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Planejamento de vendas: prepare sua empresa para a volta às aulas

8 min de leitura Atualizado em 30/12/2024
Mercado Pago: imagem de uma empresária organizando a gôndola da sua papelaria, após desenvolver um planejamento de vendas e se programar para antecipar as ofertas de venda de material escolar. Na imagem, é possível ver a empresária organizando canetas de diversas cores em nichos da gôndola, sorrindo.
Planejamento de vendas: prepare sua empresa para a volta às aulas
12:59

Nem só de presentes de Natal e amigo secreto vive o mercado no final de ano. Esse já é um período em que a compra de material escolar também tem o seu lugar garantido para os pais e responsáveis que buscam fazer bons negócios, aproveitando promoções e boas condições, sem comprometer a compra dos materiais essenciais para que as crianças iniciem o ano letivo bem preparadas para as aulas.

Nessas horas, antecipar suas vendas, considerando esse público, é uma estratégia que pode fazer toda a diferença na lucratividade da empresa. No entanto, a falta de planejamento e a imprevisibilidade da demanda podem gerar dificuldades como estoques mal calculados, falta de produtos essenciais ou excesso de itens pouco procurados, impactando em todo o fluxo de caixa e ainda afastando os clientes que já estão inclinados a fazer essa compra. 

Por isso, investir em um planejamento de vendas, permite que a sua empresa atue de forma mais estratégica e eficiente. Afinal de contas, além de otimizar estoques, essa prática reduz desperdícios com produtos que não vendem, melhora a experiência dos clientes e garante um melhor aproveitamento do potencial desse período tão importante.

Preparar-se para a volta às aulas vai muito além de simplesmente abastecer o estoque. É a chance de transformar um momento de alta procura em uma oportunidade estratégica para fortalecer sua empresa, obter a fidelização de clientes e se destacar no mercado.

Sazonalidade ou oportunidade? O papel do planejamento de vendas na sua estratégia

A venda de material escolar é uma ótima oportunidade para o varejo brasileiro e, não é de hoje que ele vem movimentando o mercado no início do ano. Também é um momento ideal para que responsáveis e crianças em idade escolar adquiram todos os itens da lista enviada pelas escolas.

É fato que itens de papelaria e material escolar podem ser comprados ao longo do ano para diversas finalidades, mas o começo e meio do ano são marcados pela necessidade da compra ou, respectivamente, recompra de material. É nesse ponto que um bom planejamento de vendas na sua empresa pode fazer toda a diferença para aumentar os lucros com esse público.

Um levantamento da Cuponomia mostrou que em dezembro de 2023 a compra de material escolar cresceu 284%, mostrando o potencial desse período e como vale a pena sua empresa se programar e organizar o estoque para vender mais e melhor.

Ah, mas esse período é para as papelarias e lojas de bazar, certo?! Não necessariamente. Dados do Instituto Locomotiva apontam uma divisão considerável do público que compra esses materiais, variando desde as lojas físicas e lojas especializadas, até supermercados e até eventos locais, como feiras de trocas e usados a fim de aproveitar opções sustentáveis e também economizar.

Esse mesmo estudo mostrou uma média de consumo anual com livros e outros itens que fazem parte da lista de material escolar que chega a R$ 45 bilhões. Ou seja, com as ferramentas certas, a sua loja pode aproveitar esse início de ano para impulsionar as vendas e continuar fidelizando clientes, seja em vendas físicas ou mesmo vendas online.

Com um bom planejamento de vendas é possível mapear as necessidades do mercado, alinhar seu estoque com os padrões de consumo e criar ações que atendam aos clientes no momento certo. 

E verdade seja dita: ao adotar esse tipo de abordagem, é possível reduzir prejuízos e desperdícios e ainda se destacar pela eficiência e o maior controle de vendas, além da capacidade de oferecer uma experiência de compra mais satisfatória.

Ao contrário de outros conceitos, o planejamento de vendas tem um foco específico: conectar a oferta à demanda, garantindo que a sua empresa esteja pronta para aproveitar cada oportunidade de venda, e consiga obter controle de vendas de maneira eficiente. Por essa razão, quando bem executado, o planejamento de vendas aumenta a lucratividade e fortalece a posição da empresa no mercado, transformando a sazonalidade em oportunidade de crescimento.



Como fazer um bom planejamento para antecipar vendas?

Preparar-se para os períodos de alta demanda, como a volta às aulas, pode ser a chave para um ano mais lucrativo, seja para empresas do ramo de papelaria e materiais escolares ou mesmo empresas com produtos diversificados, mas que também podem aproveitar essa data. 

Porém, para aproveitar essas oportunidades sem sustos, um bom planejamento de vendas é essencial. Quando feito de forma antecipada e com base em dados consistentes, o planejamento permite ajustar as estratégias, definir metas claras e tomar decisões mais assertivas, garantindo maior eficiência e lucro. Veja como fazer isso em sua empresa:

 

  • Analise os dados: olhar para o histórico de vendas é o primeiro passo para entender o comportamento do seu público. Quais itens mais saíram no período anterior? Quais produtos tiveram menos procura? Essa análise ajudará a compreender a demanda de forma mais precisa. É importante também estudar as tendências de consumo de materiais escolares, considerando aspectos como o crescimento de novas necessidades, como materiais personalizados ou ecológicos, por exemplo, e as preferências dos consumidores.

 

  • Faça promoções estratégicas: antecipar as vendas com promoções é uma excelente forma de atrair clientes antes da demanda atingir seu pico. Ofereça descontos ou crie pacotes especiais para compras antecipadas. Por exemplo, um kit escolar itens básicos e essenciais que estão em todas as listas, como lápis, borrachas, canetas e estojos, por exemplo. Além de trazer vantagens para o cliente, essas opções movimentam o estoque. Esse tipo de estratégia pode gerar vendas antecipadas e a fidelização de clientes para compras futuras.

 

  • Diversifique os canais de venda: cada vez mais os consumidores compram de diferentes formas e em canais de atendimento diversos. Não basta estar presente apenas na loja física. Amplie a sua presença online, seja em e-commerce próprio, marketplaces ou redes sociais. Facilitando o acesso aos seus produtos, a sua empresa pode alcançar uma base maior de clientes e, consequentemente, aumentar as vendas.

 

  • Flexibilize as formas de pagamentos: oferecer diferentes meios de pagamento é essencial para facilitar a vida do seu cliente e fechar vendas de forma ágil. Ferramentas como link de pagamento ou QR codes são simples de implementar e permitem que seus clientes finalizem a compra de maneira rápida e segura. Aliás, plataformas como o Mercado Pago, por exemplo, oferecem soluções de pagamento que se adaptam às necessidades de cada consumidor, desde parcelamentos, links de pagamento, que podem ser enviados pelas redes sociais para acelerar as vendas, por exemplo.

 

  • Planeje seu estoque: de nada adianta criar boas ofertas e ter canais diversificados se o estoque não estiver preparado para suportar a demanda. Por isso, é fundamental planejar a reposição com base nas previsões de vendas. Organize seu estoque de forma estratégica, garantindo que os produtos mais procurados sejam prioritários e evite o acúmulo de itens que têm menos saída. A gestão do estoque bem feita é importante para atender à demanda sem gerar desperdício.


5 vantagens de ter um bom planejamento de vendas

Um bom planejamento de vendas é fundamental para qualquer empresa que deseja ter sucesso, principalmente em mercados mais competitivos. Ele não é apenas uma ferramenta para aumentar as vendas, mas um guia para ajudar na tomada de decisões estratégicas e na organização dos recursos de forma mais eficaz. 

Quando bem feito, esse planejamento permite que a empresa se antecipe às demandas, identifique padrões de comportamento dos clientes e se ajuste às mudanças do mercado. Isso cria um ciclo de operação mais ágil e eficiente, possibilitando que os gestores respondam de maneira assertiva às necessidades dos clientes e aproveitem ao máximo as oportunidades disponíveis.

Conheça outros benefícios de adotar um planejamento em sua empresa e impulsionar suas vendas de material escolar:

1. Previsão de demanda


Com um planejamento de vendas bem estruturado, sua empresa pode antecipar as flutuações de demanda e se preparar para os períodos de pico. Por exemplo, ao analisar as vendas de anos anteriores e acompanhar as tendências de mercado, é possível prever quando a demanda por certos produtos vai aumentar e ajustar as estratégias de venda para atender a essa demanda de forma eficaz, evitando tanto a falta quanto o excesso de estoque.

2. Gestão de recursos financeiros


O planejamento de vendas também desempenha um papel importante na gestão financeira da empresa. Com previsão antecipada de demanda, é possível ajustar o fluxo de caixa e alocar os recursos de forma mais inteligente. Isso significa que a empresa pode se preparar para investir nas áreas mais estratégicas, como campanhas de marketing digital para e-commerce e a compra de novos produtos para venda, sem comprometer a saúde financeira.

3. Otimização do estoque


Outro benefício importante de um bom planejamento de vendas é a otimização do estoque. Ao ter uma visão clara da demanda futura, a empresa consegue planejar e melhorar a quantidade de produtos a ser adquirida e estocada, evitando tanto a escassez, quanto o excesso de produtos. Isso ajuda a reduzir custos com armazenamento e a melhorar a eficiência operacional, garantindo que os itens certos estejam disponíveis no momento certo.

4. Identificação de oportunidades sazonais 


O planejamento de vendas permite que a empresa se antecipe às oportunidades sazonais. Isso inclui períodos como a compra de materiais escolares, datas comemorativas, feriados e outras ocasiões especiais, que tendem a gerar picos de vendas. Ao identificar essas oportunidades com antecedência, é possível criar campanhas promocionais específicas, ajustar o estoque e preparar a equipe de vendas para aumentar os lucros durante esses períodos de vendas.

5. Maior fidelização de clientes


Um bom planejamento de vendas também contribui diretamente para a fidelização de clientes. Quando uma empresa está bem preparada para atender às necessidades de seus consumidores, oferecendo uma experiência de compra ágil e eficiente, ela conquista a confiança dos clientes, isso pode ser potencializado com uso de ferramentas de pagamentos personalizadas, como link de pagamento por exemplo, que facilitam a finalização de compras, e plataformas seguras, como o Mercado Pago, que garantem transações rápidas e seguras. Essa atenção ao cliente aumenta a satisfação e favorece a recorrência de compras e a lealdade à marca.

 

Planejamento de vendas: um diferencial para lucrar mais

Se sua empresa já está se programando para as vendas de materiais escolares, sabe que o período de volta às aulas é uma das melhores oportunidades para vender mais. Mas aproveitar esse momento exige mais do que estoque cheio — é preciso um planejamento de vendas eficiente.

Planejar significa estar um passo à frente. É compreender as necessidades e desejos dos clientes e garantir que seja possível oferecer uma experiência de compra realmente interessante, afinal, de nada adianta preparar sua empresa para vender mais, com um estoque reforçado se, na hora das vendas, sua tecnologia não proporcionar a agilidade e comodidade que os clientes buscam.

Nessas horas, contar com soluções como o Link de Pagamento Mercado Pago podem salvar a eficiência operacional em sua empresa. Além de proporcionar vendas muito mais rápidas e garantir a possibilidade da realização de vendas com links otimizados via WhatsApp ou pelas redes sociais, aproveitando o interesse dos clientes em campanhas de anúncios, sua empresa ainda tem a possibilidade de receber o dinheiro das vendas na hora!

Então, atualize o seu planejamento e reforce as suas vendas com as ferramentas certas para impulsionar as vendas de material escolar do próximo ano ainda em 2024. Aproveite a tecnologia e tenha um parceiro de confiança para transformar seus lucros em um sucesso digno de virar livro!

 


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