A comunicação é um dos pilares fundamentais para fazer qualquer empresa crescer, ajudando a criar relações transparentes e conexões com seu público interno ou externo.
Quando se fala da internet e estar presente no dia a dia dos consumidores, as mídias pagas são essenciais tanto para a divulgação quanto para o posicionamento da empresa.
A mídia paga é a parte do marketing que consiste em comprar espaços publicitários e promover a marca para os públicos desejados. Ela pode ajudar na estratégia de comunicação de diferentes formas, como aumentar a visibilidade, gerar tráfego para um site e melhorar as vendas.
Para se ter uma ideia, uma pesquisa da Digital AdSpend 2021 da IAB apontou que a publicidade digital atingiu o valor de R$23,7 bilhões no ano passado, contabilizando um crescimento de 48% em dois anos. Ainda segundo o relatório, o número de anunciantes em canais digitais cresceu 57%.
Existem diferentes tipos de mídias pagas que podem ser utilizados no e-commerce. A seguir, listamos as principais plataformas a ser consideradas no seu planejamento de marketing:
Investir nas mídias pagas é uma das ferramentas essenciais para as estratégias de crescimento das empresas. Afinal de contas, elas impactam diretamente no alcance, tráfego e até mesmo nos resultados de vendas. E o melhor é que é possível começar com orçamentos enxutos e ir avançando conforme as metas e mídias que deseja usar. Veja a seguir um passo a passo para inserir esse potencial na rotina da sua empresa:
Existem diversos objetivos ao lançar mão da mídia paga, como o reconhecimento da marca, ofertas promocionais, descontos sazonais, aumento do tráfego e também alavancar as vendas. Por isso, é preciso escolher qual dessas demandas seu anúncio deve atender, podendo delimitar o público-alvo e pensar nos canais e na comunicação ideal para impactar esses usuários.
Com o objetivo em mente, chegou a hora de definir quais canais têm maior potencial para alavancar seus resultados. Se você quer atingir um público jovem, por exemplo, o TikTok Ads pode ser a melhor opção. Já em casos de empresas que trabalham no ramo de negócios para negócios (B2B), o LinkedIn se mostra uma alternativa mais interessante.
Definindo os canais, é preciso conhecer as plataformas de anúncios. A maior parte delas conta com ferramentas de criação de campanhas específicas que permitem selecionar a segmentação do público, o orçamento a ser investido, além de botar a mão na massa com os criativos (texto, vídeos e imagens). Dentre as mais conhecidas, estão o Google Ads e o Gerenciador de Anúncios do Facebook, que também permite anunciar no Instagram.
É nessa etapa que você fará a chamada “compra de mídia”. O processo é todo feito de forma digital: basta fazer o cadastro, inserir as informações de pagamento e começar a criar suas campanhas. Em geral, os anúncios passam por um processo de aprovação das plataformas e, em seguida, passam a ser veiculados conforme as segmentações definidas.
Seja para alavancar o tráfego do seu e-commerce ou bombar as vendas em datas sazonais como a Black Friday, a mídia paga é uma das ferramentas mais poderosas para atingir objetivos e comprovar o retorno sobre os investimentos. Confira alguns dos principais motivos pelos quais elas devem fazer parte do planejamento da sua empresa:
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Não há dúvidas de que as mídias pagas têm um enorme potencial para alavancar empresas, ajudar a conquistar melhores resultados e tudo isso de forma muito mais rápida. Além disso, estar presente nessas plataformas é estar presente na rotina dos consumidores.
Investindo de maneira correta, sua empresa poderá atrair um público qualificado para o e-commerce, potencializando as vendas e principalmente, seu crescimento.