Skip to content
Entre Crie sua conta

Rendimentos no Mercado Pago

Conheça a biblioteca

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada

Conheça a biblioteca

O papel do RH no cuidado com a saúde mental do colaborador

4 min de leitura Atualizado em 22/01/2024
Mercado Pago: Homem cuidando da saúde mental em consulta psicológica

Os colaboradores são a força ativa de qualquer empresa, pois é através deles que suas atividades corporativas são executadas em direção aos bons resultados. Por isso, a preocupação com seu bem-estar e qualidade de vida precisa ser encarada como objetivo do setor de RH.

E por falar em cuidados com os colaboradores, a saúde mental é um dos pontos principais a serem observados pela sua empresa. Afinal, ela é essencial para o bem-estar da sua equipe, influenciando na sua disposição, desenvolvimento de tarefas e entrega de resultados. 

O setor de RH tem papel fundamental neste quesito e através de ações junto ao colaborador pode diminuir a carga emocional, aumentar as expectativas e disposição no trabalho e também na vida fora da empresa. Pressão, estresse, sobrecarga de trabalho e fadiga, não combinam com uma saúde mental em dia, e para diminuir isso, ações como plano para cuidar da saúde, estímulo da prática de atividades físicas e aumento de benefícios corporativos são fundamentais.

Afinal, por que a saúde mental no ambiente de trabalho é tão importante?

Nos últimos anos, o índice de afastamento do trabalho por saúde mental cresceu mais de 23% e bateu o impressionante número de 331 mil colaboradores afastados somente em 18 empresas estudadas, segundo pesquisa da consultoria B2P

E, ao contrário do que muitos pensam, o alto número de afastamentos por possíveis transtornos e momentos difíceis não tem a pandemia do Covid-19 como principal causador, mas sim dificuldades em geral, o que mostra a relevância do cuidado com os profissionais dentro da empresa.

Quando a saúde mental é afetada, as consequências não são exclusivas do colaborador, mas também da empresa, já que ele terá seu trabalho completamente afetado, diminuindo sua capacidade de entrega, aumentando os riscos de acidente de trabalho, falta de atenção, erros frequentes e também o afastamento, afetando diretamente sua produção.

Neste momento, o setor de RH já não consegue atuar com tanta efetividade, mas mostra que o cuidado a partir da entrada do colaborador na empresa é fundamental. Assim, ele se sente mais valorizado e consequentemente, trabalha melhor. 

 

💡 Leia também: guia prático para fazer uma gestão estratégica eficiente na sua empresa

 

E onde o RH entra nessa história?

O RH pode e deve ser o termômetro dessa medição, conferindo sempre as possibilidades de melhorar o clima organizacional para cuidar dos seus colaboradores. 

Algumas ações podem ser essenciais para prevenir estes riscos que a saúde mental promove e diminuir a possibilidade de depressão, ansiedade, desespero e pânico no colaborador. Entre as principais ações que podem ser tomadas, estas são algumas delas:

  • Normalize tirar um dia de folga para a saúde mental: isso significa que o colaborador poderá ter um dia livre para se cuidar, fazer um passeio, viajar, entre outros que ajudam a reduzir sua tensão, melhorando seu bem-estar e performance. 
  • Forneça acesso on-line a profissionais de saúde mental: há soluções no mercado que disponibilizam profissionais 24 horas para atendimento psicológico online, o que pode ser um bom alívio para eles, além de poder trazer um retorno geral de como os colaboradores se sentem na empresa e o que pode ser melhorado.
  • Crie e propague programas de assistência ao colaborador: dentro e fora da empresa, a assistência é essencial para que o colaborador se sinta valorizado. Assistências como apoio emocional, orientação familiar, orientação jurídica e financeira são ótimas estratégias.
  • Torne as rotinas de trabalho mais leves para quem precisa: analisar e identificar colaboradores em situação de vulnerabilidade, dando apoio através de uma rotina menos pesada, pode aliviar a sensação de cansaço e melhorar seu rendimento no curto prazo.
  • Não esqueça dos colaboradores em home office: mesmo em casa, o colaborador faz parte da empresa e precisa entregar assim como os outros. Por isso, os benefícios a favor da saúde mental precisam ser iguais.
  • Incentive hábitos saudáveis: promover ações para incentivar a prática de atividades físicas, boa alimentação e outros podem ser fundamentais, assim como parcerias com academias, centros esportivos e estabelecimentos que oferecem alimentação saudável.
  • Ofereça benefícios corporativos que ajudam aliviar sua tensão: a tensão pode partir de vários âmbitos e investir em benefícios que oferecem amparo ao colaborador, possibilitando-o se alimentar, comprar alimentos e abastecer o carro é muito importante.

 

A prevenção é melhor do que a cura

Quando um colaborador tem sua saúde mental afetada, dificilmente o problema será resolvido com estas ações, sendo necessário seu afastamento e cuidado com um profissional da área, toda essa burocracia é prejudicial a ambos e pode ser evitada com um cuidado prévio. 

Evitar que isto aconteça pode ter ótimas vantagens, como:

  • Redução de faltas e afastamentos
  • Aumento da produtividade
  • Melhora do clima organizacional
  • Melhor relacionamento com os colegas de trabalho
  • Diminuição dos problemas em casa e consequente melhoria no trabalho
  • Identificação com os objetivos da empresa e melhor entrega
  • Mais atenção com o trabalho

 

Transforme sua empresa em um local seguro e saudável aos colaboradores

O investimento em saúde mental dentro da empresa está diretamente ligado a garantia de uma alimentação saudável, oferta de um plano de saúde, incentivo a prática de esportes, atenção à ergonomia do colaborador e também a oferta de benefícios flexíveis.

No Mercado Pago Benefícios, inclusive, sua empresa tem a possibilidade de oferecer esses benefícios através de um cartão único vinculado à conta digital que o colaborador possui no Mercado Pago. Tudo isso de forma fácil, rápida e com a possibilidade de estimular sua equipe.

 

Mercado Pago Benefícios


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados