Skip to content
Entre Crie sua conta

Rendimentos no Mercado Pago

Conheça a biblioteca

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada

Conheça a biblioteca

Score baixo: veja como melhorar e conseguir crédito mais fácil

7 min de leitura Atualizado em 08/04/2025
Mercado Pago: imagem vetorizada de um indicador de pontuação de crédito com cores que sinalizam níveis de bom a ruim, sendo: verde-escuro, verde-claro, amarelo, laranja e vermelho. Na imagem, o medidor indica um score baixo, tendo seu ponteiro fixado na cor laranja e, ao centro, o número indicando 375 pontos de crédito.
Score baixo: veja como melhorar e conseguir crédito mais fácil
9:45

O score de crédito empresarial é uma pontuação que a empresa recebe de órgãos de crédito e que indicam a sua credibilidade financeira no mercado. É através do score de crédito que os bancos, fornecedores e demais empresas avaliam o risco de conceder um empréstimo, uma parceria ou uma venda parcelada. Ter uma boa pontuação de crédito é fundamental para conseguir estas vantagens e poder se destacar.

Com um score baixo, por exemplo, a empresa terá mais dificuldades em solicitar um crédito para investir, pagar uma dívida, ou então até mesmo de pagar seus fornecedores com um prazo maior. Além disso, o score baixo dificulta também a aquisição de veículos através de financiamento, novos aluguéis, financiamento imobiliário e demais necessidades que a empresa possa ter durante a sua vida.

Como aumentar o score de crédito é fundamental para qualquer empresa, é possível encontrar soluções que contornam essa situação, seja quitando dívidas, evitando solicitações de crédito constantemente, ou até mesmo buscando soluções que possibilitem crédito de maneira desburocratizada e 100% online.

 

Por que sua empresa pode estar com score baixo?

Existem diversas situações que diminuem o score de crédito empresarial, como contas atrasadas, pouco tempo no mercado, falta de planejamento financeiro, ausência de histórico de crédito, dados desatualizados, constante busca de crédito no mercado, dentre muitas outras. Todas essas situações fazem com que os órgãos de crédito olhem com desconfiança para a empresa e sintam que há um risco em oferecer alguns benefícios a ela, deixando a sua pontuação baixa.

Imagine, por exemplo, que a sua empresa é nova no mercado e ainda não conta com um relacionamento bancário, fazendo todo o seu financeiro manualmente. Dessa forma, é praticamente impossível que uma instituição saiba se a empresa tem ou não compromisso com seus deveres, o que deixa o score baixo. 

Já uma empresa que utiliza serviços bancários constantemente mostra aos órgãos que possui bom relacionamento, recebe pagamentos, paga suas contas, empréstimos e demais necessidades e mantém um planejamento financeiro em dia. Outro ponto que pode atrapalhar o score CNPJ, é a falta de pagamento de contas ou atrasos, isso mostra para os órgãos que a empresa não costuma cumprir com seus combinados.

Essa junção de informações funciona para que outras instituições tenham uma prévia de como a sua empresa se comporta quando recebe confiança através de um empréstimo para empresa, financiamento ou outras vantagens. Assim, é possível que ela analise se vale a pena ou não oferecer algum benefício.

Entender todas estas causas é fundamental para ir ao cerne do problema e saber como aumentar o score. Isso porque, se a sua empresa tem contas atrasadas, por exemplo, esse será o problema, já se ela possui pouco tempo de mercado, então essa é questão do score baixo. Porém, se ela faz constantes buscas de crédito e não contrata nenhum, esse será um outro problema, e que diminuirá a pontuação do score CNPJ.

 

Estratégias para melhorar o score e aumentar as chances de crédito

Ao entender quais cenários podem comprometer a situação do score da empresa, é momento de buscar estratégias para acabar com esse problema e se colocar em posição de confiança no mercado. Para isso, é importante começar do básico, fazendo uma varredura completa nas demandas que podem levar a esta barreira de crédito empresarial.

Algumas das estratégias que podem melhorar a situação do score da empresa e as condições de crédito dela no mercado, são:

 

  • Quitar dívidas em atraso e renegociar pendências financeiras: desde dívidas com cartão de crédito, empréstimo para empresa, financiamentos, fornecedores e outras contas precisam ser quitadas para que o score volte a subir. Para isso, é possível renegociar as pendências, parcelar, conseguir alguns descontos e, assim, quitar o que a empresa deve.

  • Manter um bom relacionamento com fornecedores e bancos: é fundamental ter um relacionamento próximo e bom com os bancos e fornecedores. Isso significa utilizar serviços bancários, receber através de uma conta, realizar pagamentos por ela, pagar contas em aberto, dentre outros. Com os fornecedores, manter os pagamentos em dia também é garantia de um score mais alto e oportunidades de pagamento mais flexíveis. 

  • Atualizar os dados da empresa nos órgãos de crédito: dados da empresa como inclusão e exclusão de sócios, capital de giro, endereço, dentre outras informações, devem ser atualizadas nos órgãos de crédito, isso faz com que eles possam reavaliar a pontuação do score, podendo aumentá-la automaticamente. Empresas com dados antigos, também permanecem com pontuação que pode ser abaixo da correta.

  • Criar um histórico financeiro saudável, com movimentações regulares: um histórico financeiro saudável é aquele em que todos os pagamentos são feitos em dia, as pendências são regularizadas, a empresa utiliza soluções do banco, como cartão, depósito, saque, transferências e empréstimos. Isso tudo resulta em um relacionamento saudável e de confiança, o que aumenta as possibilidades de melhorar o score.

  • Evitar solicitações excessivas de crédito em um curto período: quando a empresa tenta solicitar crédito em várias instituições de uma vez só, ou tentar financiar algo várias vezes em um curto período, há uma desconfiança por parte dos órgãos de crédito, colocando o nome da empresa com risco de endividamento futuro, já que ela está procurando por várias formas de empréstimo.


4 opções de crédito para empresas com score baixo

Mesmo com boas estratégias para aumentar o score, é possível que a empresa ainda tenha dificuldades de conseguir cumprir todas elas, ou então, que o score CNPJ demore a se estabilizar. Mas há como contornar isso e, em muitos casos, encontrar formas de a empresa conseguir alternativas mesmo quando o score ainda não chegou a um nível ideal. 

Algumas dessas alternativas e que podem ajudar a empresa a conquistar crédito empresarial, mesmo com score baixo, são:

1. Linhas de crédito específicas para pequenas e médias empresas

Neste caso, as linhas de crédito tem valores limitados e menos burocracias para contratação. Ou seja, não necessitam de diversas comprovações, assinaturas de papéis, ou outras demandas, tudo é feito de maneira online e o dinheiro é liberado para que a empresa possa se restabelecer.

2. Antecipação de recebíveis para garantir fluxo de caixa

É possível, por exemplo, vender no crédito à vista ou parcelado e antecipar o dinheiro da venda para que ele caia na hora. Isso flexibiliza a compra do cliente e ajuda na gestão do fluxo de caixa da empresa. Para realizar essa estratégia, é fundamental contar com uma instituição que permita o recebimento das vendas na hora.

3. Empréstimos com análise diferenciada

Neste caso, a instituição faz uma análise diferente do score de crédito, focando no fluxo de caixa, movimentação bancária, faturamento recente, garantias disponíveis, relacionamento com fornecedores e histórico de vendas. Dessa forma, consegue oferecer um empréstimo para empresa independentemente da pontuação do score.

4. Parcerias financeiras que oferecem crédito baseado no histórico de vendas

Existem opções, como o Empréstimo Mercado Pago¹, por exemplo, que oferecem soluções eficientes e alternativas para as empresas.  Com o Empréstimo Mercado Pago é possível optar por uma solução baseada na sua porcentagem de vendas. Desse modo, poderá pagar o empréstimo de maneira automática com desconto feito sobre o percentual de vendas feitas no Mercado Pago.

Com isso, a empresa consegue pagar pelo empréstimo diretamente com suas vendas, sem que haja necessidade de uma parcela fixa. Essa é uma opção flexível e, quanto mais vender, mais rapidamente o empréstimo será pago. O dinheiro também tem liberação rápida e o melhor de tudo é que o pagamento não afetará o fluxo de caixa.

 

Crédito acessível e planejamento financeiro é com o banco digital Mercado Pago

Entender como aumentar o score é uma busca de muitas empresas, que geralmente sofrem com este problema em suas pontuações junto aos órgãos de crédito. Porém, é possível encontrar alternativas, tanto para aumentar o score, quanto para conquistar credibilidade, mesmo com o score baixo. Com as diversas oscilações no mercado, é compreensível que uma empresa enfrente dificuldades, mas buscar soluções para deixar estas crises para trás o quanto antes é fundamental.

O banco digital Mercado Pago, por exemplo, é um banco parceiro das empresas e, através do Empréstimo Mercado Pago, oferece soluções viáveis e sob medida para que a sua empresa possa contornar uma situação difícil. Com o Empréstimo Mercado Pago, sua empresa conseguirá ter crédito 100% online, de forma segura e sem burocracia, itens fundamentais para investir, quitar pendências e se destacar no mercado.

 

¹ O Mercado Pago não realiza a prestação de serviços privativos de Instituição Financeira. O Mercado Pago, na qualidade de correspondente bancário no país, oferece aos seus usuários a possibilidade de contratação de crédito diretamente com a Instituição Financeira Parceira. Crédito sujeito à aprovação. A oferta, valores e condições da oferta poderão ser alterados a qualquer momento, a critério da Instituição Financeira. 

 


💡Leia também:

Como contratar um empréstimo empresarial online seguro

Como aprovar e ter taxas menores ao solicitar empréstimo empresarial

Como funciona o Crédito em Parcelas Fixas do Empréstimo Mercado Pago

Empréstimo Mercado Pago: conheça o Crédito por Porcentagem de Vendas

Empréstimo Mercado Pago: entenda o que é a modalidade Dinheiro Express

 

Com crédito empresarial você paga as dívidas da sua empresa e equilibra seu fluxo de caixa


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados