Monitorar o market share de uma empresa é tarefa essencial para entender se ela é competitiva no mercado ou não. Através dele é possível avaliar o desempenho frente aos concorrentes e compreender se são necessárias estratégias para fazer com que esse valor aumente.
E como o market share se trata de uma métrica que avalia o posicionamento de uma empresa, ele tem o objetivo de monitorá-la regularmente, assim, permite que ela possa ajustar estratégias, tomar medidas e fazer alterações em sua forma de trabalhar para aumentar esse espaço. Isso tudo focando em estratégias de marketing, de vendas e de relacionamento com os clientes, para aumentar o volume de vendas de uma loja.
“Mas, afinal de contas, o que é market share?”. O market share é a porcentagem de participação da empresa em um setor específico do mercado, sendo um indicador fundamental para avaliar sua relevância. Mas, além de medir a participação de mercado, o market share também fornece um conhecimento essencial para direcionar ações e estratégias a fim de promover o crescimento e aumentar a competitividade.
Inclusive, vale pontuar que existem diferentes modelos de market share, e eles ajudam a fazer essa medição, porém, cada tipo é feito de perspectivas diferentes, mas com o mesmo objetivo: trazer uma visão mais abrangente relacionada à performance e desempenho junto à concorrência.
E os principais modelos de market share são: de valor e volume, mas há algumas variações que você, gestor, também pode observar no mercado. Veja:
Com um melhor entendimento sobre o que é market share, é hora de saber quais são os impactos que ele causa em uma empresa, seja para criar ações de satisfação do cliente, estratégias de marketing, estratégias de vendas, entre outros. Tudo isso pode ser essencial para o crescimento e avanço cada vez maior no mercado. Alguns dos principais impactos que o market share causa, são:
O mais interessante no market share é saber que é possível aumentá-lo na empresa. Ou seja, há possibilidade de criar ações e estratégias para que permitam a “mordida” em uma fatia maior do mercado, vindo do resultado de aumento de vendas, expansão, entre outros.
Isso é fundamental para o crescimento constante e algumas das formas de se fazer isso, são:
A experiência do cliente com a empresa é fator primordial para o relacionamento, por isso invista em um atendimento mais próximo, com inclusão de chatbots otimizados, automatização de e-mail marketing, resolução rápida de problemas, políticas claras de troca e devolução, coleta de feedbacks, análise de comentários e respostas nas publicações de redes sociais, entre outros.
Investir na experiência do cliente é fundamental para aumentar o market share, por isso foque em soluções de pagamento mais eficazes, estratégias de marketing para melhorar a jornada de compra do cliente, como um CRM, (Gestão de relacionamento com o cliente) e o checkout otimizado para diminuir abandono de carrinho, entre outras possibilidades.
A diversificação de produtos é importante para introduzir itens ou serviços que atendam às tendências e necessidades dos clientes. Faça isso escolhendo itens que são exclusivos no mercado, que são novidades, atualizações dos itens atuais, entre outras opções.
Campanhas de marketing digital direcionadas nas redes sociais, e-mail marketing, WhatsApp e páginas de busca podem ser fundamentais para captar novos clientes e criar uma identidade mais forte, o que aumenta a possibilidade de escolha deles. Além disso, é possível criar campanhas que mostrem a satisfação dos atuais clientes, com feedbacks reais.
Analisando a concorrência, é possível criar estratégias para se diferenciar, com novos produtos, produtos otimizados, preços competitivos, estratégias diferenciadas de atendimento, maior proximidade com o cliente, entre outras ações que podem ser aprimoradas.
Monitorar constantemente e entender todos os benefícios e funcionamento do market share é essencial para uma empresa que deseja crescer e se destacar no mercado. Portanto, ao aplicar as estratégias citadas e fazer as medições de desempenho é possível aumentar vendas através da satisfação do cliente, aumentar a vantagem competitiva, identificar oportunidades que o mercado disponibiliza, dentre muitas outras possibilidades.
Focar em aumentar o market share é fundamental para uma empresa entrar e permanecer em pleno crescimento, levando-a para o sucesso de maneira mais fácil e sustentável.
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