Skip to content
Entre Crie sua conta

Rendimentos no Mercado Pago

Conheça a biblioteca

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada

Conheça a biblioteca

Pix para empresas: tudo o que você precisa saber

Mãos segurando um celular com a tela do Pix aberta

O Pix surgiu para simplificar as transações bancárias, permitindo que todos recebam e transfiram dinheiro em tempo real entre diferentes contas, sem limite de horários e de forma gratuita. Hoje, a maioria da população usa e aprova as facilidades, tanto pessoas físicas quanto jurídicas. 

Desde o lançamento em 2020, o Pix para empresas reúne mais de quatro bilhões de chaves cadastradas, segundo dados do Banco Central. Os empresários aproveitam para facilitar diversas transações, como entre os clientes, fornecedores e, até mesmo, da empresa para o governo - nesse caso, em relação aos pagamentos de tributos e contas regulares. 

Descubra, abaixo, como usar o Pix em sua empresa e as vantagens na prática. 

 

Como usar o Pix para empresas?

Esse meio de pagamento é muito vantajoso para as empresas por permitir o recebimento imediato das vendas, redução dos custos de operação e segurança para transferir a qualquer hora e lugar.

Para usá-lo é preciso ir na seção Pix da sua conta e cadastrar uma chave, que são basicamente apelidos que servem para identificar a conta de uma pessoa em suas transações. 

O seu cadastro poderá ser feito usando o seu CNPJ, e-mail, número de telefone celular ou uma chave aleatória e, se preferir, poderá ter mais de uma chave cadastrada na mesma conta. Aliás, para as contas jurídicas existe um limite de 20 chaves que podem ser atreladas a essa conta. 

Com o cadastro feito você poderá acessar todas as funcionalidades do Pix PJ, como:

  • Depositar, sacar e transferir dinheiro;
  • Pagar com o código QR nos estabelecimentos que aceitam PIX;
  • Fazer cobranças. 

O Banco Central, responsável por gerenciar o Pix, divulgou recentemente algumas atualizações que vão tornar esse meio de pagamento ainda mais fácil, principalmente para as empresas, como o Pix garantido, Pix offline, Pix saque, Pix troco, Pix para transações internacionais e o Pix Parcelado, uma das opções mais interessantes por permitir que os usuários parcelem os pagamentos via Pix.

 

👉 Leia também: Como usar o código QR no Mercado Pago para fidelizar clientes

👉 Leia também: Conta PJ: o guia completo para sua empresa

Quais são as vantagens do Pix para empresas?

O Pix para PJ é mais vantajoso do que outros métodos de pagamentos porque traz inúmeras facilidades para a empresa como um todo. A seguir, conheça todos os benefícios que podem ser aproveitados. 
 

  •  Redução de custo: os valores gastos são menores, principalmente se comparar com as tarifas cobradas pela emissão de boleto e de cartão de crédito. Lembrando que, em algumas instituições, as empresas têm taxa zero nas transações com Pix
  • Melhor gerenciamento da empresa: com o pagamento e o recebimento imediatos, você ganha um controle maior do fluxo de caixa, gestão de estoque e logística, evitando a necessidade de reserva de mercadoria, também aumentando a possibilidade de oferecer envios mais rápidos. 
  • Experiência de compra e venda melhorada: como o dinheiro entra na conta mais rápido, logo depois da compensação do pagamento, já é possível enviar o produto ou fazer a liberação. 
  • Facilita a conciliação bancária: o Pix melhora o processo de conferência e registro de todas as movimentações financeiras da empresa, mais uma vez sem precisar esperar pela confirmação de pagamento ou recebimento. 

 

Comece a usar o Pix em sua empresa

O Pix pode facilitar o dia a dia da sua empresa, melhorando os processos de pagamento ou recebimento de dinheiro tanto de fornecedores ou parceiros, quanto dos clientes.

Faça uso desse meio de pagamento eletrônico instantâneo e otimize seus processos financeiros, garantindo mais segurança e velocidade nas transações. 

Quer aproveitar o máximo do Pix na sua empresa? Descubra como impulsionar suas vendas agora mesmo com as soluções eficientes do Mercado Pago!

 

Aprimore a gestão financeira da sua empresa com nosso guia completo


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados