Não é de hoje que as compras parceladas são uma realidade na vida dos brasileiros, seja através dos cartões de crédito ou crediários. Segundo a Opinion Box, 82% dos consumidores têm o hábito de parcelar suas compras, enquanto 41% parcelam sempre que podem.
Por isso, além das opções mais comuns de parcelamento, amplamente usadas atualmente, outro método para compras facilitadas tem atraído compradores em todo mundo, principalmente na América Latina: as soluções “compre agora, pague depois” (BNPL, na sigla em inglês).
Até pouco tempo, o BNPL era mais comum entre os lojistas americanos e europeus. No entanto, as vantagens e possibilidade dos serviços têm chamado a atenção de negócios por aqui também. Se você deseja conquistar mais clientes e oferecer uma experiência de compra perfeita em toda a jornada - até o atendimento pós-venda -, descubra como explorar essa tendência.
A modalidade BNPL permite que os consumidores comprem algo e paguem depois à vista ou em parcelas - divididas em semanas, meses ou, até mesmo, anos. A vantagem é poder oferecer serviços sem cobrança de taxas de juros ou multas. Além disso, não existe preocupação com pontuação de crédito porque o processo de aprovação é mais rápido e prático.
Outro benefício é poder atrair compradores sem conta bancária. Hoje, 34 milhões de brasileiros não têm acesso a bancos, segundo um estudo do Instituto Locomotiva. Além deles, muitos outros são sub-bancarizados, ou seja, não aproveitam vários benefícios da inclusão financeira, como acesso a cartão de crédito e empréstimos.
As opções de pagamento “compre agora, pague depois” são uma forma de aumentar suas vendas, ao mesmo tempo em que você oferece uma experiência de compra diferenciada.
O BNPL é uma opção de crédito mais acessível e favorável ao consumidor, principalmente para quem não tem cartão ou possui orçamento apertado. Além disso, outras vantagens podem ser exploradas. Por exemplo, diferente de outros serviços de crédito, o BNPL não tem juros, apenas o risco de algumas taxas em caso de atraso nos pagamentos.
Os consumidores podem sentir que o BNPL facilita o planejamento financeiro, visto que é uma forma de parcelamento mais transparente e previsível. Isso acontece graças aos pagamentos mais simplificados e feitos a curto prazo e, ainda, sem a surpresa de taxas. A experiência de compra no checkout também é positiva, já que está tudo integrado na jornada de compra. Dessa forma, o cliente não precisa ser submetido a análises de crédito longas e complicadas ou buscar outras alternativas de financiamento.
Os produtos de valores mais altos ficam mais atrativos com os pagamentos “compre agora, pague depois”. Mesmo que o consumidor não tenha uma linha de crédito disponível, os lojistas conseguem tornar qualquer item acessível para um público amplo. Dessa forma, é possível aumentar o ticket médio sem se preocupar com o impacto que isso pode causar para os clientes.
A taxa média nacional de carrinhos abandonados no checkout de pagamento é de 82%, segundo o E-commerce Radar. Diversas dificuldades explicam isso, sendo uma delas justamente a falta de métodos de pagamentos que atendam os consumidores. Eles costumam se frustrar quando não encontram facilidades de parcelamentos diferenciados, por exemplo.
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Tudo indica um futuro promissor para as soluções “compre agora, pague depois”, afinal vários estudos apontam uma tendência estável nos comportamentos dos consumidores em todos os níveis de renda.
Por exemplo, segundo uma pesquisa da CB Insights, a indústria global de BNPL deve crescer de 10 a 15 vezes seu volume atual, chegando a US$ 1 trilhão em volume bruto anual de mercadorias até 2025.
A modalidade “compre agora, pague depois” é sua chance de adequar seu negócio às expectativas do consumidor moderno, que cada vez mais sente a necessidade de ter opções a livre escolha.
São diversas possibilidades, como compra de produtos que não estavam dentro do orçamento, menos preocupação com taxas do cartão de crédito ou liberdade para usá-lo quando achar melhor, acesso a financiamento sem checagem de crédito e tantas outras facilidades.
Aproveite para aumentar suas taxas de conversão e valorizar sua marca!
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