O WhatsApp é uma das maiores ferramentas de comunicação no Brasil. A plataforma ganha cada vez mais espaço entre pessoas que buscam se relacionar com outras pessoas e, além disso, facilita o contato com marcas, lojas e prestadores de serviço de maneira simples. Em outras palavras, o aplicativo se tornou muito mais que um chat pessoal, mas uma ferramenta de trabalho.
Para empresas, mais do que responder clientes, é possível vender pelo WhatsApp, sem intermediações de sites ou loja física. No entanto, esse movimento requer estratégias e soluções para possibilitar a facilidade de pagamento direto na plataforma.
A estratégia é relevante porque faz a empresa chegar até o cliente de uma forma mais efetiva, proporcionando comodidade. Pela ferramenta, é possível criar proximidade, comunicação rápida e personalização. Além disso, vender pelo WhatsApp tem baixo custo, já que, com soluções personalizadas, é possível efetivar a venda em poucos passos.
Imagine atender um cliente que está sem tempo para visitar a loja física ou acessar o site. Perder a venda? Jamais. Com o WhatsApp Business, é possível tirar dúvidas e vender diretamente na própria conversa.
A plataforma também transmite confiança, já que permite contato direto com o cliente e construção de laços. Isso cria proximidade e se torna um diferencial competitivo. Assim, não é necessário que o cliente entre em outra jornada de compra, a venda é concluída ali mesmo.
“Mas como vender pelo WhatsApp e já receber?” . É simples: com o uso de um link de pagamento, que permite concluir a venda em poucos minutos.
O primeiro passo é não ser insistente. Imagine uma loja que tenta vender incansavelmente ao mesmo cliente, gerando incômodo ou desconfiança. O resultado será o bloqueio da empresa.
Uma boa prática para vender pelo WhatsApp é usá-lo de forma natural: conversar, tirar dúvidas e aplicar estratégias que transformem a ferramenta em uma extensão personalizada da loja. Confira algumas estratégias:
Quando a empresa possui uma conta comercial no WhatsApp, é possível personalizar o contato da loja, criando catálogos com fotos, descrições e valores. Assim, mesmo sem um atendente disponível, o cliente pode conferir os produtos. O catálogo também evita o envio excessivo de fotos e descrições, deixando a conversa livre para dúvidas e fechamento da venda.
O cliente espera resposta rápida. Uma mensagem automática de boas-vindas com direcionamento inicial ajuda a reduzir a ansiedade: “Olá, seja bem-vindo à loja X! Deixe sua mensagem e em breve um atendente irá conversar com você. Se preferir, veja nosso catálogo aqui.” Mensagens de ausência também são essenciais para informar sobre horários e evitar frustrações.
Clientes que já compraram podem receber promoções personalizadas. O WhatsApp Business permite segmentar contatos e enviar mensagens em grupo. Por exemplo, é possível enviar uma promoção para clientes que demonstraram interesse em um produto, sem precisar mandar mensagens individuais.
Como as vendas pelo WhatsApp são rápidas, gatilhos como “comprando pelo WhatsApp você ganha X% de desconto” ou “promoção válida apenas hoje” despertam o senso de urgência e estimulam a compra.
As conversas devem ser naturais. Envie conteúdos que ajudem o cliente a decidir, como fotos extras, vídeos e demonstrações do produto em uso. Isso funciona como prova social e fortalece o poder de convencimento.
Os feedbacks ajudam a empresa e funcionam como prova social. Após a venda, peça ao cliente que conte como foi a experiência ou envie fotos e vídeos do produto.
Além das ações para configurar e usar o WhatsApp Business, existem algumas boas práticas complementares ajudam a transformar conversas em vendas:
Uma boa venda começa com uma boa conversa, e o WhatsApp é ideal para isso. Com estratégias bem aplicadas, ele pode ser mais do que um canal de comunicação: um verdadeiro motor de vendas.
Boas práticas de personalização e soluções digitais de pagamento, como o Link de Pagamento Mercado Pago, fortalecem o fechamento de vendas sem precisar redirecionar o cliente.
Facilitar o processo de compra é a chave para aumentar as conversões. Com as estratégias e ferramentas certas, como o Link de Pagamento Mercado Pago, vender pelo WhatsApp se torna uma experiência simples e eficaz.
💡 Leia também:
Receba pagamentos pelo WhatsApp Business usando o Mercado Pago
Melhores estratégias para integrar canais de vendas e lucrar mais
Figital: por que investir em conectar as vendas físicas e digitais
Stories do Instagram: 8 estratégias para impulsionar vendas
Link de pagamento para empresas: 5 motivos para começar a usar