6 dicas de frete para aumentar as vendas em lojas de dropshipping

Vender online é se encontrar em um mar de possibilidades, com tecnologias e inovações podendo ser os ventos que as suas velas precisam para te levar ao sucesso. Como em toda viagem, é preciso ter muito cuidado e preparo, visto que com o avanço das tecnologias nos inserimos cada vez mais em ambientes competitivos, necessitando focar em alguns pontos importantes.
No caso de lojas de dropshipping, aproveitando que a seu consiste em vender sem estoque, aproveitar para se concentrar em criar uma experiência com um atendimento diferenciado e com elementos visuais chamativos é uma ótima pedida, sem esquecer, é claro, de um frete com valor competitivo, melhorando sua conversão de vendas e fidelização.
A criação de bons relacionamentos com seus clientes aliada a um bom planejamento financeiro para organizar uma precificação de frete interessante são determinantes para fazer com que sua empresa tenha mais sucesso e retenha mais clientes.
Qual a importância de boas estratégias de frete para lojas de dropshipping?
Entregas rápidas e com um valor justo são um fator determinante para melhorar suas vendas, por mais que não pareçam tão importantes. Sendo assim, ter uma boa estratégia de frete é essencial para garantir que sua loja tenha um sucesso concreto.
Com a grande competitividade do cenário de vendas online e, considerando que a maioria dos produtos comercializados nessa modalidade viaja longas distâncias para entrar em nosso país, falhar nessa área pode gerar grandes prejuízos.
O cuidado no valor e prazo de entrega é um fator determinante para reduzir o abandono de carrinho, visto que as altas taxas de frete estão entre as maiores razões para desistências de compra nas fases finais como o checkout, fazendo com que até 68% dos carrinhos sejam deixados para trás nesse processo, segundo um levantamento da Yampi.
Saber trabalhar estratégias que chamem atenção dos clientes com uma boa diferenciação do restante do mercado, encontrando um meio termo entre o custo e a experiência do cliente é essencial para manter o seu crescimento saudável.
Lojas de dropshipping: desafios no frete e como superá-los
Como já dissemos, estar inserido no modelo de dropshipping exige atenção redobrada, já que o seu contato com o produto vendido não existe. Com a logística de envio por conta do fornecedor, é extremamente perigoso não ter uma boa comunicação com o seu cliente, sendo muito importante ter estratégias de venda que conversem com a sua realidade.
Mas, então, quais os desafios desse modelo de vendas e o que fazer para superá-los? Veja algumas estratégias que podem ajudar sua empresa de dropshipping:
- Custos elevados de frete: como citamos acima, o frete é um dos fatores determinantes para a conversão da venda, seja em questão de prazo ou, principalmente, quanto ao custo. Caso o produto venha de uma distância maior, tente deixar o seu processo de logística muito claro e informado, tentando também oferecer planos de benefícios como frete grátis a partir de um certo valor de compra.
- Prazos de entrega longos: se o seu problema for prazo, a base muda um pouco, mas os planos não. Aqui, a comunicação ainda é chave, mas o valor, por não ser o problema principal, pode ser a sua solução. Oferecer descontos ou manter a estratégia de frete grátis em um grupo de produtos é uma forma de contrabalancear o fato de o produto ter uma logística mais complexa.
- Dificuldades no rastreamento: não tem nada pior para o cliente do que tentar acessar o status do seu produto e não conseguir saber onde ele está! Ter esse tipo de informação com fácil acesso é também um fator de segurança importante. Localize e trabalhe com parceiros de logística que tenham como meta a transparência, sempre deixando a informação atualizada e disponível para sua empresa e seu cliente.
- Falta de comunicação com o cliente: ficar no escuro quando o assunto é atendimento ao cliente é algo muito perigoso. Em um ambiente competitivo, o cliente quer receber um serviço digno do tempo e valor que ele está investindo naquela compra. Tenha sempre canais de comunicação e redes sociais, seja com atendimento personalizado ou com autoatendimento para quem quer verificar o status de compras.
- Frete internacional complexo: as formas e valores de tributação tem sofrido diversos tipos de alterações nos últimos anos. Por muitas vezes, isso pode confundir o cliente, que fica sem saber qual o valor final que terá de pagar para receber o produto em casa. Tente sempre contar com algoritmos no seu e-commerce que estejam atualizados com as métricas e consigam disponibilizar esse valor de forma clara e transparente.
- Comunicação com diferentes fornecedores: enquanto ter vários fornecedores de dropshipping pode fazer com que sua empresa encontre valores mais competitivos, é preciso ter muito cuidado para segurar esse verdadeiro malabarismo de comunicação. Gerir o frete de diversos parceiros, por exemplo, pode complicar a sua vida mais do que ajudar, visto que cada empresa trabalha de uma forma. Tente sempre encontrar um equilíbrio e contar com parceiros em quem sua empresa possa confiar.
6 estratégias para otimizar o frete e vender mais no dropshipping
Tornar o frete seu maior aliado nas vendas ao invés de um inimigo é algo que exige que sua empresa tenha estratégias que tragam uma eficiência maior para as suas vendas. Tudo isso tem que ser implementado pensando na experiência do cliente e na conversão, reduzindo o abandono de compras e aumentando a sua fidelização.
Desde que haja atenção a alguns pontos estratégicos, tudo isso fica muito mais tranquilo de se alcançar. Veja algumas possibilidades para explorar em sua loja dropshipping:
1. Ofereça taxa de frete única e fixa
Ter o valor do seu frete congelado em um determinado valor, conforme os tipos de produtos e sua origem, é uma forma de balancear o custo tanto para seus processos quanto para o cliente. Imagine, por exemplo, que sua loja tenha uma quantidade específica de pedidos previstos para um período. É possível estabelecer uma taxa única somando os fretes do fornecedor e dividindo pela quantidade de pedidos prevista, por exemplo.
2. Ofereça frete por item ou grupo de produtos
Tente sempre definir esses valores com algo realista, que combine com o grupo de produtos selecionados e com os fornecedores de determinado local. Sua loja apenas terá múltiplas taxas para frete se os cadastros de produtos estiverem em diferentes classificações, pois é aí que a diferença nos fretes pode gerar algum conflito. Nesse caso, é importante considerar estratégias que combinem frete ou estratégias de redução de valor para evitar que o cliente pague valores altos na mesma compra.
3. Ofereça frete grátis
A partir de certos valores gastos nos produtos, é possível ainda definir a bonificação do frete grátis, algo extremamente procurado pelos clientes ao fazer suas compras online. Há fornecedores dropshipping que oferecem essa gratuidade e sua empresa pode repassá-la aos clientes ou, caso seus fornecedores não trabalhem dessa forma, é possível descontar o frete dos lucros ou ainda incluir o frete nos custos do produto, informando aos clientes para garantir a transparência na comunicação e relação.
4. Ofereça taxa fixa para devolução de compra
Não podemos nos esquecer que o direito de arrependimento é uma realidade, não é mesmo?! Nesses casos, as devoluções são gratuitas, mas há situações em que as devoluções são pagas até mesmo para evitar golpes, como o wardrobing - golpe de devolução de produtos usados apenas uma vez - muito comum no setor da moda.
5. Dê opções de envio
Aqui é extremamente importante ser razoável e encontrar um equilíbrio entre os pontos de logística que sua empresa pode conhecer bem e os que deseja trabalhar em conjunto. Há clientes dispostos a pagar um pouco mais, desde que possam receber alguns produtos de forma expressa, então tenha essas opções disponíveis com fornecedores de confiança e deixe os valores claros e acessíveis.
6. Tenha um bom parceiro para soluções de pagamento
Não podemos deixar de citar que todos esses passos não fazem sentido para lojas de dropshipping sem um parceiro moderno que para transmitir segurança e praticidade no pagamento aos seus clientes, fazendo com que essa seja uma importante ferramenta nos seus processos. Com o Checkout Mercado Pago, por exemplo, além de oferecer diversas opções de pagamento para os clientes, sua empresa conta com uma tecnologia avançada de processamento nas transações para aumentar as camadas de segurança das compras online.
Defina suas estratégias de frete e venda com mais eficiência
Ter uma boa estratégia de frete pode definir se uma venda será ou não realizada, mudando os cursos de sucesso das lojas de dropshipping. Possuir ferramentas como um checkout confiável e um alto nível de personalização na sua experiência do cliente são essenciais para integrar seus pagamentos e o frete de forma eficiente e única.
O Checkout Mercado Pago garante todas essas vantagens à sua loja, uma interface intuitiva e que evita o abandono de carrinho, fazendo com que seu cliente possa finalizar a compra sem aquela insegurança de ser redirecionado para outro site. Todas as informações e taxas podem ser apresentadas de forma clara e transparente a cada venda. Mas não para por aí, com um sistema antifraude poderoso, todas as suas transações estão bem mais protegidas e sua loja pode vender mais e melhor.
E por falar em vender mais, com o Checkout Mercado Pago, sua empresa tem ainda a possibilidade do recebimento na hora pelas vendas.
Com as estratégias certas, sua empresa encontrará o equilíbrio perfeito, reduzindo custos, melhorando a satisfação dos clientes e aumentando ainda mais os resultados para se destacar entre as demais lojas de dropshipping e conquistando um sucesso ainda maior!
💡Leia também:
5 formas de integrar a IA generativa em seu dropshipping
Como precificar um produto e se destacar no mercado de dropshipping
Como reduzir e ter controle de estoque na loja de dropshipping?
Entenda como funciona a tributação no dropshipping
Loja dropshipping: integre as soluções financeiras do Mercado Pago
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