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Marketplace ou loja própria: onde vender produtos para dropshipping?

Escrito por Equipe Mercado Pago | May 13, 2025 11:00:00 AM

Se você deseja expandir sua empresa e, para isso, pretende implementar o modelo de vendas sem estoque, uma das primeiras grandes decisões a tomar é justamente escolher onde vender seus produtos para dropshipping. E aí vem aquela pergunta: marketplace ou loja própria? 

Ambas as opções possuem vantagens e desafios. De um lado, os marketplaces oferecem tráfego alto e estrutura pronta, facilitando a venda sem estoque. Por outro, uma loja virtual própria proporciona mais controle e liberdade sobre a marca e os preços. Então, qual caminho seguir?

Calma! Podemos te ajudar a explorar as características de cada modelo, seus prós e contras e, principalmente, a descobrir caminhos para decidir qual opção se encaixa melhor na sua empresa.

 

Marketplace ou loja própria: qual a melhor opção para vender seus produtos para dropshipping?

Antes de tomar uma decisão, é essencial entender como funcionam marketplace e loja própria. Então, vamos lá. Os marketplaces são grandes plataformas que reúnem diversos vendedores em um único lugar, como o Mercado Livre, por exemplo. Nessas plataformas de vendas, pessoas e empresas podem vender sem estoque aproveitando o fluxo de clientes que já acessam o aplicativo diariamente.

Já ao criar uma loja virtual, é possível ter maior controle sobre preços, identidade da marca, atendimento ao cliente e estratégias de marketing, já que o espaço usado para a venda é o do seu próprio e-commerce. 

Mas, qual a melhor escolha para sua empresa? A resposta depende de fatores como público-alvo, orçamento e estratégia de crescimento. 

 

O que considerar ao escolher onde vender seus produtos para dropshipping

Depois de compreender as diferenças entre marketplace e loja própria, é essencial entender alguns fatores que impactam em sua escolha. Os seus pontos de análise devem incluir:

 

  • Investimento inicial e custos operacionais: marketplaces exigem menos investimento inicial, pois a infraestrutura já está pronta. Você pode começar a vender sem precisar de um site próprio. Já uma loja própria requer investimento em domínio, hospedagem, web design, plataforma de e-commerce e estratégias de marketing.

  • Tráfego e aquisição de clientes: marketplaces possuem milhões de visitantes diários, aumentando suas chances de vender até mesmo com menos investimentos em publicidade. No entanto, ao montar uma loja online, será necessário ter mais atenção e regularidade ao investir em anúncios pagos, SEO e marketing de conteúdo para atrair clientes.

  • Controle sobre preços, identidade visual e experiência do cliente: ao abrir sua loja em marketplaces, é preciso ter atenção às regras que são impostas nas plataformas e taxas. Em alguns casos, isso pode limitar seu preço e até mesmo a diferenciação do seu produto. Já com uma loja própria, é possível ter mais flexibilidade na estratégia de precificação, bem como maior espaço para construir uma identidade de marca e fidelizar clientes com um atendimento personalizado.

  • Taxas e comissões: marketplaces cobram comissões sobre cada venda, e também pode haver taxas adicionais relacionadas a anúncios dentro das plataformas. Na loja própria, você paga mensalidades pela plataforma e taxas de transação de pagamento online, mas existe a possibilidade de tentar equilibrar esses custos adaptando suas margens de lucro.

  • Riscos e concorrência: a concorrência nos marketplaces pode ser intensa, com vendedores disputando preços e visibilidade. Já no caso de uma loja virtual própria, você tem mais liberdade para criar estratégias de diferenciação e relacionamento com o cliente. No entanto, é preciso planejamento e atenção ao desenvolver boas estratégias para que o consumidor saiba da existência do seu e-commerce.


Como decidir onde vender seus produtos para dropshipping?

Nesse caso, você precisa olhar para a sua realidade e identificar qual a melhor solução. Para te ajudar, separamos os principais cenários com dicas de direcionamento para cada um. Olha só:

1. Começar rápido, sem grandes investimentos

Se esse conceito faz sentido para sua empresa, o marketplace é uma boa opção. É possível dar os primeiros passos listando produtos rapidamente para começar a vender sem se preocupar com criação de site ou estruturação de um checkout.

2. Construir uma marca sólida e ter controle total

Essa frase faz sentido para seus times de vendas e marketing? Se o desejo aqui é focar na construção de marca e desenvolver um controle melhor sobre a identidade dela, então investir em uma loja de dropshipping pode te dar mais liberdade para trabalhar em estratégias de precificação, oferecer descontos exclusivos, além de criar estratégias de fidelização com maior personalização.

3. Combinar as duas abordagens

Há situações em que não é necessário escolher entre uma das duas abordagens: é possível aproveitar o melhor dos dois mundos. Muitas empresas começam no marketplace para ganhar experiência e, depois, criam uma loja própria para expandir as vendas.

4. Analisar a concorrência

Avaliar o mercado e entender onde os principais vendedores do seu nicho atuam pode ser importante para mostrar onde os compradores estão. Há ainda outro aspecto interessante nessa observação: entender o que pode faltar no mercado. Essa avaliação permite compreender se há lacunas de qualidade no atendimento ao cliente - essencial no modelo de dropshipping - além de ajudar a identificar tendências.

5. Testar ambos os modelos

Testes sempre são bem-vindos quando há ambiente favorável para isso. Se possível, teste as duas possibilidades por um período e compare os resultados. Acompanhe as métricas e veja qual opção traz retorno financeiro e alinhamento com seus objetivos.

 

Como vender ainda mais com as ferramentas certas?

Independentemente da escolha entre marketplace ou loja própria, algumas soluções podem otimizar seus resultados. E nelas todas, você pode contar com o Mercado Pago, o banco digital parceiro dos empresários para:

  • Adotar um checkout eficiente: ter um sistema de pagamento online confiável aumenta a taxa de conversão e reduz o abandono de carrinho. O Mercado Pago é uma excelente opção, pois oferece diversas formas de pagamento e fácil integração.

  • Garantir mais segurança nos pagamentos: em vendas online, fraudes podem comprometer seus lucros. O Mercado Pago conta com um sistema antifraude robusto para garantir transações seguras.

  • Vender com o ecossistema Mercado Livre: se optar por vender em marketplaces, é possível fazer dropshipping no Mercado Livre, pois ele oferece uma infraestrutura completa, alta visibilidade e credibilidade, além do pagamento com a qualidade e segurança do Mercado Pago.

 

Escolha o melhor caminho para a sua empresa e venda melhor!

Escolher entre marketplace ou loja própria para vender produtos para dropshipping depende dos objetivos e recursos da sua empresa. 

Seja qual for a sua escolha, o banco digital Mercado Pago vai facilitar a gestão financeira, garantir segurança nos pagamentos e aumentar suas conversões. Você pode ainda facilitar a gestão da sua empresa em um só lugar - pelo app Mercado Pago - e receber o dinheiro das vendas na hora, direto na sua conta PJ. 

Então não espere mais. Comece a vender sem estoque de maneira estratégica!

 

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