Skip to content
Entre Crie sua conta

Rendimentos no Mercado Pago

Conheça a biblioteca

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada

Conheça a biblioteca

Vale a pena oferecer boleto no e-commerce como opção de pagamento?

6 min de leitura Atualizado em 03/11/2023
Mercado Pago: casal sentado na sala de estar conversando e analisado o computador para definir se vale a pena oferecer boleto no e-commerce como uma opção de pagamento

Existe uma grande variedade de formas de pagamento no checkout na hora de fazer uma compra on-line: cartão de crédito, carteira digital, cartão de débito virtual, entre muitas outras. E a lista não para de crescer, já que a cada ano surgem novidades para facilitar ainda mais as transações financeiras e comerciais, como é o caso do Pix, o novo meio de pagamentos instantâneos do Banco Central.Mesmo com tantas novidades, isso não quer dizer que as formas de pagamento consolidadas sejam substituídas ou entrem em desuso. Alguns métodos já mais antigos, que eram comuns antes mesmo do mundo do e-commerce, continuam sendo muito utilizados pelos consumidores, como é o caso do boleto bancário. Nesse sentido, é essencial entender o papel e a importância dessa forma de pagamento no sucesso do seu negócio. 

 



O boleto bancário no e-commerce hoje

Segundo uma pesquisa realizada pela Neotrust em parceria com a Compre&Confie, 30% dos consumidores digitais pagam por suas compras com o boleto bancário. Isso faz com que ele seja  o segundo método de pagamento mais utilizado no e-commerce brasileiro, ficando atrás apenas do cartão de crédito. 

Isso pode acontecer por uma série de motivos, entre eles o fato de que esse método permite utilizar saldo em conta para efetuar a transação, sem digitar ou preencher nenhum tipo de dado bancário.

Além disso, o boleto não compromete o limite do cartão de crédito - e nem exige o uso de um -, permite fazer pagamentos com mais segurança e ainda possibilita parcelamentos, graças a algumas novidades do mundo digital.

Ou seja, o boleto bancário atende a uma parcela importante dos consumidores on-line.

 

Vale a pena oferecer boleto bancário no seu e-commerce?

Mesmo sendo bastante popular entre os consumidores, muitos lojistas ficam em dúvida com relação a esse método de pagamento por conta das taxas de conversão. Afinal, boleto gerado não é sinônimo de boleto pago. Na verdade, estima-se que a taxa atual de conversão de boletos no Brasil seja de 30%. Ou seja, a cada 10 boletos gerados em um e-commerce, apenas três são pagos de fato. 

Esses índices podem afastar os gestores de e-commerce, principalmente levando em conta a questão do estoque. Ainda assim, vale muito a pena oferecer boletos bancários no checkout do seu site, principalmente considerando os novos consumidores, que podem ainda buscar por soluções semelhantes às do mundo físico em suas primeiras compras. E ainda há outras vantagens importantes a se considerar:

seta2 Oferecer métodos que o consumidor procura

 Experiência de compra do usuário é palavra de ordem no mundo das vendas on-line. Nesse sentido, o bom empreendedor oferece aos seus clientes não só vários tipos de produtos e múltiplos canais de comunicação e vendas, como também diversas formas de pagamento. Disponibilizando as opções que o consumidor deseja, você facilita o processo de compra, fatura mais e aumenta as taxas de conversão do seu e-commerce. Sendo o boleto o segundo método mais usado atualmente, vale a pena disponibilizá-lo.

seta2 Permitir parcelamentos diferenciados

 O boleto parcelado pode ser um grande diferencial nos métodos de pagamento. Afinal, democratiza uma opção que até então era possível apenas por cartão de crédito. Assim, diminui as chances de que você perca vendas por falta de condições atrativas. É bom para seus clientes e principalmente para o seu negócio, especialmente se o ticket médio da sua loja é mais alto.

Ele também reflete uma solução muito comum em lojas físicas, como os carnês e crediários, e é uma solução para compradores que não querem comprometer o limite do cartão de crédito com parcelas altas.

Nesse sentido, você pode estar se perguntando: e se o cliente deixar de pagar os boletos, já que vai ter o produto em mãos? Conhecendo os riscos que esse tipo de solução pode trazer, é importante que você escolha uma plataforma que faça uma boa análise de crédito e ainda melhor — se responsabilize pelas inadimplências.

seta2 Atrair desbancarizados

 Atualmente, um em cada 3 brasileiros não possui conta em um banco, de acordo com uma pesquisa do Instituto Locomotiva. Estima-se ainda que esse grupo de mais de 55 milhões de pessoas movimente R$800 bilhões anualmente no Brasil. Com certeza, este é um alvo importante para quem vende na internet. Afinal de contas, quem é desbancarizado não possui cartão de crédito — meio de pagamento preferido nas compras pela internet. O boleto, seja ele parcelado ou não, atrai esse público e ajuda, inclusive, a fidelizá-lo ao seu e-commerce.

👉 Omnichannel: guia completo da estratégia no e-commerce

 

seta2 Contar com menor custo de transação

 Em geral, as taxas cobradas pelas instituições financeiras para a utilização do boleto bancário costumam ser mais baixas em comparação às transações efetuadas com cartão de crédito. Em muitos casos, inclusive, é possível repassar esse desconto aos consumidores, tornando essa opção de pagamento ainda mais atrativa. 

 

Conte com o poder do boleto para o seu negócio 

Muita gente já aderiu a métodos de pagamento mais recentes nas transações on-line, como o Pix. No entanto, investir no seu e-commerce é pensar em tudo que você pode oferecer para atrair mais clientes, e isso envolve todos os métodos de pagamento possíveis. Conte com o boleto bancário e continue criando possibilidades para gerar mais vendas e ter resultados ainda mais positivos.

 


 

💡 Leia também:

Como otimizar a conversão de pagamento por boleto no e-commerce

Métricas no varejo: quais as mais importantes para acompanhar

Experiência no Checkout: como vender mais investindo nesse processo

Meios de pagamento online: como impactam a taxa de aprovação na loja

Qual a importância do Checkout na jornada de compra?

 

Quer o checkout ideal para transformar visitantes em compradores no seu e-commerce?

 

Otimize a experiência de pagamento online com o Checkout Mercado Pago!

Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados