Vale a pena oferecer boleto no e-commerce como opção de pagamento?
Existe uma grande variedade de formas de pagamento no checkout na hora de fazer uma compra on-line: cartão de crédito, carteira digital, cartão de débito virtual, entre muitas outras. E a lista não para de crescer, já que a cada ano surgem novidades para facilitar ainda mais as transações financeiras e comerciais, como é o caso do Pix, o novo meio de pagamentos instantâneos do Banco Central.Mesmo com tantas novidades, isso não quer dizer que as formas de pagamento consolidadas sejam substituídas ou entrem em desuso. Alguns métodos já mais antigos, que eram comuns antes mesmo do mundo do e-commerce, continuam sendo muito utilizados pelos consumidores, como é o caso do boleto bancário. Nesse sentido, é essencial entender o papel e a importância dessa forma de pagamento no sucesso do seu negócio.
💙 Acesso rápido - Boleto no e-commerce como opção de pagamento
O boleto bancário no e-commerce hoje
Segundo uma pesquisa realizada pela Neotrust em parceria com a Compre&Confie, 30% dos consumidores digitais pagam por suas compras com o boleto bancário. Isso faz com que ele seja o segundo método de pagamento mais utilizado no e-commerce brasileiro, ficando atrás apenas do cartão de crédito.
Isso pode acontecer por uma série de motivos, entre eles o fato de que esse método permite utilizar saldo em conta para efetuar a transação, sem digitar ou preencher nenhum tipo de dado bancário.
Além disso, o boleto não compromete o limite do cartão de crédito - e nem exige o uso de um -, permite fazer pagamentos com mais segurança e ainda possibilita parcelamentos, graças a algumas novidades do mundo digital.
Ou seja, o boleto bancário atende a uma parcela importante dos consumidores on-line.
Vale a pena oferecer boleto bancário no seu e-commerce?
Mesmo sendo bastante popular entre os consumidores, muitos lojistas ficam em dúvida com relação a esse método de pagamento por conta das taxas de conversão. Afinal, boleto gerado não é sinônimo de boleto pago. Na verdade, estima-se que a taxa atual de conversão de boletos no Brasil seja de 30%. Ou seja, a cada 10 boletos gerados em um e-commerce, apenas três são pagos de fato.
Esses índices podem afastar os gestores de e-commerce, principalmente levando em conta a questão do estoque. Ainda assim, vale muito a pena oferecer boletos bancários no checkout do seu site, principalmente considerando os novos consumidores, que podem ainda buscar por soluções semelhantes às do mundo físico em suas primeiras compras. E ainda há outras vantagens importantes a se considerar:
Oferecer métodos que o consumidor procura
Experiência de compra do usuário é palavra de ordem no mundo das vendas on-line. Nesse sentido, o bom empreendedor oferece aos seus clientes não só vários tipos de produtos e múltiplos canais de comunicação e vendas, como também diversas formas de pagamento. Disponibilizando as opções que o consumidor deseja, você facilita o processo de compra, fatura mais e aumenta as taxas de conversão do seu e-commerce. Sendo o boleto o segundo método mais usado atualmente, vale a pena disponibilizá-lo.
Permitir parcelamentos diferenciados
O boleto parcelado pode ser um grande diferencial nos métodos de pagamento. Afinal, democratiza uma opção que até então era possível apenas por cartão de crédito. Assim, diminui as chances de que você perca vendas por falta de condições atrativas. É bom para seus clientes e principalmente para o seu negócio, especialmente se o ticket médio da sua loja é mais alto.
Ele também reflete uma solução muito comum em lojas físicas, como os carnês e crediários, e é uma solução para compradores que não querem comprometer o limite do cartão de crédito com parcelas altas.
Nesse sentido, você pode estar se perguntando: e se o cliente deixar de pagar os boletos, já que vai ter o produto em mãos? Conhecendo os riscos que esse tipo de solução pode trazer, é importante que você escolha uma plataforma que faça uma boa análise de crédito e ainda melhor — se responsabilize pelas inadimplências.
Atrair desbancarizados
Atualmente, um em cada 3 brasileiros não possui conta em um banco, de acordo com uma pesquisa do Instituto Locomotiva. Estima-se ainda que esse grupo de mais de 55 milhões de pessoas movimente R$800 bilhões anualmente no Brasil. Com certeza, este é um alvo importante para quem vende na internet. Afinal de contas, quem é desbancarizado não possui cartão de crédito — meio de pagamento preferido nas compras pela internet. O boleto, seja ele parcelado ou não, atrai esse público e ajuda, inclusive, a fidelizá-lo ao seu e-commerce.
👉 Omnichannel: guia completo da estratégia no e-commerce
Contar com menor custo de transação
Em geral, as taxas cobradas pelas instituições financeiras para a utilização do boleto bancário costumam ser mais baixas em comparação às transações efetuadas com cartão de crédito. Em muitos casos, inclusive, é possível repassar esse desconto aos consumidores, tornando essa opção de pagamento ainda mais atrativa.
Conte com o poder do boleto para o seu negócio
Muita gente já aderiu a métodos de pagamento mais recentes nas transações on-line, como o Pix. No entanto, investir no seu e-commerce é pensar em tudo que você pode oferecer para atrair mais clientes, e isso envolve todos os métodos de pagamento possíveis. Conte com o boleto bancário e continue criando possibilidades para gerar mais vendas e ter resultados ainda mais positivos.
Como otimizar a conversão de pagamento por boleto no e-commerce
Métricas no varejo: quais as mais importantes para acompanhar
Experiência no Checkout: como vender mais investindo nesse processo
Meios de pagamento online: como impactam a taxa de aprovação na loja
Qual a importância do Checkout na jornada de compra?
Escrito por:
Receba nossas novidades e fique conectado!
Artigos relacionados
O que é controle financeiro e como aplicá-lo na gestão empresarial
| Novembro 14, 2024
Separar as contas empresariais e pessoais é uma tarefa fundamental para quem gere uma empresa e almeja o seu sucesso. Até porque, manter o controle..
Multiplique suas vendas no Natal com meios de pagamento multicanal
| Novembro 12, 2024
Quem não ama o Natal? Com a chegada desse período, surge também uma grande oportunidade de aumentar as vendas, já que o Natal é uma das épocas mais..
Falência corporativa: 5 estratégias para manter sua empresa saudável
| Novembro 7, 2024
A palavra “falência" assusta e assombra qualquer empresa, e não é por menos, já que é um fenômeno negativo que põe fim à produção, à geração de..