Avaliar o desempenho das estratégias empresariais é fundamental para conseguir implementar melhorias que são necessárias para sua empresa, além de alcançar resultados satisfatórios.
No varejo, essa prática pode ajudar a avaliar o progresso das vendas e o andamento de processos internos, mas para isso é preciso se basear em dados concretos, como através de métricas que ajudam a nortear o planejamento e fazer análise de forma realista para as tomadas de decisão.
Descubra, abaixo, algumas das principais métricas no varejo.
As métricas são indicadores que ajudam a entender o desempenho de diversos processos, ações ou estratégias específicas existentes no varejo, como o número de vendas, o ticket médio (valor médio de vendas por cliente) e o índice de satisfação dos clientes.
Com isso, acompanhar cada um desses números é fundamental para o gerenciamento do desempenho da sua empresa, entendendo aquilo que está bom, e aquilo que precisa ser aprimorado para tomar decisões adequadas e principalmente, atingir seus objetivos.
As métricas funcionam como um verdadeiro termômetro e é por meio delas que o gestor da sua empresa sabe quais estratégias estão valendo a pena ou se é preciso mudar os planos.
Existem diversos números que podem ser acompanhados e que são importantes nesse sentido. A seguir, listamos as principais métricas quando o assunto é varejo para você acompanhar. Veja:
Esse indicador serve para analisar a eficácia do vendedor em cada contato com o cliente e fazer o registro de quantos atendimentos foram convertidos em vendas. Imagine que, em um mês, um vendedor atenda 200 clientes em uma loja. Desse total, 20 pessoas fecharam uma compra. Ou seja, a taxa de conversão desse funcionário é de 10%.
O PA indica a média de quantidade de produtos vendidos em cada atendimento. Ela ajuda a entender o desempenho da equipe em relação à venda de produtos adicionais, o que colabora para aumentar o ticket médio das vendas. O cálculo para chegar a essa informação é simples, basta dividir a quantidade de itens pela quantidade de vendas realizadas.
Ao analisar estratégias e colocar ações em prática, o ticket médio se torna uma das métricas mais observadas pelo varejo, pois ela representa o valor médio que cada consumidor gasta por compra, e para calcular, basta dividir o faturamento bruto de um período pelo número total de vendas.
Como o número sugere, este indicador analisa a quantidade de produtos vendidos em sua empresa. Nesse caso, ao acompanhá-lo mês a mês, você consegue identificar se ocorreu um aumento ou não das vendas, podendo desenvolver estratégias a partir desse resultado.
Manter um cliente é mais vantajoso e menos custoso do que conquistar um novo. Por isso a satisfação é tão importante. Existem diversas formas de fazer a medição, como pesquisas e formulários, sendo a aplicação de um NPS (Net Promoter Score) uma das mais comuns.
Essa taxa tem como função avaliar a qualidade das interações de vendas. Isso porque muitas vezes as compras não concretizadas no primeiro contato e o cliente precisa de um relacionamento maior com a marca. Aliás, 80% das vendas intermediadas ocorrem após o quinto contato com o cliente.
A margem de lucro é um dos fatores mais importantes para qualquer lojista. Não adianta nada vender os produtos pela metade do preço para aumentar as vendas, caso isso prejudique a lucratividade e a saúde financeira da sua empresa. Para calcular, basta você fazer a divisão do lucro da sua empresa pela receita total e multiplicar o resultado por 100.
A inadimplência se configura quando o consumidor está em atraso no pagamento por mais de 90 dias. Com isso, para descobri-la o primeiro passo é somar os valores que venceram em um período específico, obtendo o total de títulos (TT). Depois, calcule as parcelas que não foram pagas, que são o total de inadimplência (TI). Por fim, divide o total de títulos pelo total de inadimplência.
Analisar o giro ajuda a antecipar as necessidades de compras ou fugir de estoque encalhado. Para calcular, basta dividir o valor que representa o total de vendas pelo volume médio de estoque.
Ao aplicar métricas, é possível ter acesso a informações relevantes para sua empresa, fazendo uma análise de indicadores que ajudam a tomar as melhores decisões e alcançar os objetivos da empresa. Entre as principais vantagens de adotar uma gestão baseada em métricas estão:
Esclarecer expectativas de performance
Manter o foco nas metas e resultados
Identificar possíveis reduções de custo
Estruturar e entender o comportamento do consumidor
Otimizar os investimentos
Evitar riscos desnecessários
Tomar decisões estratégicas de forma ágil
Identificar problemas e suas soluções
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Se você deseja alcançar melhores resultados em sua empresa, é essencial acompanhar o seu desempenho, usando principalmente as métricas. Afinal de contas, elas são fundamentais para otimizar processos, aumentar a fidelização e melhorar as vendas. Aliás, na hora de desenvolver uma melhor gestão da sua empresa, existem diversas ferramentas inovadoras que podem fazer a diferença, tornando seus processos mais ágeis, além de seguros e eficientes.