Melhorar a taxa de conversão e fidelização de clientes é uma vantagem para qualquer empresa, e entre as estratégias que podem ajudar os gestores, o cashback no e-commerce é uma das mais interessantes da atualidade, podendo impulsionar os resultados da sua empresa.
De acordo com os dados divulgados no relatório 2020 Global Cashback Industry Report, a prática de oferecer cashback potencializou de três a quatro vezes mais a taxa de conversão dos e-commerces e aumentou em 46% o ticket médio de cada pedido realizado pela internet.
Ou seja, essa prática tem o potencial de aumentar suas vendas no e-commerce, garantindo também a fidelização de clientes e a diferenciação diante da sua concorrência no mercado.
Descubra, abaixo, como funciona o cashback e como implantá-lo em seu e-commerce.
Traduzido do inglês, o termo cashback significa receber ou ter o seu dinheiro de volta. Com isso, através desse sistema, o consumidor recebe uma parcela do valor investido na sua compra como um “reembolso”, mas geralmente isso acontece em espécie de crédito para que ele use em suas próximas compras ou como depósito em uma conta corrente.
Apesar de ter se popularizado no Brasil somente na última década, os programas de cashback já são bastante utilizados nos Estados Unidos e na Europa desde os anos 1990.
Atualmente, ele é bem conhecido como uma forma de fidelizar clientes, aumentar o faturamento e garantir um diferencial para muitas empresas. Isso, tanto quando se fala e-commerce, como no varejo físico, inclusive sendo uma ótima estratégia multicanal.
Não existe uma regra nem valores definidos, por isso existem empresas que oferecem cashback aos clientes que vão de 0,5% do total da compra até 100%. Ou seja, o importante é usá-lo de maneira planejada para garantir bons resultados.
Existem diversas vantagens que um programa de cashback pode trazer para seu e-commerce, a começar pela diferenciação da sua marca diante dos concorrentes, aumentando a sua visibilidade no mercado e consequentemente, a atração de novos clientes.
Mas existem outras vantagens. Confira algumas das principais:
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Cada empresa pode optar por trabalhar com o cashback de uma forma, mas normalmente esse “retorno” financeiro é oferecido após o cliente finalizar sua compra no e-commerce, podendo usá-lo após um período específico determinado pela sua empresa e por um prazo determinado.
Com isso, separamos um passo a passo prático que você pode seguir em seu e-commerce. Veja:
O cashback pode ser um verdadeiro diferencial em sua empresa, ajudando a potencializar suas vendas, como também aumentar sua vantagem competitiva no mercado que atua.
Com isso, para oferecer essa vantagem ao seu cliente, é preciso levar em conta alguns detalhes:
Antes de mais nada, é preciso entender quais são suas metas com a implementação do cashback. O objetivo é aumentar o tráfego, o ticket médio ou a taxa de clientes que retornam para a sua loja?
Para isso, estabeleça algumas métricas e faça registro de como elas estão atualmente a fim de compará-las com os resultados após o cashback estar ativo em seu site.
Com as metas em mente, é o momento de analisar a viabilidade técnica. Muitas plataformas de e-commerce já oferecem integração com as principais operadoras de cashback, tornando essa etapa mais eficiente. Em todos os casos, é preciso pensar no suporte e nos custos envolvidos.
Sem dúvidas, oferecer dinheiro de volta pode trazer um retorno positivo para sua empresa, mas para isso é preciso entender o impacto financeiro para que o cashback não comprometa os lucros da sua operação. Ou seja, ele deve oferecer vantagens aos clientes sem afetar seu rendimento.
Oferecer cashback no seu e-commerce pode ser um grande diferencial, ajudando nas estratégias de fidelização e impulsionando seus resultados. Com isso, além de aumentar o ticket médio e conquistar credibilidade, essa estratégia também será vantajosa aos seus clientes.
Invista na implantação do cashback no e-commerce para começar a vender mais e melhor!
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