Se você deseja expandir sua empresa e, para isso, pretende implementar o modelo de vendas sem estoque, uma das primeiras grandes decisões a tomar é justamente escolher onde vender seus produtos para dropshipping. E aí vem aquela pergunta: marketplace ou loja própria?
Ambas as opções possuem vantagens e desafios. De um lado, os marketplaces oferecem tráfego alto e estrutura pronta, facilitando a venda sem estoque. Por outro, uma loja virtual própria proporciona mais controle e liberdade sobre a marca e os preços. Então, qual caminho seguir?
Calma! Podemos te ajudar a explorar as características de cada modelo, seus prós e contras e, principalmente, a descobrir caminhos para decidir qual opção se encaixa melhor na sua empresa.
Antes de tomar uma decisão, é essencial entender como funcionam marketplace e loja própria. Então, vamos lá. Os marketplaces são grandes plataformas que reúnem diversos vendedores em um único lugar, como o Mercado Livre, por exemplo. Nessas plataformas de vendas, pessoas e empresas podem vender sem estoque aproveitando o fluxo de clientes que já acessam o aplicativo diariamente.
Já ao criar uma loja virtual, é possível ter maior controle sobre preços, identidade da marca, atendimento ao cliente e estratégias de marketing, já que o espaço usado para a venda é o do seu próprio e-commerce.
Mas, qual a melhor escolha para sua empresa? A resposta depende de fatores como público-alvo, orçamento e estratégia de crescimento.
Depois de compreender as diferenças entre marketplace e loja própria, é essencial entender alguns fatores que impactam em sua escolha. Os seus pontos de análise devem incluir:
Nesse caso, você precisa olhar para a sua realidade e identificar qual a melhor solução. Para te ajudar, separamos os principais cenários com dicas de direcionamento para cada um. Olha só:
Se esse conceito faz sentido para sua empresa, o marketplace é uma boa opção. É possível dar os primeiros passos listando produtos rapidamente para começar a vender sem se preocupar com criação de site ou estruturação de um checkout.
Essa frase faz sentido para seus times de vendas e marketing? Se o desejo aqui é focar na construção de marca e desenvolver um controle melhor sobre a identidade dela, então investir em uma loja de dropshipping pode te dar mais liberdade para trabalhar em estratégias de precificação, oferecer descontos exclusivos, além de criar estratégias de fidelização com maior personalização.
Há situações em que não é necessário escolher entre uma das duas abordagens: é possível aproveitar o melhor dos dois mundos. Muitas empresas começam no marketplace para ganhar experiência e, depois, criam uma loja própria para expandir as vendas.
Avaliar o mercado e entender onde os principais vendedores do seu nicho atuam pode ser importante para mostrar onde os compradores estão. Há ainda outro aspecto interessante nessa observação: entender o que pode faltar no mercado. Essa avaliação permite compreender se há lacunas de qualidade no atendimento ao cliente - essencial no modelo de dropshipping - além de ajudar a identificar tendências.
Testes sempre são bem-vindos quando há ambiente favorável para isso. Se possível, teste as duas possibilidades por um período e compare os resultados. Acompanhe as métricas e veja qual opção traz retorno financeiro e alinhamento com seus objetivos.
Independentemente da escolha entre marketplace ou loja própria, algumas soluções podem otimizar seus resultados. E nelas todas, você pode contar com o Mercado Pago, o banco digital parceiro dos empresários para:
Escolher entre marketplace ou loja própria para vender produtos para dropshipping depende dos objetivos e recursos da sua empresa.
Seja qual for a sua escolha, o banco digital Mercado Pago vai facilitar a gestão financeira, garantir segurança nos pagamentos e aumentar suas conversões. Você pode ainda facilitar a gestão da sua empresa em um só lugar - pelo app Mercado Pago - e receber o dinheiro das vendas na hora, direto na sua conta PJ.
Então não espere mais. Comece a vender sem estoque de maneira estratégica!
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