Skip to content
Entre Crie sua conta

Rendimentos no Mercado Pago

Conheça a biblioteca

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada

Conheça a biblioteca

Metaverso: descubra como ele pode impactar seu e-commerce

4 min de leitura Atualizado em 05/01/2024
Homem usando os óculos de realidade virtual e aumentada

O metaverso se tornou um dos assuntos mais comentados por se tratar de uma tecnologia inovadora que não apenas promete fazer mudanças no mercado digital, mas também tem influenciado novas propostas de entretenimento, investimento e consumo. 

 

Essa tecnologia é um universo virtual imersivo, coletivo e hiper-realista formado pela junção da realidade aumentada com a realidade virtual, o que possibilita às pessoas viverem experiências tridimensionais, além de interações únicas entre elas ou com objetos diversos. 

A nova realidade criada pelo metaverso já mudou o mercado e abre os olhos das pessoas para as oportunidades que esse ambiente pode proporcionar, principalmente para as grandes empresas. A seguir, descubra qual é a relação entre essa tecnologia e o mercado de e-commerce. 

 

Como o metaverso funciona na prática?

O metaverso surgiu com a junção da realidade virtual, a realidade aumentada e os hologramas, tecnologias capazes de criar um efeito hiper-realista dentro do universo virtual. Na prática, você consegue interagir em tempo real e de forma online - tendo uma experiência totalmente imersiva. 

Dessa forma, será possível realizar diversas atividades, como curtir um show, sair com os amigos, trabalhar, construir e decorar uma casa, além de comprar ou vender produtos. Tudo isso ainda são planos que devem ser implementados aos poucos nesse universo, mas já podemos ter uma perspectiva sobre o que nos espera, principalmente no e-commerce. 

Ao observar o mercado, é possível notar que tanto as realidades virtuais e aumentadas podem deixar a experiência de qualquer consumidor mais interativa, como se realmente estivessem tendo um contato físico. 

☝️Leia também: Omnichannel: guia completo da estratégia no e-commerce

Qual é o impacto do metaverso para sua empresa?

O e-commerce tem trabalhado diretamente com o conceito de omnichannel, que oferece o uso simultâneo de diferentes canais de comunicação para estreitar a relação entre online e offline. O objetivo sempre é aprimorar a experiência do cliente, tornando o seu processo de compra e fidelização muito mais prático, o que potencializa a credibilidade da empresa. 

Seguindo esse conceito, é possível dizer que o metaverso está extremamente ligado a ele, tendo em vista que ele garante as convergências de todos os canais, sejam eles físicos ou digitais, o que consequentemente ajuda o usuário a consumir os produtos ou serviços com eficiência. 

É esse ideal que tem sido observado quando falamos de metaverso e e-commerce, pois o objetivo não é apenas aumentar as vendas, mas melhorar a relação com o público. 

Algumas experiências aguardadas pelo envolvimento do metaverso com o e-commerce são:

  • Compras virtuais mais imersivas; 
  • Experimentar roupas e demais objetos digitalmente antes de adquiri-los; 
  • Oferecer um atendimento próximo e personalizado ao cliente;
  • Reduzir a distância de comunicação e o tempo de resposta ao cliente;
  • Aumento do poder de escolha do cliente em relação aos produtos e serviços;
  • Potencializar o processo de fidelização. 

 

O metaverso e a experiência do usuário

Um dos objetivos do metaverso é garantir que o usuário final tenha uma experiência diferenciada, tanto nos processos de compra, quanto no entretenimento e possibilidades de investimento. 

Essa união entre o físico e o digital faz com que os clientes de um e-commerce, por exemplo, tenham mais autonomia no processo de compra, pois ele terá um contato diferente com o produto ou serviço, identificando se realmente as opções disponíveis atendem às suas necessidades. 

Aliás, um exemplo disso é que existem marcas, que estão criando simulações para que o consumidor percorra os espaços físicos da empresa não apenas para fazer compras, mas entender o propósito da marca. Por lá, o consumidor consegue ver os produtos disponíveis para venda, escutar músicas que representam a marca e assim por diante. 

É esse tipo de experiência que o metaverso é capaz de oferecer, garantindo que o cliente enxergue sua marca com outro olhar e se conecte com o que ela oferece ou acredita. 

 

Prepare sua empresa para o metaverso

Em breve, estar no metaverso será um diferencial para as empresas, que desejam aumentar a competitividade. Mas enquanto isso não acontece, você já pode investir em conhecimento, ficando por dentro de outras tendências ou procurando implementar ações que melhoram a jornada de compra e fidelização do consumidor.

 

Organize as finanças da sua empresa com as soluções de uma conta digital


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados