5 passos para fazer um plano de negócios
Na hora de tirar um negócio do papel, muitos empresários acabam passando por dificuldades. Isso é comum, inclusive, entre quem já tem um negócio e acontece, em muitos casos, pela falta de planejamento. Não é à toa que a grande maioria das empresas (80%) fecham as portas nos cincos primeiros anos, de acordo com o Sebrae.
Para que uma empresa tenha sucesso e atinja bons resultados, o primeiro passo é planejar. Isso inclui detalhamento de custos, riscos, público-alvo, entre outras informações relevantes. E a ferramenta correta para estruturar tudo isso é o plano de negócios.
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O que é um plano de negócios?
Nada mais é que um documento que contém todo o planejamento da empresa. Nele, você irá descrever seu negócio, quais são os objetivos e os passos que precisam ser percorridos para atingi-los. Em outras palavras, ele é uma espécie de mapa para o sucesso da sua empresa que contém o caminho a ser trilhado.
Um ponto super importante é que ele ajuda a validar a viabilidade do seu empreendimento – por isso, deve ser elaborado por base em pesquisa, análise de mercado, e informações reais. Existem diversas vantagens em criar seu plano de negócio, entre elas:
- Melhor preparo para adversidades, fazendo um mapeamento de possíveis problemas e soluções;
- Trabalho com cenários favoráveis e desfavoráveis;
- Possibilidade de fazer um acompanhamento comparativo entre o que está no papel e o que é realizado, corrigindo o que for necessário no caminho.
Como elaborar um plano de negócios?
Existem diferentes modelos de planos que podem ser adaptados conforme o cenário de cada empresa. A seguir, você vai conhecer uma estrutura básica que pode ser adequada ao seu negócio, com a possibilidade de acrescentar mais seções, caso seja relevante:
1. Sumário executivo
É o ponto de partida e deve conter as principais informações sobre a sua empresa, como:
- Descrição do que é exatamente seu negócio e seu diferencial de mercado;
- Missão do negócio;
- Descrição do perfil dos empreendedores;
- Descrição do perfil dos funcionários (isso ajudará nos futuros processos de contratação);
- Perfil dos clientes ou público-alvo;
- Produtos, serviços e principais benefícios;
- Localização – caso haja uma sede física;
- Investimento total para abertura do negócio;
- Forma jurídica;
- Enquadramento tributário.
2. Análise de Mercado
O próximo passo é entender o mercado, ou seja, seus potenciais clientes, a concorrência e também os fornecedores. Essas informações são essenciais, pois vão te ajudar a entender pontos estratégicos para sua atuação. Entre eles:
- Segmentação de clientes: sem clientes, sem vendas. Para ter sucesso, você precisa virar um especialista nas tendências de hábitos de consumo, preferências, desejos e motivadores. Para entender melhor tudo isso, não deixe de listar pontos como: se são pessoas físicas ou jurídicas, faixa etária, gênero, escolaridade, frequência de compra, onde buscam os produtos e serviços que você oferece, entre outros.
- Concorrentes: é hora de mapear os negócios do mesmo ramo. De olho na concorrência, você pode aprender o que fazer e o que não fazer, como funciona a precificação, possíveis lacunas que você possa preencher, qual o diferencial do seu negócio, entre outros.
- Fornecedores: são os responsáveis por disponibilizar matéria prima, equipamento ou outros itens necessários para fazer a sua empresa funcionar. Para preencher esse item, faça uma lista do que você precisa para começar o negócio, quem são os possíveis parceiros, quais são os prazos de entrega, entre outros.
3. Plano de marketing
Chegou a hora de descrever todos os produtos ou serviços que você pretende oferecer de maneira bastante minuciosa no detalhamento de todos os itens. Depois disso, elenque os pontos a seguir: adequação do preço à qualidade e à concorrência, fatores que destacam seu portfólio, pontos de venda onde será possível disponibilizar produtos ou serviços e, principalmente, estratégias para que o cliente saiba que a sua marca existe.
4. Plano operacional
Basicamente, servirá para descrever o funcionamento do seu negócio. Nele, você deve pontuar os passos necessários para a venda ou para a prestação de serviço. Aqui, os seguintes fatores devem ser considerados: tempo de entrega ou execução, capacidade de distribuição, prazos dos fornecedores, etc.
5. Plano Financeiro
O plano financeiro, como o nome sugere, está relacionado ao dinheiro da sua empresa. É nele que você deve colocar tudo que envolve gastos, investimentos, fluxo de caixa, capital de giro, aportes etc.
Não esqueça de listar pontos que você já mapeou nos itens anteriores, como matéria-prima, equipamentos, salários, hospedagem de plataformas online, investimento em marketing, entre outros.
Não se preocupe em chegar em números exatos. Aqui, você vai trabalhar com estimativas, mas nunca se esqueça de ser realista nas projeções.
👉Leia mais: Gestão estratégica: guia prático para sua empresa
Use o plano de negócios para garantir seu sucesso
Sem dúvidas, o plano de negócio é indispensável para organizar todas as ações da sua empresa. Assim, você conta com mais segurança para as tomadas de decisões, fazendo escolhas mais assertivas para obter bons resultados.
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