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4 pilares para profissionalizar e-commerce

Escrito por Equipe Mercado Pago | Oct 16, 2023 1:30:48 PM

O e-commerce é um dos mercados que mais crescem atualmente, uma vez que os consumidores estão cada vez mais ativos na internet e buscam por e-commerces profissionalizados que ofereçam uma ótima experiência de compra. Por isso, é necessário que o gestor de empresa conheça bem seu e-commerce e estruture-o, deixando claro os objetivos que precisa atingir e aproveitar as oportunidades que o meio digital oferece.

O e-commerce surgiu inicialmente nos Estados Unidos, em meados de 1970 e chegou ao Brasil nos anos 1990. Trata-se de um comércio que ocorre pela internet e, sendo relativamente novo, cresce constantemente conforme as tecnologias se atualizam e as preferências do público mudam. 

De acordo com a Neotrust, nos primeiros três meses de 2022 o e-commerce brasileiro cresceu em 12,6%, faturando mais de R$ 39,6 bilhões. Esse crescimento constante pode conter alguns desafios de organização e logística. 

Profissionalizar seu e-commerce ou demais canais digitais como redes sociais, pode auxiliar a vencer esses desafios, além da possibilidade de integrar soluções que favoreçam tanto o empresário quanto seus clientes.

 

 

Origens do e-commerce e como profissionalizar

O e-commerce surgiu inicialmente nos Estados Unidos, em meados de 1970 e chegou ao Brasil nos anos 1990. Trata-se de um comércio que ocorre pela internet e, sendo relativamente novo, cresce constantemente conforme as tecnologias se atualizam e as preferências do público mudam. 

De acordo com a Neotrust, nos primeiros três meses de 2022 o e-commerce brasileiro cresceu em 12,6%, faturando mais de R$ 39,6 bilhões. Esse crescimento constante pode conter alguns desafios de organização e logística. 

Profissionalizar seu e-commerce ou demais canais digitais como redes sociais, pode auxiliar a vencer esses desafios, além da possibilidade de integrar soluções que favoreçam tanto o empresário quanto seus clientes.

 

👉 Conta PJ: o guia completo para sua empresa

 

Conheça os pilares para profissionalizar seu e-commerce

Há uma famosa passagem de Lewis Caroll em seu livro “Alice no País das Maravilhas” que diz: “Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve.” Essa indagação serve  para quem quer começar a profissionalizar sua empresa, mas não tem objetivos claros, tomando qualquer caminho e não conquistando o sucesso que deseja. 

O passo inicial é a realização de um plano de negócio. Toda empresa precisa de um planejamento, inclusive seu e-commerce. Você irá definir qual será o modelo da sua empresa, as estratégias, recursos e todos os requisitos necessários. Quando bem definido, é possível se preparar com antecedência e reduzir riscos, tornando suas decisões menos reativas aos acontecimentos externos e fazendo com que você seja o grande responsável pelas tomadas de decisões. 

Gerir sua empresa pode ser desafiador. Porém, com uma orientação da Pense Contábil, uma contabilidade especializada em e-commerce, há cinco pilares fundamentais que você precisa seguir para garantir o sucesso da sua empresa.

Confira abaixo: 

Sua empresa

Nesta etapa, você irá definir as informações iniciais da sua empresa. 
  • É ideal que você defina a missão da sua empresa, determinando qual será seu diferencial e seu papel. 
  • Escolher o segmento ou nicho também é muito importante, visando atingir o público ideal. 
  • Estabelecer qual será o regime tributário e a forma jurídica é muito importante, pois será a maneira como você paga seus impostos, e definir se continuará como Pessoa Física (CPF) ou partirá para Pessoa Jurídica (CNPJ), que possui mais vantagens. 
  • Além disso, definir como será o Capital Social - o patrimônio da empresa, é o que ela vai ter de investimento seja em dinheiro, estoque ou máquinas. É o respaldo que você terá antes mesmo de começar a operar.

Análise de Mercado

Com o nicho da sua empresa definido, precisamos analisar como investir nele. 
  • É importante definir seu público-alvo para saber quem vai comprar seus produtos e como eles se comportam na jornada de compra
  • Para definir quais produtos irá comercializar, é ideal procurar os melhores fornecedores para conseguir melhores preços e se vale a pena comprar em solo nacional ou começar a importar. 
  • E mais, pense onde seus concorrentes estão e analise suas ações de benchmarking como anúncios, preço de mercado e fique de olho nas solicitações de seus clientes, sejam elas sugestões ou reclamações. 

Planejamento Financeiro

O planejamento financeiro é o coração da empresa. Com ele, você consegue implantar uma gestão financeira efetiva, garantindo mais um estágio de sucesso da sua empresa. Você pode fazer um planejamento para os primeiros seis meses de funcionamento da empresa ou até um período mais curto, como os primeiros três meses. 
  • Analisar se será necessário empréstimos para este momento um investimento inicial. 
  • Abrir uma conta PJ para sua empresa é essencial, para não misturar suas finanças pessoais com as empresariais e evitar que você pague mais impostos. Ela servirá para realizar o recebimento dos marketplaces, pagamentos de fornecedores e despesas como contabilidade e marketing. 
  • Além disso, listar as despesas operacionais é muito importante para ter os gastos fixos e variáveis. 
  • Não podemos esquecer também do custo de comissão do marketplace, sendo necessário pesquisar quais plataformas utiliza e qual as alíquotas (cálculo do valor final de um imposto) de comissão destas plataformas. 
  • Ter soluções de recebimento otimizadas e dinâmicas podem contribuir para um planejamento melhor, como ter um sistema de checkout que seja simples de usar, seguro e que tenha as principais formas de pagamento. 

Estratégias de Venda & Marketing

Aqui você irá definir como irá comercializar seus produtos, como sua operação irá funcionar e quais serão as suas estratégias a serem utilizadas. 

  • Ao criar anúncios, é muito importante inserir a descrição dos produtos (o que é, suas funções e informações técnicas), facilitando a informação para seu público. 
  • Com todos os custos e despesas listados, você poderá realizar a precificação dos seus produtos visando seu lucro e ainda utilizar métricas como o Markup, por exemplo. 
  • E ainda definir qual será seu ticket médio (valor pelo qual seu produto será comercializado) e analisar possibilidades de ter tickets mais baixos e o aumento deste ticket. 
  • Definir a plataforma do seu e-commerce também é muito importante para explorar as melhores funcionalidades e oferecer uma melhor experiência para seu cliente. 
  • Conhece aquela frase “Quem não é visto não é lembrado”? O marketing será crucial para definir suas campanhas, os anúncios que serão impulsionados, se terão a utilização de e-mail marketing e divulgação em redes sociais.

 

Profissionalize seu e-commerce e aumente suas vendas!

Após conseguir estabelecer seu plano de negócio, você conseguirá dar os próximos passos para a profissionalização do seu e-commerce, conquistar mais clientes e aumentar suas vendas

Centrar bem os objetivos e metas e ter um planejamento podem ajudar nesta profissionalização, gerando diversos benefícios à sua empresa e oferecer uma ótima experiência ao consumidor.

 

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