Para investir no crescimento da empresa, é preciso aplicar dinheiro, certo? Mas, para isso, o ideal é manter o fluxo de caixa saudável, afinal, as contas do dia a dia não param. Mas como fazer isso?
É aí que o capital de terceiros pode ser a solução. Ele é uma oportunidade de angariar recursos para investir na empresa, sem mexer no caixa e com alívio nas parcelas e nos juros futuros. Vamos entender mais sobre ele?
O capital de terceiros nada mais é do que um recurso que entra na empresa por meio de uma fonte externa. Essa fonte externa pode ser um investidor, um empréstimo empresarial, um financiamento, enfim, algum tipo de crédito para empresas.
Para quitar a dívida, o capital de terceiros tem prazo para pagamento e também alguns encargos. Por outro lado, ao contar com o recurso, a empresa tem maior chance de crescimento sem que o fluxo de caixa seja afetado, já que a fonte é externa.
Com o capital de terceiros, é possível investir em compra de equipamentos, pagamento de dívidas, ampliação de operação, expansão, contratação de mão de obra, dentre outras.
Sim, desde que solicitado e usado de maneira estratégica. Com o capital de terceiros, é possível ter vantagens como:
Qualquer tipo de crédito deve ser solicitado apenas em momentos estratégicos. Em situações como potencial para crescimento, necessidade de troca de equipamentos ou até uma crise financeira é que o recurso deve ser considerado - e não para os pagamentos do dia a dia. Por isso, vale adotar boas práticas para ter certeza de que chegou a hora de usar o capital de terceiros:
Será que o momento pelo qual sua empresa está passando pode ser contornado com recursos internos? às vezes, um ajuste na gestão financeira já é o suficiente. O crédito, por sua vez, deve ser solicitado em ações com grandes impactos.
Apesar de um empréstimo empresarial ter custos reduzidos e pouca agressão ao fluxo de caixa, é necessário considerar os juros, taxas, encargos e prazos, assim, é possível garantir que o valor não compromete a saúde da empresa.
Crie um cronograma de gastos. Supondo que sua empresa pretende expandir a atuação territorial, separe o capital para o marketing nos novos lugares, para as obras, para a contratação de pessoal etc.
É importante comparar as diversas instituições que oferecem crédito e escolher aquela que proporciona as melhores condições e de acordo com o perfil da empresa. Também é necessário avaliar se a fonte do capital possui credibilidade no mercado.
Tenha um objetivo claro. Se o capital de terceiros foi solicitado para contratar mais mão-de-obra e expandir a operação, não o utilize para consertar equipamentos, por exemplo.
O Crédito Mercado Pago pode ser sua solução em capital de terceiros!
Com ele, sua empresa tem maior facilidade na solicitação, uma análise de crédito personalizada, boas condições de pagamentos e diferentes opções que garantem maior flexibilidade, tanto para solicitar, quanto para pagar.
O capital de terceiros é uma das melhores maneiras de investir na empresa com segurança. Através de um capital externo, o fluxo de caixa da empresa é minimamente afetado, principalmente quando há planejamento.
Além disso, é possível quitar uma dívida, aproveitar uma condição especial com o fornecedor ou investir na ascensão da empresa. Por isso, não deixe de se inteirar sobre o assunto e faça boas escolhas!
¹ O Mercado Pago não realiza a prestação de serviços privativos de Instituição Financeira. O Mercado Pago, na qualidade de correspondente bancário no país, oferece aos seus usuários a possibilidade de contratação de crédito diretamente com a Instituição Financeira Parceira. Crédito sujeito à aprovação. A oferta, valores e condições da oferta poderão ser alterados a qualquer momento, a critério da Instituição Financeira.
💡 Leia também:
Planejamento financeiro: como solicitar empréstimos com segurança
Como consultar o Score CNPJ e melhorar a saúde financeira
Como conseguir uma oferta de crédito para sua empresa?
Score baixo: veja como melhorar e conseguir crédito mais fácil
5 melhores práticas para uma gestão do crédito para empresas