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Melhores estratégias para integrar canais de vendas e lucrar mais

5 min de leitura Atualizado em 16/05/2025
Mercado Pago: homem negro sorrindo de óculos vestindo camisa social branca em um escritório com mesa corporativa e computador de mesa mexendo no tablet para conferir os canais de vendas da empresa
Melhores estratégias para integrar canais de vendas e lucrar mais
6:20

Se sua loja possui um espaço físico, responde no WhatsApp e ainda posta promoções nas redes sociais, parabéns: sua marca já é multicanal. Mas será que esses canais estão conversando entre si?

É aí que entra o omnichannel — uma estratégia que conecta todos os canais de vendas e pontos de contato com o cliente, criando uma jornada de compra fluida, sem interrupções, sem retrabalho.

Mas como colocar isso em prática? Como transformar esse quebra-cabeça em uma máquina de vendas? Bora entender.

 

Vale a pena integrar os canais de vendas?

Respondendo de forma direta: vale, e muito. O omnichannel é uma resposta direta ao comportamento de um consumidor que está cada vez mais conectado, impaciente e exigente.

Sabe aquele cliente que viu seu produto no Instagram, clicou no link, colocou no carrinho e desistiu porque o frete era alto? Ou aquele que foi à loja, experimentou e depois comprou pelo site? Pois é. Eles esperam coerência e continuidade, e não uma colcha de retalhos.

Segundo o Relatório Zendesk, 64% dos clientes já usaram um novo canal para falar com uma marca. E cada vez mais, o público prefere caminhos mais rápidos e personalizados, principalmente ao clicar em um link nos stories do Instagram ou enviar uma mensagem no WhatsApp. 

Integrar canais aumenta o alcance e melhora a experiência. E isso impacta diretamente nas vendas. Se o cliente consegue transitar de um canal a outro com facilidade — e pagar como preferir — ele compra mais, volta mais vezes e ainda recomenda.

 

6 estratégias para integrar seus canais de vendas

Integrar não é só estar presente em muitos lugares. É conectar tudo de forma inteligente para que a gestão de vendas omnichannel seja bem sucedida. A seguir, confira estratégias que realmente funcionam:

1. Entenda o comportamento dos seus clientes

Comece mapeando como seu público interage com sua marca. Onde eles descobrem seus produtos? Onde compram? Que dúvidas têm antes de fechar? Use ferramentas de gestão de e-commerce, pesquisas e formulários para descobrir os caminhos percorridos e identificar gargalos.

 

2. Mantenha os dados de todos os sistemas sincronizados

Estoques, preços, cadastros e status de pedidos devem estar atualizados em todos os canais. Isso evita erros, frustrações e perda de vendas. Imagine prometer no Instagram um produto que já esgotou no estoque físico? Além disso, dados sincronizados permitem decisões mais inteligentes.

 

3. Especialize sua equipe

Seus vendedores precisam entender o que é omnichannel e como atuar em diferentes canais com eficiência. O treinamento é essencial para garantir atendimento fluido, sem ruídos ou retrabalho.

 

4. Integre todos os sistemas digitais

A integração técnica entre sistemas é o coração da estratégia omnichannel. Isso pode ser feito via API — códigos desenvolvidos por profissionais da área. Ou então por meio de plataformas com integrações nativas, que já “conversam” entre si automaticamente. Opte pela solução que faz sentido para a sua empresa, mas não ignore esse passo, pois só ele permite que os dados de vendas, estoque e históricos de conversas estejam em total sincronia.

 

5. Mantenha comunicação entre meios físicos e digitais

Sua loja física precisa saber das promoções da loja online. Seu site precisa refletir o que está na vitrine. E se há uma promoção exclusiva para o e-commerce, o vendedor da loja precisa saber disso para orientar o consumidor. Essa coerência aumenta a confiança e impulsiona vendas.

 

6. Acompanhe os resultados

Use dashboards, relatórios e métricas claras para medir o desempenho de cada canal. Com esses dados, é possível ajustar estratégias e identificar onde investir mais para aprimorar constantemente seu planejamento de vendas.

 

E o pagamento omnichannel?

Se os canais de venda são múltiplos, os meios de pagamento também devem ser. E isso é ótimo, porque cada canal atrai perfis diferentes de consumidores, com preferências diversas na hora de pagar.

Pense assim: quem compra pela loja física pode querer pagar com cartão de débito ou PIX. Já no e-commerce, o cliente busca agilidade, e aí entram os checkouts otimizados. Nas redes sociais ou no WhatsApp Business, a solução ideal é o link de pagamento: rápido, prático e seguro.

O pagamento omnichannel conecta todos esses formatos, garantindo que o cliente possa escolher como pagar — e sua empresa, como receber. Com os canais de vendas integrados, é possível oferecer uma experiência com menor chance de desistência.

Vale lembrar: para implementar um sistema de pagamentos realmente eficiente, é preciso ter uma equipe alinhada — com desenvolvedores, especialistas técnicos e profissionais de atendimento. Além de um time poderoso, é possível contar com o Mercado Pago, que oferece soluções práticas para pagar e ainda receber o dinheiro das vendas na hora, como um checkout otimizado, link de pagamento com altos níveis de personalização para transformar as vendas em uma experiência única e imersiva e maquininhas de cartão para todos os tipos de empresas. 

 

Lucre mais com canais de vendas integrados!

Vender por todos os lados é bom. Vender de forma integrada é ainda melhor. Com uma estratégia omnichannel bem estruturada, sua empresa consegue alcançar mais clientes e deixá-los totalmente satisfeitos com a experiência de compras. 

Para ter sucesso, entenda seus clientes, escolha bem suas ferramentas, integre seus canais e diversifique os meios de pagamento. Desde o atendimento no balcão até o link de pagamento no WhatsApp, tudo deve funcionar como uma só engrenagem.

Quer saber como o banco digital Mercado Pago pode ajudar sua empresa a dar esse passo? Conheça as soluções completas para a sua empresa vender mais!

 


💡Leia também:

Figital: por que investir em conectar as vendas físicas e digitais

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Como transformar o atendimento ao cliente por telefone de sua empresa 

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