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6 sinais para identificar se sua empresa está em uma crise financeira

Mercado Pago: imagem de duas pessoas, uma à frente de um notebook e outra usando uma calculadora para fazer análises e evitar impactos negativos de uma crise financeira.

Por maiores que sejam as preparações e cautelas das lideranças em relação à sua empresa, seja por fatores externos ou por má administração, tempos de crise financeira podem chegar a qualquer momento.

Por isso, saber como se preparar para enfrentar problemas e superar cenários desafiadores são habilidades que um empresário precisa ter para enfrentar possíveis realidades, por mais que não sejam desejadas.

 

Como a crise financeira afeta sua empresa?

Sejam elas partes das mais de 700 mil empresas fechadas durante a pandemia ou a constante onda de empresas que são afetadas pelas taxas de juros atuais, é evidente que tempos de crise financeira ocorrem, causando uma redução de demanda, aumento de custos e até mesmo dificuldade na obtenção de crédito empresarial.

Ficar atento aos sinais de que sua empresa está iniciando um momento de baixa é muito importante, visto que um plano de ação efetivo pode contê-la enquanto é tempo, evitando dores de cabeça que podem resultar em problemas com a sua produção, funcionários ou seus lucros.

 

6 sinais de que sua empresa pode estar entrando em uma crise financeira

Ser proativo e perceber os primeiros sinais de perigo são fundamentais para que se possa criar um plano de ação antecipado, evitando um cenário mais trágico e resolvendo os seus problemas enquanto há tempo.

Para ajudar na identificação desses momentos críticos, é fundamental ter atenção com:

 

1. Dificuldades no fluxo de caixa

As flutuações são comuns no mundo empresarial. Alguns nichos operam melhor em determinadas épocas e isso é perfeitamente comum. O que não é comum, no entanto, é ter as contas no vermelho como padrão, tornando a empresa inadimplente com funcionários e fornecedores.

 

2. Queda das vendas

Algo que pode estar relacionado com a gestão do fluxo de caixa é a queda no número de vendas. Quando ela acontece de forma acentuada, por exemplo, é preciso um uma análise para que seja encontrada a causa e, imediatamente, seja possível estabelecer um plano de ação, antes que essa queda comece a impactar nas contas da empresa.

 

3. Aumento dos custos

Os preços sobem constantemente, é verdade. Mas caso os custos de operação se tornem insustentáveis, uma empresa pode ter uma enorme dificuldade de conter o peso sobre os ombros. Imagine, por exemplo, uma empresa que vê os custos com mão de obra e produção subindo e, ao mesmo tempo, enfrenta dificuldades ao ajustar a precificação de seus produtos, devido à concorrência. Esse é um caso em que esses gastos podem precisar de atenção.

 

4. Mudanças nas preferências dos consumidores

Atualmente, mesmo que sua empresa seja física, é imprescindível que ela possua presença online, uma vez que o consumidor está cada vez mais digital. Empresas que não acompanham esse avanço tendem a perder espaço, vendas e relevância no mercado, o que, em um futuro não muito distante pode acarretar em uma crise.

 

5. Queda na produtividade

Funcionários desmotivados ou mesmo problemas com o fornecimento. A queda de produtividade pode se mostrar de diversas formas, mas é sempre um sinal de alerta. Em uma empresa que, por exemplo, presta serviços de entrega, a redução de entregas é, consequentemente, uma redução na receita.

 

6. Insatisfação dos clientes

Por mais que os processos internos possam parecer ótimos, se os clientes estão insatisfeitos, é um sinal de que há algo acontecendo além do controle da sua empresa.

Quando um restaurante não entrega a qualidade que tem o hábito de entregar ou quanto o atendimento em uma floricultura não atende às expectativas, o cliente pode desistir da compra, não retornar e ainda realizar uma avaliação negativa, impactando na decisão de compra de outros clientes.

 

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Como se recuperar dos tempos de crise

Entender as causas do problema é o primeiro passo para iniciar um plano de ação e preparar sua recuperação antes mesmo do início, de fato, de uma crise.

Para este plano de ação, é importante seguir alguns passos como:

 

  • Identifique a causa da crise: analisando processos internos, faça um esboço do que tem sido prejudicado ou negligenciado, entendendo o que precisa ser alterado, mesmo que você não entenda exatamente o que mudar nesse momento. Imagine que uma empresa de tecnologia percebeu que seus prazos de entrega estavam ultrapassados. Analisando os processos, descobriram que a falta de comunicação era uma das causas da crise. 

  • Crie um plano de ação baseado em metas e estratégias: após identificar o problema, tente visualizar formas que podem melhorá-lo. Para isso defina metas alcançáveis e estratégias realistas, estabelecendo um prazo para atingi-las, tentando enxergar uma evolução e possibilidades de reversão do estado atual. 
    Imagine que essa empresa que comentamos antes estabeleça metas e implementem estratégias como reuniões diárias e acompanhamento de entregas, com um prazo para avaliar a eficácia. 

  • Revise suas estratégias: além de aplicar ao problema em específico, tente olhar para o quadro todo. Suas estratégias estão sendo aliadas à realidade que sua empresa está vivendo? Muitas vezes é preciso mudar de rota e mudar os caminhos. Avalie até que ponto suas decisões ainda funcionam para o atual cenário.

  • Reforce a comunicação: a melhor forma de entender o que sua empresa precisa é falando com ela. Empresas são feitas de pessoas, as quais podem ser seu guia para entender o problema e iniciar o seu plano. Dê voz à sua equipe e ouça as lideranças para que possam, juntos, encontrar os problemas e também as soluções. Realizar uma sessão de brainstorming com todos os membros da equipe e departamentos, mantendo um canal aberto de comunicação. 

  • Busque opções de empréstimo para te ajudar: caso sua empresa já esteja vivendo tempos de crise financeira, a solução pode ser tentar ao máximo amenizar os impactos nas contas. Nesse caso, é importante contar com um parceiro de empréstimo para quitar dívidas e impulsionar a recuperação como o Mercado Pago, o banco digital parceiro do Mercado Livre. Além de possuir opções de linhas de crédito que se encaixam na realidade da sua empresa, elas podem ser solicitadas pela internet, de forma simples e sem burocracia

 

Saiba como sua empresa pode se recuperar em tempos de crise!

Como muitos males, a identificação rápida dos sinais de uma crise financeira e a adoção de estratégias para remediá-la podem solucionar o problema em uma fase inicial e isso pode evitar que o problema fique ainda maior.

Para isso, contar com um parceiro como o Mercado Pago para um empréstimo sob medida pode ser a peça que sua empresa precisa para finalizar o quebra-cabeças e se livrar dos tempos de crise de vez. Com a possibilidade de escolher a modalidade que melhor se encaixa na realidade da sua empresa, o Empréstimo Mercado Pago é rápido e o dinheiro cai na hora em sua conta.* 

*Operação de crédito ofertada por Mercado Crédito Sociedade de Crédito Financiamento e Investimento S.A. Sujeito a aprovação.

 


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Com crédito empresarial você paga as dívidas da sua empresa e equilibra seu fluxo de caixa

 


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