O frete barato é uma vantagem tanto para quem compra, quanto para quem vende, pois ele oferece um bom custo benefício ao consumidor, ajudando o seu e-commerce a conquistar a sua confiança e posteriormente trabalhar com ações que favorecem a sua fidelização.
Em uma pesquisa do E-commerce Trends o valor do frete é considerado o principal motivo para abandonos de carrinho, mas quando as marcas oferecem frete grátis esse comportamento muda e o relatório da Ebit | Nielsen demonstra isso ao apontar que 50% dos pedidos online realizados no primeiro semestre de 2021 foram concluídos e entregues com auxílio do frete gratuito.
Ou seja, o frete é um importante fator para estimular as vendas de um e-commerce.
Descubra, abaixo, como calcular o frete estrategicamente para os seus clientes.
Na hora de calcular o frete é comum alguns sites trabalharem com uma tabela de frete que possui informações padronizadas, mas para chegar nelas consideram diferentes variações, como as dimensões e peso da embalagem, impostos referentes ao trajeto, prazos de entrega, entre outros.
Mas essas variações dependem do tipo de empresa contratada para fazer o transporte dessas mercadorias. Por exemplo, no caso dos Correios existe uma calculadora própria que depende das variáveis e modalidade de serviço ( PAC ou Sedex) para fazer a análise de encomendas destinadas a endereços nacionais ou internacionais.
Já as transportadoras particulares podem trabalhar com o peso e o endereço para o qual as encomendas precisam ser enviadas, além também de considerarem o tipo de meio de transporte que precisa ser usado, tarifas de pedágios, taxas do estado, entre outros.
📊 Gestão Estratégica: Confira nosso guia prático para sua empresa
Existem diferentes estratégias na hora de custear os valores referentes ao envio dos produtos. As formas mais conhecidas e praticadas no mercado são:
Quem está habituado a fazer compras online sabe que muitas vezes os custos de entrega ficam por conta do consumidor. O que faz a diferença, além do valor, é também o prazo para receber os produtos. Para muitos clientes é vantajoso arcar com esse custo se a ideia for usufruir de uma entrega ágil e com segurança, gerando uma experiência positiva.
Esse tipo de estratégia ajuda a impulsionar inclusive o aumento de ticket médio da sua loja online. Isso porque acaba sendo mais interessante para o cliente colocar mais produtos no carrinho para economizar no frete ou até mesmo receber o benefício do frete-grátis.
Nesse caso, é o lojista que arca com o valor do envio e esse recurso pode ser usado sazonalmente, como em uma promoção de Black Friday ou como para resolver problemas anteriores, mas é importante sempre analisar se esse benefício não irá comprometer a sua lucratividade.
Sem dúvidas, conseguir baratear os fretes é um desafio importante para muitos gestores. A seguir, listamos algumas dicas que podem te ajudar a deixar o frete mais barato no seu e-commerce:
Calcular o frete e reduzir seus custos pode ser uma excelente estratégia para garantir mais competitividade no mercado. Assim, é possível fazer um planejamento para datas comemorativas, criar ofertas exclusivas e atrair mais clientes sem comprometer a sua margem de lucro.
💡 Leia também:
Checkout de pagamento: mais vantagens para seu e-commerce
Qual a importância do Checkout na jornada de compra?
Frete grátis: quando oferecer esse benefício para seu cliente?
Entenda o comportamento do consumidor e aumente suas vendas
Como oferecer cupom de desconto e aumentar as vendas?