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O que é review de produtos e qual sua importância para dropshippings?

Mercado Pago: Pessoa com mãos no notebook apoiado em mesa, pesquisando sobre o que é review para avaliar uma roupa que comprou através de um dropshipping. Na tela do computador, há a página de compra da roupa e na mesa, há um vaso de planta, um fone preto, um porta-lápis preto e uma caneca branca e laranja.

Afinal, o que é review ou avaliação de produtos? Essa ação é fundamental para a decisão de compra de seus consumidores. Porém, apesar de ter uma alta relevância, muitas empresas, principalmente aquelas que operam no modelo de dropshipping, não sabem como fazer ativações de review de produtos. E se este for o caso da sua empresa, saiba que é possível contornar isso de maneira simples e efetiva.

A reputação de uma marca está diretamente ligada à imagem dos seus produtos e, quando existem avaliações sobre ele, essa reputação também fica em jogo. Quando bem trabalhado, um review de produto pode trazer benefícios para a imagem da empresa e mais vendas, tanto o que foi avaliado, quanto outros relacionados.

 

O que é review de produtos e qual sua importância para empresas de dropshipping?

Mas, o que é review de produto? É uma avaliação que seu cliente faz sobre um produto que comprou, sendo uma espécie de feedback, não individualmente para a sua empresa, mas, publicamente, para que outras pessoas também vejam. De maneira geral, o review costuma ser feito em forma de comentário, foto ou vídeo rápido, mas também existem outros tipos de reviews mais produzidos, como vídeos longos, especificando e mostrando melhor o produto.

O conteúdo destes reviews geralmente varia entre pontos positivos e negativos, um exemplo é: um cliente que comprou um boné em determinado site, ao receber, tirou uma foto e deixou um comentário na página daquele produto, listando que os pontos positivos giravam em torno de boa qualidade, sem defeitos e como descrito no anúncio. Já os pontos negativos foram que o produto chegou mal embalado e teve atraso na entrega.

Estes tipos de avaliações fazem com que outros consumidores analisem se os pontos positivos os atraem e os pontos negativos não o desanimam sobre aquele produto. Isso porque as pessoas procuram encontrar detalhes mais humanizados de um produto que querem comprar, ou seja, quando aquele produto tem uma avaliação feita por uma pessoa que o utilizou. 

Os reviews são essenciais para o sucesso e crescimento da empresa, principalmente aqueles negativos, já que mostram pontos de melhoria. Um feedback do cliente é sempre importante, já que traz ensinamentos valiosos para continuar evoluindo e alcançar a satisfação do cliente. Uma empresa de dropshipping que ignora este feedback do cliente pode perder vendas e espaço para concorrentes que possuem melhores avaliações de seus produtos.

 

O que considerar ao adotar o review de produtos

Quando uma loja de dropshipping decide adotar e saber o que é review de produtos, alguns pontos devem ser levados em consideração para que esse feedback de clientes seja, de fato, bem trabalhado dentro da empresa. Afinal, de nada valerá um feedback se ele não for tratado como uma peça importante na gestão. Imagine sua empresa recebendo um feedback negativo de uma entrega em atraso, ou qualidade duvidosa do produto e não fazendo nada para isso melhorar?

Isso pode fazer com que outras avaliações sobre o mesmo assunto surjam e a sua empresa fique marcada por oferecer produtos para dropshipping e logística ruins. 

Para que isso não aconteça e sua loja de dropshipping possa melhorar a satisfação do cliente, é importante se atentar em pontos como:

 

  • Autenticidade das avaliações: é importante incentivar seus clientes a deixarem avaliações autênticas sobre o produto. Ou seja, imagine que seu cliente comprou um relógio e no review, deixou apenas o comentário que o produto era funcional. Apesar de ser positivo, não mostrou autenticidade ou descreveu sua experiência. Incentivar com algo como: fale sobre o nosso produto, diga o que achou do seu atendimento, da sua experiência de compra, entre outros.

  • Qualidade do produto e atendimento ao cliente: quando sua empresa conta com o review, é importante proporcionar a melhor qualidade, tanto em atendimento, quanto em produto. Isso porque falhas em alguns destes pontos podem fazer com que as avaliações negativas cresçam. Foque em escolher bons e ágeis fornecedores e também na resolução de possíveis problemas rapidamente, isso influenciará positivamente nas avaliações.

  • Monitoramento constante: esse monitoramento precisa ser tarefa constante, tanto no site, quanto em redes sociais, sites de avaliações e outros. Imagine um cliente com comentário negativo sobre a sua empresa e sem resposta? Outras pessoas poderão ver aquilo como descaso da empresa. Ao contrário, quando respondido, outros consumidores terão noção que a empresa tem preocupação com o cliente.

  • Resposta às avaliações: é fundamental interagir com reviews, de preferência, como: “Oi, (nome)! Que bom que você gostou do nosso produto e deixou seu feedback, é um prazer te atender e, se precisar da gente, é só chamar!” Respostas como essa caem muito bem no gosto do consumidor e podem fazer a diferença em uma futura compra. Já avaliações negativas tem certa obrigatoriedade de resposta, já que isso mostrará respeito pelo cliente.

  • Incentivo a avaliações positivas: é preciso também incentivar que os consumidores deixem suas avaliações. Muitas vezes, por falta de tempo ou esquecimento, isso acaba passando batido e, para lembrar seus clientes, é possível disparar um SMS, uma mensagem no WhatsApp, um e-mail ou até uma notificação no site da sua empresa. É possível ainda, recompensar o cliente que avaliar a loja de dropshipping, com cashback, pontuação para desconto, entre outros.

  • Transparência: é fundamental que sua empresa seja transparente com os reviews de produtos, por isso, nada de apagar comentários ou tentar encobrir falhas, isso só piorará a situação, fazendo com que o cliente fique bravo e espalhe em mais locais a ação que sua empresa teve com ele. A resolução de problemas é sempre o melhor caminho.

  • Análise de dados: o feedback de clientes proporciona dados importantes para a sua empresa, como qualidade do produto, sistema de logística, jornada de compra e embalagem de produtos. Coletar tudo isso e utilizar para a melhoria constante é fundamental. Um comentário que falava sobre a demora na entrega, por exemplo, pode ser analisado para  avaliar a empresa que faz este serviço de logística.

  • Gestão de crises: é importante também ter gerenciamento de crises em caso de uma negativa de um produto ou serviço que está oferecendo. Para isso, faça um plano de ações para que, se algum destes casos ocorrer, sua empresa saiba como agir. Por exemplo, um produto novo que a qualidade foi constatada como ruim pelo cliente, sua empresa precisará agir para contornar isso, cancelando aquele produto com o fornecedor e oferecendo ao cliente que comprou, agrados como pedido de desculpas pela falha.

 

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10 estratégias para incentivar seus clientes a fazerem review de produtos

Certo, mas já que existem avaliações negativas, não é melhor tirar essa opção da minha loja de dropshipping? A resposta é não! Isso porque as avaliações positivas têm um peso muito importante para as empresas escolhem vender na internet, principalmente, e, se a sua empresa oferece bons produtos, qualidade no atendimento, bom gerenciamento de logística e suporte ao cliente, a tendência é que as avaliações positivas aconteçam mais facilmente. Para incentivar isso, existem ainda algumas estratégias.

Essas estratégias tendem a simplificar o processo e despertar a vontade do cliente de avaliar positivamente o produto que comprou, como:

 

1. Solicitação pós-compra 

É possível automatizar mensagens através de e-mail, SMS, redes sociais ou outra forma para solicitar ao cliente essa avaliação assim que receber o produto. Na argumentação, sua empresa pode utilizar algo como: agora que você recebeu seu produto, deixe uma avaliação para que outras pessoas possam conhecer mais sobre este item.

 

2. Ofereça incentivos 

Sua empresa pode oferecer recompensas por avaliações, como cashback, brindes, acúmulo de pontos ou algo neste sentido a cada avaliação que o cliente fizer. Mesmo que a avaliação seja negativa, o cliente recebe sua bonificação e sua empresa pode ficar com o aprendizado daquela venda.

 

3. Facilidade no processo de avaliação 

Crie uma área simples e acessível no seu site, para que o cliente possa deixar um comentário, foto ou vídeo do produto, sem burocracias e também mostrando que aquela avaliação não revela dados e informações pessoais. As avaliações feitas na própria página do produto tendem a causar uma impressão mais facilitada em clientes que querem comprar aquele produto, por isso, crie esse campo por lá.

 

4. Programas de fidelidade 

Os programas de fidelidade são relevantes porque dão ao cliente a oportunidade de ter vantagens e descontos na compra de novos produtos e, à empresa, a oportunidade de vender mais. Com isso, é possível, por exemplo, convidar o cliente a ser fiel oferecendo alguma vantagem por isso, como um brinde, um desconto especial, a possibilidade de frete grátis e a liberação de desconto progressivo. 

Além disso, é possível estimular que ele faça comentários e avaliações para aumentar seu nível de fidelidade, alcançando seus benefícios mais rapidamente.

 

5. Campanhas de e-mail marketing 

É possível utilizar de campanhas de e-mail marketing, com o apoio do marketing digital, para estimular as boas avaliações. Para isso, sua empresa pode utilizar uma série de e-mails estratégicos destacando a importância da avaliação do produto e benefícios que essa avaliação pode trazer para a comunidade. Além disso, é possível salientar sobre as vantagens que o cliente ganha ao entender o que é review e como fazer.

 

6. Lembretes via SMS 

Lembretes curtos e diretos, como: avalie agora o item que você comprou na loja XYZ e some pontos para trocar por benefícios ou algo que siga essa linha. É sempre importante lembrar o produto ou o nome da loja, para que o cliente assimile logo de cara do que se trata o SMS.

 

7. Utilização de redes sociais

Apesar de atuar de maneira mais genérica e não individual, como e-mails e SMSs, as redes sociais têm impacto em um grande número de clientes. Aqui, sua empresa pode convidar clientes e relatarem suas experiências com os produtos, tanto no site, quanto nos comentários. É de extrema importância ter cuidado ao responder e responder todas as avaliações, sejam elas positivas ou negativas.

 

8. Destaque a importância das avaliações

Mostre aos clientes que uma avaliação pode trazer benefícios a ele mesmo, com produtos melhores, resolução de problemas, oportunidades e vantagens. Um argumento para isso é: falar para o consumidor que, se ele comprou algo e gostou, salientar isso no comentário, já que a empresa poderá investir mais neste tipo de produto e, com isso, trabalhar valores melhores para que ele possa voltar a comprar.

 

9. Agradecimento público

Os agradecimentos para as avaliações recebidas podem funcionar como um estímulo para que clientes comprem mais. Ou seja, sua empresa pode utilizar as redes sociais para agradecer pelos feedbacks que recebeu, pelas avaliações positivas de tal produto, pelas estrelas que determinado produto tem. Assim, é possível mostrar para clientes que os produtos são bem avaliados.

 

10. Personalização e humanização 

É possível deixar o pedido de um review mais próximo do cliente, ou seja, mais humanizado. Aqui, sua empresa pode enviar junto ao produto, um flyer agradecendo a compra, com o nome do cliente, as especificações do produto e solicitando a avaliação para que os processos possam ser cada vez melhores. Além disso, é possível enviar uma mensagem ao cliente, perguntando o que achou do produto e sugerindo um review.

 

Incentive o review de produtos e transforme sua empresa!

O que é review de produtos se não um importante feedback de clientes para a melhoria das suas vendas? E para incrementá-lo, é importante implementar estratégias eficazes para que avaliações positivas aconteçam. Fazer isso pode até parecer um desafio, mas melhora o seu atendimento, o nível dos seus produtos, seu controle de estoque, logístico e possíveis falhas que passam despercebidas durante o dia a dia.

Reviews autênticos são fundamentais para atrair mais clientes e transformar a percepção dos consumidores sobre a sua marca, isso é essencial para vender mais e, consequentemente, impulsionar o crescimento da empresa.




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