Emitir nota fiscal de venda é uma obrigação de todo empresário, através dela, é possível garantir que a venda esteja em conformidade com as regulamentações fiscais.
Porém, quem utiliza ferramentas inovadoras de venda, como o link de pagamento, pode se perguntar: como emitir nota fiscal eletrônica para esses casos? Bom, antes de tudo, é necessário priorizar a organização.
Saber como emitir nota fiscal eletrônica é um dever, através dela é possível declarar e se manter em dia com impostos e obrigações do fisco. Principalmente para quem recebe através de link de pagamento, emitir nota fiscal de venda garante mais transparência e credibilidade para empresa, deixando de lado o tom iniciante, e mostrando a importância que a empresa dá para as suas obrigações.
A emissão da nota fiscal de venda também é essencial para aumentar o profissionalismo e fazer com que a sua empresa tenha um controle melhor das entradas. Outro ponto, é na hora de declarar seus impostos, coisa que fica mais fácil e efetiva através da nota fiscal eletrônica. Isso tudo faz com que o planejamento tributário seja mais controlado e até mesmo a gestão de estoque priorizada.
Omitir vendas e não gerar nota fiscal delas pode ser um problema e tanto, isso porque a depender da região e das leis fiscais, sua empresa pode ter diversos impedimentos, como multas e até mesmo correr o risco de fechar as portas.
Algumas das principais consequências que a sua empresa deve passar longe são:
👉 Quero saber como Expandir minha empresa
A emissão da nota fiscal de venda é um processo obrigatório, principalmente para quem recebe por link de pagamento e, para saber como emitir nota fiscal eletrônica, a empresa precisará seguir leis fiscais e também dependerá do sistema que está usando para processar pagamentos.
Alguns dos passos para isso são:
O primeiro passo é a sua empresa ser regularizada, ou seja, ter um CNPJ válido e ativo, com o enquadramento tributário correto, ou seja, MEI, ME, LTDA, SA ou outro.
É necessário que a sua empresa conte com um sistema de pagamento, como o Link de pagamento recebimento na hora do Mercado Pago, que é simples de ser enviado ao cliente, aceita diversas formas de pagamento e oferece recebimento na hora, já possibilitando a emissão da nota fiscal eletrônica com mais facilidade.
Existem diversos serviços que podem ser obtidos gratuitamente ou pagos para emissão de nota fiscal, o ideal é pesquisar sobre e encontrar um que te ofereça vantagens e segurança. Lembre-se também de escolher um sistema de pagamento que tenha integração com sistema de emissão de notas, dessa forma, você tem um controle maior e consegue emitir notas mais facilmente.
Além dos dados básicos, como as informações de tomador e prestador, é necessário incluir dados fiscais dos produtos que você vende, como código universal do produto, SKU, NCM, CEST e CSONS do ICMS.
Com todos os dados, informações e valores preenchidos, basta transmitir a nota fiscal e receber sua via, assim, sua nota já estará ativa. Com isso, você declarou que aquele produto foi realmente vendido, sua empresa recebeu por isso e está mostrando ao fisco que pagou os devidos tributos.
Além de enviar a nota para o cliente, é necessário guardar o comprovante dela nos arquivos, isso porque ela será necessária na hora de a sua empresa fazer a declaração de IRPJ. Ou até mesmo para fiscalizações de rotina que possam acontecer por aí.
A emissão da nota fiscal de venda é necessária por vários fatores, como a conformidade com as leis fiscais, a responsabilidade, o profissionalismo e a credibilidade.
Além disso, criar a nota fiscal de vendas com Link de Pagamento Mercado Pago é simples e permite que você tenha ainda mais agilidade na hora da emissão da nota, além, é claro, de contar com o dinheiro das suas vendas na hora.
💡Leia também:
O que é comércio contextual e como ele está mudando a forma de comprar
Como impulsionar suas vendas usando o Instagram Shopping?
O que é e como reduzir o Churn Rate com o pagamento recorrente
Como limitar o valor para parcelamento sem acréscimos no Mercado Pago
Link de pagamento Mercado Pago: receba pelas redes sociais e WhatsApp