Conexão Mercado Pago

Pix, TED, DOC, boleto e cartão: entenda a diferença e casos de uso

Escrito por Equipe Mercado Pago | Aug 21, 2020 6:00:00 PM

O Pix se tornou o queridinho dos brasileiros, justamente por ser ágil e seguro, permitindo que você "faça e receba" dinheiro de forma imediata através da sua conta digital - inclusive na Conta Mercado Pago. A ideia do Pix foi justamente trazer mais agilidade e praticidade para o seu dia a dia, dentre muitos outros benefícios.

Isso porque, diferentemente dos métodos de transferência de dinheiro considerados "tradicionais", como o TED e DOC, com o Pix você pode fazer transações utilizando apenas o e-mail, o número do celular ou o CPF/CNPJ do usuário recebedor. Em outras palavras, não é necessário solicitar uma ampla gama de informações pessoais para realizar uma operação financeira, como agência, conta, código do banco, etc.

 

Pix, TED, DOC… tem diferença?

Sim! Com Pix você realiza as operações em poucos segundos e pode fazer tudo isso em qualquer dia da semana e qualquer horário, inclusive nos finais de semana e feriados. Entenda melhor as vantagens de Pix em relação a outras opções:

A TED (Transferência Eletrônica Direta) é uma opção de envio de dinheiro para outra instituição, disponível somente em dias úteis e deve ser feita até às 17h para que seja efetivada no mesmo dia. Quando feita após o horário limite, a transação somente é finalizada no próximo dia útil e alguns bancos podem cobrar para a realização dessa transação, justamente por ser considerada uma opção "imediata". 

O DOC (Documento de Ordem de Crédito) funciona de forma muito similar, porém, possui um limite de transferência de R$4.999,99 por dia, sua efetivação não necessariamente ocorre no mesmo dia e o horário limite para realização e compensação da transação é às 22h. Similar a TED, também pode ser cobrada pelo banco quando da sua realização.

Tanto na TED quanto no DOC, você precisa ter todos os dados da pessoa que receberá o dinheiro, como o nome ou razão social, CPF ou CNPJ, banco, agência, conta, entre outros. E uma vez finalizada a transação, nem sempre as partes recebem uma notificação de que tudo correu bem, ou, em alguns casos em que a transação é feita de forma errada, pode não ser possível o estorno ou cancelamento. 

Com o Pix você não precisará digitar todas estas informações e poderá simplesmente digitar o CPF/CNPJ, e-mail ou telefone da pessoa que deve receber o dinheiro para que, então, receba a confirmação em tempo real!

 

Pix, TEC, DOC, boleto e cartão… quando usar cada um deles?

Para quem recebe com boletos, o Pix permite deixar de esperar o tempo de compensação do boleto (que demora pelo menos um dia e em alguns casos mais tempo) e passa a receber em tempo real.

Com isso, o seu negócio tem menor risco de não receber o valor devido ou pode já iniciar a entrega das mercadorias, aumentando a satisfação dos clientes.

O Pix também se torna uma boa opção aos vendedores que atualmente recebem por cartão por ter um custo muito menor e ser uma opção competitiva ao dinheiro: para todos os que cobram um preço em dinheiro diferente do preço em cartão, Pix se torna uma opção competitiva ao dinheiro e, adicionalmente, não precisa de um cartão físico ou virtual para uma compra ou venda.

 

👉 Resumindo: 

Você pode fazer ou receber um Pix de forma mais conveniente do que um TED, DOC, compras por boletos e cartão. Tudo isso de forma instantânea e segura, com confirmação imediata.

 

Quer saber mais sobre o Pix e o Mercado Pago?

O Mercado Pago se destaca como uma plataforma online que oferece uma variedade de soluções financeiras, incluindo suporte ao Pix. Com opções como boletos, cartões e transferências, o Mercado Pago proporciona transações descomplicadas e seguras.

 

💡 Leia também: 

Pix e boleto: conheça as vantagens e desafios

8 motivos para vender com Pix no e-commerce

Pix para empresas: tudo o que você precisa saber

Pix Mercado Pago: como vender parcelado de forma simples e segura

Vendas com Mercado Pago: como vender com Pix no e-commerce