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Multiplique suas vendas no Natal com meios de pagamento multicanal

7 min de leitura Atualizado em 12/11/2024
Mercado Pago: imagem de uma empresária vestindo um agasalho vermelho e um gorro de papai noel sentada à mesa de trabalho enquanto analisa suas métricas de vendas. Na mesa, há um notebook aberto e em uma das mãos, a mulher segura um celular para verificar em seu relatório de vendas quais meios de pagamento mais foram utilizados pelos clientes de sua loja. Ao fundo da imagem, é possível ver estantes com caixas de produtos embalados para venda e uma árvore de Natal como decoração.
Multiplique suas vendas no Natal com meios de pagamento multicanal
10:17

Quem não ama o Natal? Com a chegada desse período, surge também uma grande oportunidade de aumentar as vendas, já que o Natal é uma das épocas mais lucrativas do ano. Para as empresas, tanto online quanto físicas, é essencial deixar os preparativos em ordem para garantir uma experiência de compra mais otimizada, eficiente e conveniente para o consumidor.

Um desses preparativos é o foco nos meios de pagamento e, pensando nisso, utilizar uma dinâmica multicanal de pagamento pode ser uma estratégia excelente, já que a empresa que pratica essa opção, oferece diversas formas de pagamento para o cliente e possibilita uma compra muito mais facilitada e dinâmica, evitando dores de cabeça. 

Inclusive, em um período tão dinâmico e competitivo como o Natal, isso faz toda a diferença na decisão de compra, no aumento de vendas, na fidelização do cliente e também na experiência do consumidor, fazendo com que ele não deixe de comprar porque o cartão não é aceito, ou porque ele não tem a opção de pagamento por boleto ou Pix, por exemplo.

 

Por que oferecer vários meios de pagamento é importante no Natal?

Enquanto um cliente prefere pagar suas compras em dinheiro, outro prefere a opção do cartão por aproximação, já um terceiro, prefere um link de pagamento, por exemplo. Se todos eles forem atendidos, a empresa fatura mais, certo?! Pois é, para atender a essa demanda, oferecer vários meios de pagamento é essencial e afetará diretamente na taxa de conversão de vendas.

Uma pesquisa realizada pela All iN e Social Miner, revelou que seis em cada dez brasileiros compram de maneira híbrida. Ou seja, tanto em lojas físicas, quanto em lojas online. Além disso, outro estudo, feito pela Harvard Business Review, mostrou que de um público de 46 mil consumidores, cerca de 73% utilizam múltiplos canais durante a jornada de compra.

O que isso tudo significa? Que grande parte dos seus clientes utiliza diversos meios de pagamento para pagar por suas compras, isso porque eles estão ativos, tanto online, quanto fisicamente. É possível que um cliente de uma empresa chegue até a loja física, por exemplo, e solicite um pagamento através de Pix, que é a forma que ele fez sua última compra no site. Já outro, peça a possibilidade do link de pagamento na hora de comprar online.

Dessa forma, oferecer meios de pagamento diversos, como Pix, cartão, boletos, link de pagamento, entre outros, é a única forma de atender qualquer público e não frustrar clientes

Até mesmo o cliente que opta por trocar a forma de pagamento, porque a atual foi recusada, será atendido por uma empresa que oferece o conceito de multicanais. Isso é fundamental para o aumento da confiança do consumidor, conveniência e menor abandono de carrinho.

E com a alta demanda do Natal, oferecer uma opção de compra mais fluida e completa é a chave para converter mais vendas e alcançar um público maior.

 

Como diferentes meios de pagamento multicanal podem melhorar as vendas?

Nada melhor que as vendas de Natal para impulsionar o fluxo de caixa, aumentar o relacionamento com clientes e fazer o estoque girar. Mas, para que tudo isso realmente aconteça, é fundamental utilizar de maneira correta as diferentes formas de pagamento disponíveis. Assim, é possível oferecer uma experiência muito mais agradável ao cliente e colher frutos por isso. 

As vantagens em explorar os multicanais de pagamento são muitas, mostrando que vale muito a pena investir neste conceito para potencializar as vendas e o relacionamento com o cliente. Veja:

 

  • Aumento nas conversões: com mais formas de pagamento, as barreiras para finalizar uma compra são reduzidas e, aqueles clientes que poderiam desistir de comprar porque não possuíam o meio de pagamento, ou porque enfrentariam dificuldade na conclusão, podem escolher outra forma de pagar, o que efetiva a venda e aumenta o número de conversões.

  • Maior conveniência para os clientes: proporcionar variadas formas de pagamento permite ao cliente uma conveniência melhor ao pagar. Ou seja, ele pode escolher aquilo que mais lhe é favorável, como um cartão que já fechou, ou um boleto para pagar em dinheiro, ou então o link de pagamento para parcelar a compra no cartão.

  • Expansão do alcance do público: com multicanais de pagamento, a empresa consegue chegar em um público maior, como pessoas que não possuem acesso a cartão, mas podem pagar por boleto ou Pix, por exemplo. Ou então, aquelas que preferem um link de pagamento por confiarem na instituição que está intermediando o pagamento.

  • Melhoria na confiança e segurança: contando com soluções mais completas, as empresas podem oferecer muito mais segurança ao optar por multicanais, garantindo proteção antifraude, autenticação em todas as transações, criptografia, entre outros métodos que aumentam a segurança e também a confiança do cliente em comprar.

  • Redução de barreiras no processo de compra: imagine que um cliente optou por pagar pelo link de pagamento, mas a empresa não oferece este meio, ele escolheu então o Pix, porém a empresa aceita apenas cartões e boletos. Ou seja, com duas barreiras em sua escolha, a tendência é que o consumidor busque uma loja que atenda sua demanda, desistindo de comprar nesta empresa.

  • Mais agilidade no processo de venda: com meios de pagamento já estabelecidos, é possível dar maior fluidez no atendimento, isso porque as formas de pagamento já estarão ativas e, caso o cliente opte por qualquer uma delas, não haverá necessidade de solicitações, confirmações, ou qualquer outra burocracia para liberar, ou não, a forma de pagamento pretendida. 

 

5 estratégias para turbinar suas vendas de Natal

Se a empresa se destaca no Natal é porque inovou e saiu do óbvio, e isso é fundamental para quem quer oferecer mais possibilidades aos consumidores e ter maior retorno e lucratividade. 

Essa inovação está diretamente relacionada com a forma que a empresa atende a demanda do cliente, independentemente de qual seja ela. Ou seja, se o cliente é mais conservador e opta pelo pagamento através de um cartão físico, a empresa atenderá, se ele é mais despojado e prefere um pagamento feito através da aproximação do seu relógio inteligente, também haverá venda.

Isso resulta em um atendimento personalizado e muito mais amplo, que não deixa nenhum cliente para trás, fundamental para potencializar vendas e, claro, melhorar a experiência do cliente. 

Além disso, algumas estratégias para inovar e vender mais são:

 

1. Ofereça a opção de pagamento por Pix

Para facilitar transações rápidas, as opções de pagamento por Pix são ágeis e seguras, além de não terem taxas por transação, o que auxilia no fluxo de caixa, garante mais rapidez ao cliente e também proporciona maior segurança para a empresa.

 

2. Crie campanhas exclusivas via link de pagamento

É possível, por exemplo, oferecer ao consumidor um combo ou kit de produtos exclusivos e vendidos pela rede social ou WhatsApp, com pagamento diretamente pelo link de pagamento. Além de estimular a venda com este meio, é possível oferecer mais facilidade ao consumidor e ainda criar ofertas exclusivas e links com expiração para datas comemorativas como o Natal.

3. Permita pagamentos pelo WhatsApp com links personalizados

Com o link de pagamento Mercado Pago, por exemplo, é possível personalizar o valor de pagamento, adicionar descrição do produto ou serviço, especificar a quantidade de parcelas, configurar pagamentos recorrentes (se for o caso), adicionar dados do comprador, personalizar o e-mail de cobrança, controlar o vencimento, entre outros recursos que otimizam o uso da solução e tornam a experiência mais imersiva.

 

4. Facilite o pagamento em parcelas para grandes compras

Uma boa estratégia para aumentar o ticket médio das vendas online e físicas é proporcionar mais parcelas, a depender do valor da compra. Isso estimula o cliente a comprar mais, já que poderá parcelar seus itens em mais vezes. Para isso, é importante contar com uma solução que aceite cartão de crédito, como maquininhas em uma loja física, ou o link de pagamento com recebimento na hora em uma loja online.

 

5. Permita o pagamento com diferentes cartões ou carteiras digitais

Aceitar diversas bandeiras e carteiras digitais é essencial para alcançar mais pessoas e aumentar as chances de realizar uma venda, bem como fidelizar o cliente. Isso porque o número de clientes que optam pelos cartões e carteiras digitais só cresce, fazendo com que estas formas de pagamento sejam decisivas para o consumidor. 

 

Turbine suas vendas de Natal com meios de pagamento multicanal!

Cliente com sua demanda atendida é cliente satisfeito, e para isso, oferecer diversos meios de pagamento garantirá que cada um possa ter uma experiência mais satisfatória de compra, o que é fundamental para que retornem felizes para casa e voltem a comprar com ainda mais satisfação. 

Utilizando formas de pagamento inovadoras, como o Link de pagamento Mercado Pago, é possível alcançar muito mais clientes e oferecer mais facilidade a eles. Além disso, com o Link de pagamento Mercado Pago, sua empresa consegue proporcionar maior credibilidade nas transações, além de contar com mais segurança nelas todas. 

Outra possibilidade através do link de pagamento Mercado Pago, é o recebimento pelas vendas na hora. Ou seja, vendeu e recebeu na conta da empresa no mesmo instante. Além de melhorar o fluxo de caixa, isso proporciona até uma maior facilidade para quem precisa fazer a recompra de insumos esgotados, o que é normal em períodos de alta demanda como o Natal. 

Empresas que implementam estratégias como estas, investem em inovação e oferecem os mais variados meios de pagamento, conseguem se destacar em períodos de alta competitividade, e, assim, alcançar o sucesso em vendas e os melhores resultados se torna muito mais fácil.

 


💡Leia também:

Como gerar link de pagamento com cartão de crédito no Mercado Pago

Como emitir nota fiscal eletrônica de vendas por link de pagamento

Link de pagamento Mercado Pago: receba pelas redes sociais e WhatsApp

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