Problemas com o checkout causaram ao e-commerce ao redor do mundo um prejuízo de 257 bilhões de libras em 2019. Em reais, a cifra é ainda mais alarmante: os números passam de um trilhão. Uma perda gigantesca por questões que poderiam ter sido resolvidas de forma simples.
O checkout de pagamento é o último passo que o cliente dá antes da conversão do seu acesso em compra. É ali que ele escolhe como vai pagar - tanto o método de pagamento, quanto o parcelamento -, qual o valor do frete, quantos dias vai levar para receber o produto e etc. Imaginar que você teve sucesso em oferecer um bom produto, por um valor justo, em uma boa experiência de compra e perdeu a venda no último momento parece injusto. Mas não é.
Além de abrir as portas para que pessoas do mundo inteiro possam ter mais oportunidades na hora de vender, a internet também aumentou as opções para quem quer comprar. Quando alguém encontra o que quer na sua loja on-line e está disposto a pagar o valor que você está pedindo, espera não ter surpresas na hora do checkout. Mas, se tem, sabe que é só procurar em outros sites que oferecem o pacote completo.
Questões como falta de informações claras, poucas opções de pagamento, fretes e taxas muito altos, processo muito longo, obrigatoriedade de cadastro para conclusão da compra, insegurança e falta de otimização para acesso via dispositivos móveis podem causar esse tipo de prejuízo.
Por isso, estar atento ao seu processo de checkout é imprescindível para garantir não só uma boa experiência de compra, mas maiores taxas de conversão. Isto é, vendas.
Aqui vão algumas dicas importantes para ficar atento:
Para garantir a segurança de um pagamento realizado pela internet, é preciso solicitar algumas informações importantes, como nome completo, número do CPF e dados do cartão de crédito, caso esse seja o método selecionado. Pedir que o comprador ofereça mais informações do que as que são realmente essenciais na hora de pagar por uma compra, pode afastá-lo e fazê-lo desistir.
Como tudo na internet, as compras também precisam ser rápidas, inclusive na hora do pagamento. Segundo dados da Baymard, um checkout muito longo foi a causa de 23% dos abandonos de carrinho no e-commerce em 2019. Por isso, oferecer opções de pagamento com um clique, onde o cliente só precisa preencher seu cadastro e pode fazer o pagamento automaticamente, ajuda a acabar com esse problema.
A confusão, além de levar o comprador a cometer erros na hora de preencher suas informações e acabar gerando a recusa de pagamento, também causa insegurança. Por isso, certifique-se de que tudo que é solicitado no checkout da sua loja virtual seja claro e simples. Assim, você ajuda o cliente a pagar sem maiores problemas.
Os métodos de pagamento preferidos de quem compra on-line são o cartão de crédito e o boleto bancário. Mas engana-se quem pensa que oferecer apenas essas duas opções é suficiente. Segundo o Instituto Locomotiva, 1 em cada 3 brasileiros não tem conta em um banco, por exemplo. Oferecer métodos diferenciados, como o pagamento em lotéricas, com carteira digital ou até a possibilidade de parcelamento no checkout, ajuda seu negócio a atrair esse público e aumentar as vendas.
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Taxas muito altas são o maior motivo de abandono de carrinho no checkout, segundo a Baymard. Elas podem estar relacionadas ao valor do frete ou a juros de parcelamento, por exemplo, e afastam muitos compradores. Neste caso, é importante contar com os melhores parceiros para o seu e-commerce: uma solução de pagamentos com boas taxas e sem acréscimos altos, uma empresa de entregas com valores acessíveis e tempo de entrega menor.
Um levantamento da FIS, empresa de tecnologia financeira, revelou que 29% de todas as vendas on-line são feitas com dispositivos móveis no Brasil. E esse número só tende a crescer. A otimização deixou de ser um diferencial e se tornou uma obrigação para quem tem um e-commerce. Por isso, garanta que todas as partes do processo de compra da sua loja sejam mobile friendly, inclusive o checkout. Aliás, por que não pensar em um aplicativo?
Outro grande motivo de desistência de uma compra é a falta de segurança. Por isso, além de contar com sistemas antifraude que garantam a criptografia dos dados de uma transação e das informações dos seus clientes, mostre isso no checkout, utilizando selos e certificados que demonstrem que eles podem prosseguir com tranquilidade. Associar sua marca a uma solução de pagamentos confiável também garante mais segurança e ajuda os clientes a avançarem com a compra. Pensando nisso, você pode, até incluir um banner com o logo do seu provedor de pagamentos no rodapé do site.
Garantir que o checkout da sua loja on-line é tão bom quanto o restante da jornada de compra ajuda a fazer com o que cliente sinta que está sendo acompanhado em cada detalhe e tenha segurança para completar a compra sem preocupações.
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