Skip to content
Entre Crie sua conta

Diga sim para conquistar seus objetivos
Dicas sobre como organizar seu dinheiro, sair do vermelho, fazer seu dinheiro render e entender o mercado.

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para crescer como empreendedor
Conteúdos práticos sobre como organizar as finanças do seu negócio, começar a empreender, administrar seu negócio e vender mais

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para expandir sua empresa
Conhecimento sobre como impulsionar suas vendas, gerenciar e expandir sua empresa e insights de mercado

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada
Conteúdos sobre conta grátis, crédito, venda online e física, Pix e tutoriais Mercado Pago

Acesse

Conheça a biblioteca

Pix e boleto: conheça as vantagens e desafios

Na dúvida sobre disponibilizar Pix e boleto em seu e-commerce? Veja quais são os benefícios desses dois métodos de pagamento
Vendedor com o celular abrindo o Pix e ao lado um boleto impresso.

As transações Pix se popularizaram porque são extremamente rápidas, seguras e estão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem exceção.

 

É justamente por todas essas vantagens que 25% dos e-commerces já oferecem essa solução, assim como 47% dos consumidores indicaram intenção de realizar compras online com Pix.

Nesse cenário, fica a dúvida: será que os novos métodos de pagamentos irão “substituir” os antigos?

Há quem diga que o boleto bancário está com seus dias contados por causa da chegada do Pix. Será mesmo? Na prática, o consagrado boleto ainda é uma das formas de pagamentos preferidas entre os brasileiros.

A verdade é que, tanto o Pix, quanto o boleto possuem suas particularidades e, para que você conheça as vantagens de cada método de pagamento para o seu negócio, resolvemos ressaltar os pontos positivos de cada um.

 

Boleto e Pix: vantagens e desafios

 

Cada opção de pagamento oferece benefícios e atende a diferentes necessidades.  A seguir, listamos os principais pontos de atenção ao considerar o Pix e o boleto nas suas estratégias de venda: 

 

  • Compensação na hora, 24 horas, 7 dias por semana

 

Uma das principais diferenças entre eles é o tempo de compensação. No caso do boleto, a média praticada é de 1 a 3 dias úteis a partir do pagamento para que ele seja liquidado e o valor disponibilizado ao recebedor.

Já o Pix elimina o tempo de liquidação. Ou seja, o valor será disponibilizado na conta do recebedor em até 10 segundos após o pagamento, inclusive em finais de semana e feriados, a qualquer hora. 

 

  • Custo

 

A maioria das instituições financeiras cobra taxas entre R$ 3 e R$ 8 por boleto compensado, mas em alguns casos, os emitidos também podem ser taxados. Além disso, existem cobranças sobre outros processos, como conciliação de recebíveis por boletos, cancelamentos, alterações e baixas. 

Já no caso do Pix, os valores praticados costumam ser menores que os dos boletos e também em relação a outros meios de pagamentos, como cartões de crédito. 

 

  • Taxa de conversão 

 

Para qualquer negócio, a taxa de conversão é um dos indicadores mais importantes. Apesar da boa taxa de conversão do boleto, ele dá margens para desistência, já o Pix por sua praticidade e velocidade tem uma conversão. No caso, a taxa de conversão do Pix é 67%, enquanto a do boleto é 43%. 

 

  • Gestão de estoque 

 

Com o Pix, não é preciso segurar o produto no estoque por diversos dias até que haja a compensação do pagamento. Já é possível despachar o produto logo após a compensação ou fazer a liberação no estoque para que outro cliente possa efetuar a compra.

Vale lembrar que o pagamento com Pix fica disponível somente 30 minutos. 

Assim, caso o cliente tenha desistido, o estabelecimento não sofre prejuízos pelo tempo de reserva do produto, como acontece quando se recebe por boletos bancários. Além disso, existe um menor custo de armazenamento porque há melhor giro dos produtos.

 

  • Fluxo de caixa  

 

O Pix oferece vantagens em relação ao fluxo de caixa. O dinheiro entra na sua conta mais rápido do que em vendas com cartão ou boleto, permitindo uma melhor gestão. 

Há, também, uma menor necessidade de antecipação de recebíveis, além de possibilitar uma rastreabilidade mais eficiente das vendas do que em transações com dinheiro. 

 

  • Conciliação das vendas

 

Assim como o boleto, o Pix integrado ao checkout da loja virtual traz diversas vantagens para o negócio, como melhorias em toda a gestão e conciliação das vendas. Para ter certeza que isso vai acontecer de uma forma eficiente, basta contar com uma solução robusta de pagamento online, que ofereça um painel completo para análise e monitoramento de tudo

Algumas lojas iniciaram o uso do Pix compartilhando sua chave diretamente com o cliente, que faz a transferência e envia o comprovante.

Apesar de simples para o comprador, a prática dificulta a gestão da loja, que terá que controlar as entradas através dos comprovantes, além disso transmite uma percepção de informalidade ou até mesmo insegurança. 

 

Ofereça as melhores opções para os seus clientes com Pix e boleto

 

Embora as duas soluções apresentem benefícios e desafios, ambas tiveram suas variações para melhorar ainda mais a experiência dos pagamentos online, como no caso do Pix Cobrança e do boleto parcelado. 

O Pix Cobrança, por exemplo, permite fazer um pagamento usando Pix em uma data futura e pode ser usado por lojistas, fornecedores, prestadores de serviços e pessoas físicas.

Já o boleto parcelado possibilita oferecer aos clientes uma forma de parcelamento para quem não tem cartão de crédito ou não quer ultrapassar o limite. 

Como você viu, uma coisa que não pode faltar nas vendas pela internet é a diversidade de métodos de pagamentos. Oferecendo as opções que o consumidor deseja, você facilita o processo de compra, fatura mais e aumenta as taxas de conversão do seu e-commerce.

Tanto o Pix quanto o boleto bancário devem estar presentes no seu negócio online. Para investir em uma boa experiência de compra da sua loja, basta contar com um bom meio de pagamentos.

 

pix - chave pix - pix mercado pago


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados