O Dia das Mães é uma das datas mais importantes para o varejo e representa uma excelente oportunidade para aumentar as vendas e fidelizar clientes.
Por isso, é essencial que lojas online estejam preparadas para atender a demanda e surpreender os consumidores com ofertas de produtos personalizados - tendência que não só fideliza, mas que ajuda as marcas a se destacarem.
De acordo com levantamento feito em 2024 pelo Instituto Opinion Box, 80% dos entrevistados planejavam comprar presentes para o Dia das Mães, e 42% o fariam em sites ou e-commerce. Além disso, houve um aumento de 168% no ticket médio de compras online nas semanas anteriores ao Dia das Mães, segundo pesquisa da empresa de tecnologia Criteo realizada em 2023.
Estes dados são um pequeno recorte de um cenário maior, mas que trazem à luz o potencial a ser explorado nessa data por empresários que buscam expandir seu e-commerce e aumentar as vendas. Alguns setores que se destacam em buscas e número de vendas são moda e acessórios, beleza e cuidados pessoais, eletrônicos e tecnologia.
É importante pontuar que os consumidores buscam cada vez mais presentes que gerem valor emocional. Por isso, ale a pena investir em produtos personalizados e experiências, como jantares ou passeios.
Saber aproveitar datas comemorativas é a melhor maneira de trazer clientes que ainda não conhecem sua marca, fidelizar aqueles que já compram em sua loja e explorar novas possibilidades de oferta de produtos e serviços diferenciados.
Veja abaixo algumas estratégias para atrair - e converter - clientes para seu e-commerce:
Aposte em um visual atrativo e campanhas personalizadas para engajar os clientes. Isso pode incluir landing pages especiais, descontos exclusivos para a data, e-mail marketing com sugestões de presentes e conteúdo temático em redes sociais.
Segundo o levantamento do Instituto Opinion Box, 49% dos entrevistados afirmaram que fretes caros podem levar à desistência da compra. Por isso, considere oferecer frete grátis acima de um valor mínimo e disponibilizar opção de entrega expressa para compras de última hora.
Criar combos promocionais é uma excelente maneira de agregar valor ao produto e tornar a experiência do presente ainda mais especial. Além disso, essa estratégia pode aumentar o ticket médio das compras, já que os clientes tendem a gastar mais ao visualizar ofertas vantajosas. Combine produtos complementares e faça um preço especial. Por exemplo: kit de skin care + embalagem personalizada; conjunto de roupas + acessório; chocolate + flores.
Ter um atendimento ágil e personalizado pode ser um diferencial competitivo. Aposte em chatbots para respostas rápidas, atendimento personalizado via WhatsApp e política clara de trocas e devoluções.
Ampliar a presença do seu negócio em marketplaces é uma excelente estratégia para aumentar as vendas no Dia das Mães. Esses canais são conhecidos por oferecer segurança, facilidade de compra e um grande volume de tráfego, aumentando a visibilidade dos seus produtos. Quanto mais presença em plataformas de vendas, mais chances de conversão. Você pode vender pelo Mercado Livre, aumentando o alcance e garantindo mais confiança do consumidor.
Bônus: Uma estratégia eficiente na hora de implementar ações é pensar em você enquanto cliente. O que te faz desistir de uma compra? O que te faz comprar de novo da mesma empresa? Antecipe objeções para garantir mais conversão para seu e-commerce.
O momento do pagamento é o mais importante e é nele que muitos clientes acabam desistindo da compra. Por isso, é importante oferecer uma boa experiência de checkout, com opções variadas de pagamento e livre de processos complexos.
Para fortalecer o relacionamento com os clientes e garantir uma compra fluida e segura, atente-se às seguintes dicas:
Com um bom planejamento, campanhas bem estruturadas e um atendimento de qualidade, as chances de conquistar novos clientes e fidelizar os antigos aumentam significativamente, sem falar na chance de alavancar as vendas do seu e-commerce. Por isso, atente-se às datas comemorativas e use-as de maneira estratégica.
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