A precificação é a parte estratégica mais importante para a empresa, pois ela garante a competitividade, a satisfação dos clientes, saúde financeira e também a maximização dos lucros.
Quando o preço é baixo demais, a margem do lucro fica comprometida e você pode até mesmo ficar no vermelho. Por outro lado, se os preços forem muito altos, isso acaba afastando clientes e dificultando as vendas. Dessa forma, é preciso encontrar o ponto ideal na balança.
Precificar nada mais é que estabelecer o preço adequado para seus produtos e serviços. Isso é importante para evitar prejuízos, aumentar suas vendas pelo checkout e manter seu e-commerce atrativo.
Muitas empresas falham por conta de erros que poderiam ter sido evitados, como precificação inadequada. Prova disso é que 7% das empresas fecham por não obterem lucro real e 20% por falta de capital, segundo o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Fixar preços corretos ajuda a atrair e reter clientes, além de maximizar seus lucros de modo a ter uma gestão saudável, que permita a evolução contínua do negócio.
Existem alguns alertas que ajudam o empresário a identificar se os preços estão inadequados para o seu mercado. Caso você identifique esses problemas, será preciso refazer a precificação para que o seu fluxo de caixa não seja comprometido. Entre os pontos para ficar de olho estão:
Para fazer uma precificação de produto eficiente, o empresário deve considerar os seguintes elementos:
Aqui entram todos os custos envolvidos na produção ou aquisição do produto ou na prestação de um serviço, incluindo matérias-primas, mão de obra, despesas gerais, entre outros.
Item | Valor |
---|---|
Matérias-primas | R$ 1.200 |
Mão de obra | R$ 400 |
Despesas gerais | R$ 300 |
Total de custos | R$ 1.900 |
Neste cálculo estão as despesas fixas (aquelas que não variam com o volume de produção ou vendas, como aluguel, internet e salários) e variáveis (que variam com o volume de produção ou vendas, como materiais, comissões, impostos e frete).
Tipo | Item | Valor |
---|---|---|
Despesas fixas | Aluguel | R$ 1.000 |
Despesas fixas | Salários | R$ 2.000 |
Despesas fixas | Internet | R$ 300 |
Despesas variáveis | Materiais | R$ 500 |
Despesas variáveis | Comissões | R$ 200 |
Despesas variáveis | Impostos | R$ 400 |
Despesas variáveis | Frete | R$ 100 |
Trata-se do valor restante após deduzir as despesas variáveis dos custos. Em outras palavras, esse montante serve para determinar o valor mínimo que sua empresa deve vender para cobrir suas despesas fixas.
Exemplo de cálculo da margem de contribuição usando a fórmula:
Margem de Contribuição = Valor das vendas – (Custos + despesas variáveis)
O cálculo fica então:
Margem de contribuição: R$ 30.000 - (R$ 10.000 + R$ 4.500) = R$ 15.500
É o valor adicionado aos custos para cobrir despesas e obter lucro. É possível calcular o preço de venda adicionando o markup aos custos.
Para calcular o markup, basta dividir a margem de contribuição pelo valor das vendas e multiplicar o resultado por 100. A fórmula é a seguinte:
Markup = (Margem de Contribuição / Valor das Vendas) x 100
Exemplo:
Digamos que uma empresa vendeu um produto por R$100, tendo um custo de produção de R$70 e despesas variáveis de R$10.
Margem de Contribuição = R$100 - (R$70 + R$10) = R$20
Markup = (R$20 / R$100) x 100 = 20%
Produto | Preço de venda | Preço de custo | Markup (%) | Markup (R$) |
---|---|---|---|---|
Produto Y | R$ 100,00 | R$ 75,00 | 33,33% | 25,00 |
Produto W | R$ 200,00 | R$ 150,00 | 25% | 50,00 |
Produto Z | R$ 300,00 | R$ 200,00 | 50% | 100,00 |
Onde:
Esse número representa o quanto é necessário vender para poder cobrir todas as despesas e não ter prejuízo, ou seja, chegar ao famoso zero a zero. Esse valor pode ser expresso pela seguinte fórmula:
Ponto de Equilíbrio Operacional = Custos Totais / Margem Média (%)
Item | Valor |
---|---|
Custos totais | R$ 20.000 |
Margem média (%) | 50% |
Nesse caso, seu e-commerce precisaria vender R$40.000 para atingir o ponto de equilíbrio. Sendo assim, tudo que você vender a partir de então representa lucro para o seu negócio.
Para isso, é só subtrair os custos totais das receitas. É importante levar em consideração as despesas fixas e variáveis para determinar o lucro real e não operar com números errados.
Para calcular o lucro, basta subtrair o custo do preço de venda, conforme o exemplo a seguir:
Produto | Preço de venda | Custos | Lucro |
---|---|---|---|
Produto 1 | R$ 100,00 | R$ 70,00 | R$ 30 |
Produto 2 | R$ 50,00 | R$ 40,00 | R$ 10 |
Lucro = Preço de Venda - Custo
No exemplo acima, o lucro para o Produto 1 é de R$30 (100 - 70) e o lucro para o Produto 2 é de R$10 (50 - 40).
Esse cálculo agrega todos os custos da produção, incluindo as despesas fixas, para determinar o custo real de produção de um item.
Para calculá-lo, usamos a fórmula:
Custo por Absorção = (Custo Direto + Custos Indiretos) / Unidades produzidas
Produto | Custo direto | Custos indiretos | Custo total |
---|---|---|---|
Produto A | R$ 100,00 | R$ 200,00 | R$ 300 |
Produto B | R$ 50,00 | R$ 150,00 | R$ 200 |
Por exemplo, se a empresa produziu 1000 unidades do Produto A, o custo por absorção é de R$0,30 por unidade.
Custo por Absorção = (R$100 + R$200) / 1000 = R$0,30 por unidade
É importante também revisar de tempos em tempos sua precificação para garantir que ela reflita as condições do mercado e que assegure a saúde financeira do seu e-commerce.
Estabelecer uma precificação de forma correta traz benefícios para a gestão, como:
👉 Gestão estratégica: guia prático para sua empresa
Sem dúvidas, além de preços adequados, um e-commerce de sucesso precisa contar com um sistema de checkout seguro e completo como o que o Mercado Pago oferece.
Esse tipo de ferramenta favorece a gestão financeira da sua empresa, afinal, além de converter boas vendas, a tecnologia proporciona um dashboard completo para o empresário acompanhar todas as informações e relatórios de vendas. Tudo isso, de forma automatizada e precisa, ajudando muito na hora de traçar uma estratégia de precificação.
Um checkout bem construído é a garantia de segurança e facilidade de compras para os clientes, sendo decisivo para diminuir abandonos de carrinho, aumento do lucro, das taxas de conversão e, é claro, dos resultados da sua loja online.
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