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Estratégia de precificação: como lucrar mais no dropshipping

6 min de leitura Atualizado em 06/02/2025
Mercado Pago: imagem do tronco de uma pessoa sentada à mesa de trabalho segurando uma prancheta em uma das mãos e digitando em um notebook com a outra mão enquanto estuda a melhor estratégia de precificação para sua loja de dropshipping. Sobre a mesa há também uma calculadora branca.
Estratégia de precificação: como lucrar mais no dropshipping
9:10

Vender online tem cada dia mais desafios, seja pelo fato de o consumidor ser constantemente impactado por diferentes estratégias de divulgação, ou pela saturação do mercado. Mas, felizmente, ainda há muito espaço para vender na internet e, se a pretensão da sua empresa é seguir por este caminho, especialmente no modelo de loja de dropshipping, é importante saber que ter uma estratégia de precificação é fundamental para alcançar o equilíbrio entre lucro e competitividade.

Como precificar um produto é uma tarefa essencial, principalmente em mercados saturados, essa tarefa fica ainda mais importante em produtos para dropshipping, afinal, esse pode ser um grande diferencial para quem escolheu vender sem estoque.

 

Por que a estratégia de precificação é importante no dropshipping?

O modelo de lojas de dropshipping consiste em vender sem estoque, ou seja, com produtos enviados diretamente do seu fornecedor para o cliente, tendo a empresa a obrigação apenas de vender e fazer o atendimento. Vender online dessa forma exige que o atendimento seja impecável, afinal de contas, não há o contato da empresa com o produto, já que não há estoque físico

Devido a essa facilidade em vender produtos para dropshipping, o valor acaba tendo um alto custo-benefício para o cliente e uma boa faixa de lucro para quem vende, porém, para que isso de fato se torne um diferencial, entender como precificar um produto para dropshipping é fundamental. 

Essa estratégia de precificação vai além de calcular custos, e exige que sua empresa coloque na balança a experiência do cliente, os preços cobrados pelos concorrentes e uma margem de lucro justa. Ou seja, é preciso ter equilíbrio nessa balança para que tudo se encaixe e funcione como deve ser, sendo um preço atrativo ao consumidor, com faixa de lucro e que leve em consideração a qualidade e a experiência da compra.

Estabelecer uma margem de lucro saudável e garantir que o cliente saia satisfeito é o objetivo principal em vender online através de uma loja de dropshipping. Isso garantirá que sua empresa possa operar tranquilamente e ainda proporcionar ao consumidor uma maneira mais econômica e, ao mesmo tempo, mais fácil de comprar.

 

Como definir uma estratégia de precificação eficiente em seu dropshipping

Precificar da maneira correta é fundamental para alcançar a competitividade com uma loja de dropshipping. Erros nessa parte do caminho podem trazer consequências, como a dificuldade em vender, a alta expectativa do consumidor pelo produto e que pode ser quebrada e, também, a ausência de lucro. 

Como precificar um produto para dropshipping é parte principal para o sucesso e a satisfação do cliente, algumas dicas para fazer isso, são:

 

  • Calcule os custos totais: sua empresa deve levar em consideração tudo o que gasta para vender o produto, como o valor do produto em si, o envio, taxas do fornecedor, plataforma de vendas, anúncios, dentre outros itens que se fazem necessários. Tudo isso deve ser levado em consideração, já que, se sua empresa precificar levando em conta apenas o valor do produto, pode ter prejuízos ao invés de lucro.

 

  • Pesquise a concorrência: analisar a concorrência é fundamental para ser mais competitivo, ou seja, não colocar um valor acima do praticado no mercado e acabar perdendo vendas. O ideal é sempre buscar os valores que os concorrentes trabalham, assim como os diferenciais que eles têm para, assim, poder criar seus próprios benefícios e precificar de maneira otimizada.

 

  • Considere o valor percebido: o valor percebido é aquele que o cliente tem a percepção sobre o produto, ou seja, imagine um cliente entrando em uma loja de celulares, totalmente moderna e sofisticada, que oferece bancadas para testes dos aparelhos, embalagens personalizadas, atendimento de primeira, entre outros. Tudo isso despertará nele a percepção que o produto vale realmente o preço cobrado, visto a experiência agregada.

 

  • Escolha bons fornecedores: bons fornecedores são essenciais porque entregam com mais agilidade, possuem produtos de qualidade, contam com políticas de troca e devolução de compra e facilidade no relacionamento. Tudo isso é fundamental para uma loja que quer oferecer uma melhor experiência ao cliente.

 

  • Implemente preços psicológicos: os preços psicológicos são estratégias para precificar e influenciar a percepção do consumidor. Ou seja, utilizar preço quebrado, como R$ 29,90 ao invés de R$ 30, mostrar o valor original do produto e o desconto proposto, algo como: de R$ 59,99 por R$ 39,99. Também é possível mostrar produtos mais caros ao lado de produtos mais baratos, para criar a sensação de que aquele produto, de fato, é bem barato.

 

  • Considere flutuações de custo: como o dropshipping trabalha geralmente com itens importados, é possível haver variação cambial e consequentes oscilações nos valores de custo, tanto do produto, quanto de frete. Para evitar ser pego de surpresa, é fundamental levar essa flutuação em consideração. Para fazer isso, é possível comparar os preços do produto em questão ao longo dos últimos meses.


6 formas de aumentar a competitividade sem comprometer o lucro

Uma boa estratégia de precificação é aquela que agrega diversos benefícios, tanto para o cliente, quanto para a loja que está vendendo. Seja pela facilidade em competir, pelo custo-benefício dos produtos ou até mesmo o lucro saudável, contar com as estratégias certas pode colaborar no crescimento e ampliação da empresa neste mercado.

Colocar em prática algumas ideias para explorar as mais variadas formas de potencializar vendas sem estoque pode ser a chance para vender mais. Para isso, algumas estratégias são:

1. Ofereça valor agregado


O valor agregado traz todos os benefícios extras, como características adicionais frente aos concorrentes e outros produtos. É possível oferecer valor agregado mostrando a qualidade superior, atendimento ao cliente otimizado, garantias e benefícios adicionais e outras possibilidades.

2. Ofereça produtos exclusivos


É importante analisar a concorrência e também as tendências do mercado para escolher produtos exclusivos, que só a sua loja vende. Dessa forma, ter maior poder de competitividade é mais fácil.

3. Faça promoções estratégicas


Aplicando promoções estratégicas, seus clientes podem entender que precisam do produto, que podem pagar mais barato e têm a sensação de escassez. Estratégias que causam isso são aquelas de desconto por tempo limitado, compre e ganhe um bônus, programa de fidelidade e também as promoções sazonais.

4. Tenha fornecedores confiáveis


Como a sua loja não vê o produto e não tem contato direto com ele, contar com um bom fornecedor é a garantia de que os clientes receberão produtos de excelente qualidade, no prazo estabelecido e sem qualquer problema. Isso é fundamental para ter maior destaque no mercado.

5. Tenha parceiros de pagamento eficientes


Um item fundamental para quem quer se destacar, é contar com soluções de pagamento que sejam eficientes, como um checkout otimizado, por exemplo. Isso é essencial para cobranças mais rápidas, segurança nas transações e dinamismo para que o cliente não abandone o carrinho.

6. Monitore e ajuste


É fundamental monitorar alguns itens com constância, como a otimização do site de vendas, as tendências do mercado, as necessidades do consumidor, a eficiência do fornecedor e a satisfação do cliente. Descobrir pontos positivos e negativos em cada uma dessas áreas é fundamental para fazer ajustes pertinentes.

 

Precificação estratégica: o alicerce do sucesso no dropshipping!

A estratégia de precificação é um elemento-chave para garantir o sucesso no universo do dropshipping. Vender sem estoque é muito mais fácil quando há esse planejamento e análise prévia antes de colocar preço nos produtos, principalmente em mercados saturados e que necessitam de diferenciais.

Com práticas bem planejadas e estratégias certeiras, como pudemos ver, é possível ter mais destaque no mercado. Além disso, ao escolher bons parceiros, sejam eles os fornecedores de produtos, ou soluções de pagamento, sua loja conseguirá equilibrar cada vez mais o lucro, a competitividade e a satisfação do cliente.

Quando a estratégia de preços, as tendências e necessidades dos clientes caminham juntas, o sucesso é mais garantido e com certeza chegará naturalmente.

 


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