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Como otimizar a conversão de pagamento por boleto no e-commerce

Escrito por Equipe Mercado Pago | Jan 4, 2021 12:00:00 PM

O mundo dos pagamentos on-line está sempre cheio de novidades e métodos inovadores. Não é à toa que soluções como o Pix surgem para facilitar ainda mais as transações feitas pela internet. Mas há um método dos mais "antigos" que ainda está entre os preferidos dos consumidores no e-commerce: o boleto bancário.

Com a evolução do comércio digital, muitos pensavam que o boleto acabaria ficando para trás no Brasil com o passar do tempo, mas não foi o que aconteceu. Ainda extremamente tradicional nas compras on-line, ele é o segundo método de pagamento mais usado, ficando atrás apenas do cartão de crédito.

Segundo dados do Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - pelo menos 75% dos e-commerces brasileiros emitem boletos para pagamento, atraindo todos os tipos de consumidores, principalmente aqueles que não têm uma conta em banco. Isso gerou, inclusive, a possibilidade de fazer parcelamentos através do boleto bancário, criando uma alternativa para pagamentos a prazo.

 

 

Como otimizar a taxa de conversão em pagamentos por boleto bancário no e-commerce?

Apesar de ser querido pelos compradores e de trazer muitos benefícios e facilidades, o boleto bancário acaba gerando um pouco de dificuldade para os lojistas, principalmente por conta das taxas de conversão que apresenta. Para entender por que isso acontece, é importante lembrar como funciona o processo de pagamento para esse método: ao realizar a compra, o consumidor recebe o boleto e tem, em média, até três dias úteis para realizar o pagamento do mesmo. Depois do pagamento, a compensação acontece em até três dias, e só então o produto é liberado para envio.

O problema é que alguns fatores podem acabar acontecendo no meio desse caminho e atrapalhando a conclusão da compra, como: tecnologia não responsiva - principalmente para dispositivos móveis -, dificuldade em acessar o link do boleto - que só foi disponibilizado na hora do checkout de pagamento - ou o fato de o comprador, simplesmente, se esquecer de realizar o pagamento.

Isso tudo acaba impactando negativamente a taxa de conversão, ou seja, impede que os consumidores realizem o pagamento por suas compras e recebam seus produtos. Para evitar essas questões, uma escolha simples pode fazer toda a diferença: contar com um bom meio de pagamento para emitir e processar essas transações.

 

Por que escolher um bom meio de pagamento para emitir boletos em sua loja online?

Entre os fatores que aumentam as taxas de conversão em pagamentos com boleto, estão:

Confirmação de pagamento automática

Quando o e-commerce faz a emissão e o processamento dos pagamentos via boleto bancário sem a ajuda de um meio de pagamento, precisa fazer a confirmação manual dos mesmos. Ou seja, precisa importar os dados de pagamento emitidos pelos bancos na confirmação. Isso prolonga o processo. Com um parceiro de pagamentos, isso tudo acontece de maneira automática, evitando, inclusive, erros que podem causar ainda mais atrasos na confirmação.

 

Flexibilidade na data de pagamento

Quando escolhe pagar via boleto, o consumidor tem uma data de vencimento que, se não for respeitada, gera o cancelamento da compra. No entanto, muitos meios de pagamento oferecem a possibilidade de alterar ou ampliar essa data, permitindo que o comprador possa prosseguir com a sua compra, caso não tenha conseguido realizar o pagamento no prazo estipulado inicialmente.

 

Facilidade para encontrar ou reemitir boleto

Nem sempre o consumidor realiza o pagamento do boleto na hora do checkout. Muitas vezes, espera para acessar o internet banking ou ir até uma agência bancária em outro momento. No entanto, se não consegue encontrar ou reemitir o boleto - se ele só é disponibilizado na hora do checkout - esse pagamento se torna impossível. Os meios de pagamento procuram permitir que o comprador tenha acesso fácil ao boleto para pagamento quando e onde precisar, o que faz com que ele possa prosseguir com a compra sem maiores problemas.

 

Responsividade

Os dispositivos móveis são cada vez mais usados pelos consumidores digitais na hora de fazer compras. Por isso, um boleto que não seja de fácil visualização em telas de smartphones e tablets acaba impactando negativamente a experiência de pagamento. Com um parceiro que ofereça otimização e responsividade em todos os dispositivos, os clientes podem acessar seus boletos de todas as maneiras, com mais facilidade para realizar o pagamento.

 

Reembolso facilitado

O reembolso acaba sendo uma dor de cabeça no e-commerce, seja qual for o motivo da sua solicitação. Facilitar esse processo é permitir que a sua loja digital foque no que é mais importante, ao invés de resolver pormenores. Uma devolução ágil promove uma boa experiência e pode fazer com que o comprador volte para futuras compras. Por isso, muitos meios de pagamento permitem o reembolso automático dos pagamentos via boleto bancário.

 

Lembrete de pagamento

Por fim, um detalhe importante: lembrete de pagamento. Como boa parte dos consumidores acaba deixando para pagar o boleto em outro momento, pode acabar esquecendo dele. E-mails automáticos lembrando do prazo máximo podem ser uma ferramenta simples e eficaz para evitar que isso aconteça e que a compra acabe cancelada. Com um parceiro de pagamentos, esse processo é mais simples.

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Aproveite tudo que o boleto tem a oferecer para seus clientes sem prejuízos para o seu e-commerce

O boleto bancário é um método de pagamento que precisa fazer parte do seu e-commerce. E para oferecê-lo com a melhor experiência possível para você e para seus clientes, basta contar com um bom meio de pagamento, que garantirá taxas de conversão mais altas neste e em todos os outros métodos.

 

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