Por maiores que sejam as preparações e cautelas das lideranças em relação à sua empresa, seja por fatores externos ou por má administração, tempos de crise financeira podem chegar a qualquer momento.
Por isso, saber como se preparar para enfrentar problemas e superar cenários desafiadores são habilidades que um empresário precisa ter para enfrentar possíveis realidades, por mais que não sejam desejadas.
Sejam elas partes das mais de 700 mil empresas fechadas durante a pandemia ou a constante onda de empresas que são afetadas pelas taxas de juros atuais, é evidente que tempos de crise financeira ocorrem, causando uma redução de demanda, aumento de custos e até mesmo dificuldade na obtenção de crédito empresarial.
Ficar atento aos sinais de que sua empresa está iniciando um momento de baixa é muito importante, visto que um plano de ação efetivo pode contê-la enquanto é tempo, evitando dores de cabeça que podem resultar em problemas com a sua produção, funcionários ou seus lucros.
Ser proativo e perceber os primeiros sinais de perigo são fundamentais para que se possa criar um plano de ação antecipado, evitando um cenário mais trágico e resolvendo os seus problemas enquanto há tempo.
Para ajudar na identificação desses momentos críticos, é fundamental ter atenção com:
As flutuações são comuns no mundo empresarial. Alguns nichos operam melhor em determinadas épocas e isso é perfeitamente comum. O que não é comum, no entanto, é ter as contas no vermelho como padrão, tornando a empresa inadimplente com funcionários e fornecedores.
Algo que pode estar relacionado com a gestão do fluxo de caixa é a queda no número de vendas. Quando ela acontece de forma acentuada, por exemplo, é preciso um uma análise para que seja encontrada a causa e, imediatamente, seja possível estabelecer um plano de ação, antes que essa queda comece a impactar nas contas da empresa.
Os preços sobem constantemente, é verdade. Mas caso os custos de operação se tornem insustentáveis, uma empresa pode ter uma enorme dificuldade de conter o peso sobre os ombros. Imagine, por exemplo, uma empresa que vê os custos com mão de obra e produção subindo e, ao mesmo tempo, enfrenta dificuldades ao ajustar a precificação de seus produtos, devido à concorrência. Esse é um caso em que esses gastos podem precisar de atenção.
Atualmente, mesmo que sua empresa seja física, é imprescindível que ela possua presença online, uma vez que o consumidor está cada vez mais digital. Empresas que não acompanham esse avanço tendem a perder espaço, vendas e relevância no mercado, o que, em um futuro não muito distante pode acarretar em uma crise.
Funcionários desmotivados ou mesmo problemas com o fornecimento. A queda de produtividade pode se mostrar de diversas formas, mas é sempre um sinal de alerta. Em uma empresa que, por exemplo, presta serviços de entrega, a redução de entregas é, consequentemente, uma redução na receita.
Por mais que os processos internos possam parecer ótimos, se os clientes estão insatisfeitos, é um sinal de que há algo acontecendo além do controle da sua empresa.
Quando um restaurante não entrega a qualidade que tem o hábito de entregar ou quanto o atendimento em uma floricultura não atende às expectativas, o cliente pode desistir da compra, não retornar e ainda realizar uma avaliação negativa, impactando na decisão de compra de outros clientes.
👉 Quero saber como Expandir minha empresa
Entender as causas do problema é o primeiro passo para iniciar um plano de ação e preparar sua recuperação antes mesmo do início, de fato, de uma crise.
Para este plano de ação, é importante seguir alguns passos como:
Como muitos males, a identificação rápida dos sinais de uma crise financeira e a adoção de estratégias para remediá-la podem solucionar o problema em uma fase inicial e isso pode evitar que o problema fique ainda maior.
Para isso, contar com um parceiro como o Mercado Pago para um empréstimo sob medida pode ser a peça que sua empresa precisa para finalizar o quebra-cabeças e se livrar dos tempos de crise de vez. Com a possibilidade de escolher a modalidade que melhor se encaixa na realidade da sua empresa, o Empréstimo Mercado Pago¹ é rápido e o dinheiro cai na hora em sua conta.
¹ O Mercado Pago não realiza a prestação de serviços privativos de Instituição Financeira. O Mercado Pago, na qualidade de correspondente bancário no país, oferece aos seus usuários a possibilidade de contratação de crédito diretamente com a Instituição Financeira Parceira. Crédito sujeito à aprovação. A oferta, valores e condições da oferta poderão ser alterados a qualquer momento, a critério da Instituição Financeira.
💡Leia também:
5 melhores práticas para uma gestão do crédito para empresas
Financiamento para empresa: saiba o momento de pedir um novo crédito
Crédito para empresas: qual o melhor momento para um financiamento?
Como conseguir uma oferta de crédito para sua empresa?
Investidor-anjo: o que é e como conseguir um para sua empresa?