Os colaboradores são a força ativa de qualquer empresa, pois é através deles que suas atividades corporativas são executadas em direção aos bons resultados. Por isso, a preocupação com seu bem-estar e qualidade de vida precisa ser encarada como objetivo do setor de RH.
E por falar em cuidados com os colaboradores, a saúde mental é um dos pontos principais a serem observados pela sua empresa. Afinal, ela é essencial para o bem-estar da sua equipe, influenciando na sua disposição, desenvolvimento de tarefas e entrega de resultados.
O setor de RH tem papel fundamental neste quesito e através de ações junto ao colaborador pode diminuir a carga emocional, aumentar as expectativas e disposição no trabalho e também na vida fora da empresa. Pressão, estresse, sobrecarga de trabalho e fadiga, não combinam com uma saúde mental em dia, e para diminuir isso, ações como plano para cuidar da saúde, estímulo da prática de atividades físicas e aumento de benefícios corporativos são fundamentais.
Afinal, por que a saúde mental no ambiente de trabalho é tão importante?
Nos últimos anos, o índice de afastamento do trabalho por saúde mental cresceu mais de 23% e bateu o impressionante número de 331 mil colaboradores afastados somente em 18 empresas estudadas, segundo pesquisa da consultoria B2P.
E, ao contrário do que muitos pensam, o alto número de afastamentos por possíveis transtornos e momentos difíceis não tem a pandemia do Covid-19 como principal causador, mas sim dificuldades em geral, o que mostra a relevância do cuidado com os profissionais dentro da empresa.
Quando a saúde mental é afetada, as consequências não são exclusivas do colaborador, mas também da empresa, já que ele terá seu trabalho completamente afetado, diminuindo sua capacidade de entrega, aumentando os riscos de acidente de trabalho, falta de atenção, erros frequentes e também o afastamento, afetando diretamente sua produção.
Neste momento, o setor de RH já não consegue atuar com tanta efetividade, mas mostra que o cuidado a partir da entrada do colaborador na empresa é fundamental. Assim, ele se sente mais valorizado e consequentemente, trabalha melhor.
💡 Leia também: guia prático para fazer uma gestão estratégica eficiente na sua empresa
O RH pode e deve ser o termômetro dessa medição, conferindo sempre as possibilidades de melhorar o clima organizacional para cuidar dos seus colaboradores.
Algumas ações podem ser essenciais para prevenir estes riscos que a saúde mental promove e diminuir a possibilidade de depressão, ansiedade, desespero e pânico no colaborador. Entre as principais ações que podem ser tomadas, estas são algumas delas:
Quando um colaborador tem sua saúde mental afetada, dificilmente o problema será resolvido com estas ações, sendo necessário seu afastamento e cuidado com um profissional da área, toda essa burocracia é prejudicial a ambos e pode ser evitada com um cuidado prévio.
Evitar que isto aconteça pode ter ótimas vantagens, como:
O investimento em saúde mental dentro da empresa está diretamente ligado a garantia de uma alimentação saudável, oferta de um plano de saúde, incentivo a prática de esportes, atenção à ergonomia do colaborador e também a oferta de benefícios flexíveis.
No Mercado Pago Benefícios, inclusive, sua empresa tem a possibilidade de oferecer esses benefícios através de um cartão único vinculado à conta digital que o colaborador possui no Mercado Pago. Tudo isso de forma fácil, rápida e com a possibilidade de estimular sua equipe.