta de entrada da sua empresa no universo da automação de processos para melhoria de resultados e experiência do cliente, proporcionando diversos benefícios que poderão ser vistos nas tarefas realizadas pela empresa. 

Mas para utilizar de forma correta e organizada, é imprescindível um planejamento de tudo, dessa forma, as vantagens serão ainda maiores.

Confira:

 

  • Reduz custos operacionais: sua empresa diminui gastos com pessoal especializado, materiais e transporte para realização de tarefas manuais e repetitivas, podendo aproveitar a equipe em áreas estratégicas e que oferecem melhores resultados para a empresa.

  • Inova os processos da empresa: a inteligência artificial pode agir em diversos setores, tanto financeiro, quanto no marketing e no atendimento, e oferecendo o máximo em inovação.

  • Traz mais eficiência e automação em processos: aqueles processos manuais tornam-se automatizados, minimizando erros e problemas que poderiam interferir na produção.

  • Crie experiências mais personalizadas para seus clientes: a inteligência artificial é capaz de entender melhor o que seu cliente busca e proporcionar a ele uma melhor experiência de acordo com sua necessidade.

  • Tome melhores decisões baseadas em dados concretos: a inteligência artificial proporciona dados efetivos da empresa e traz cenários de decisões, fazendo com que elas possam ser tomadas de maneira mais concreta.

 

5 formas de utilizar a inteligência artificial em sua empresa

Ela não tem limites e nós podemos provar! A inteligência artificial pode abranger de tudo e mais um pouco dentro da sua empresa, isso porque ela imita o comportamento do cérebro humano, que está preparado para enfrentar diversas ações. 

Com isso, a automação de processos e otimização da experiência do cliente ficam mais fáceis de serem cumpridas.

Saiba como usá-la:

 

1. Em suas vendas e estratégias de marketing 

A inteligência artificial proporciona uma melhor coleta de dados essenciais para medir estatísticas, assim como ajudar na segmentação e personalização de campanhas de marketing, essencial para aumentar o engajamento.

 

2. No atendimento com o cliente

Os chatbots alimentados por inteligência artificial não dormem nunca e podem ajudar seus clientes a resolver problemas, tirar dúvidas e efetivar a compra a qualquer hora do dia.

 

3. Em análises de dados

A inteligência artificial pode ajudar a processar grandes quantidades de dados de maneira mais rápida e precisa que humanos, o que é essencial para tomada de decisões corretas.

 

4. Em gerenciamento de processos

A automação de processos é essencial para melhorar a precisão da produção, eliminar erros e fazer com que o gerenciamento e a organização sejam aprimorados.

 

5. Em questões de segurança

A inteligência artificial também é capaz de detectar fraudes e golpes, eliminando os prejuízos e fazendo com que sua empresa e  seus clientes fiquem longe da ação de criminosos.

 

👉 Omnichannel: guia completo da estratégia no e-commerce

 

Utilize a inteligência artificial para melhorar seus resultados!

Seja para aumentar a automação de processos, melhorar a experiência do cliente ou economizar tempo, a inteligência artificial é o melhor caminho para sua empresa conseguir excelentes resultados. Além disso, a inovação proporcionada por ela fará com que seus clientes tenham um melhor engajamento pela sua marca, essencial para o sucesso. 

Conheça mais sobre as novas tendências de inteligências artificiais e estude quais delas podem se sair melhor para sua empresa garantir sempre o topo do mercado através da automação de processos e experiência do cliente.

 


 

💡Leia também:

Estratégias multicanais: o futuro do atendimento ao cliente

Metaverso: descubra como ele pode impactar seu e-commerce

O que é logística sustentável e por que aplicá-la na sua empresa

Google Meu Negócio: o que é e como usar para destacar sua empresa

Pagamentos do futuro: carteiras digitais e outras tendências

 

Ebook gestão financeira

 


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados