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Taxa de conversão e-commerce: entenda como o Checkout impacta vendas

Escrito por Equipe Mercado Pago | Jul 29, 2020 12:00:00 PM

O bom funcionamento de um e-commerce está relacionado a diversos fatores: números importantes para qualquer tipo de negócio, como de vendas, ticket médio e faturamento, e também outros dados que fazem toda a diferença. Um deles é a taxa de conversão.

Pense por um momento: o abandono de carrinhos é uma prática extremamente comum no comércio digital. Ele acontece quando um possível consumidor escolhe produtos na sua loja on-line, mas não finaliza a compra. Ou seja, aquela visita não se converte em uma venda. As taxas de conversão tratam exatamente disso, entre todas as pessoas que visitaram o seu e-commerce, quantas realmente fizeram uma compra.

Isso diz muito sobre o sucesso do seu negócio, principalmente porque são diversos os fatores que levam um comprador a abandonar o seu carrinho - como falta de segurança para prosseguir ou a recusa de um pagamento, por exemplo. Entendê-los pode ser um grande diferencial para evitar desistências, continuando com o que está dando certo e readaptando o que precisa ser melhorado.

 

 

O que pode levar a taxas de conversão baixas em seu e-commerce?

Algo extremamente importante sobre as compras on-line é o fato de que o consumidor não está em busca apenas de produtos, mas de uma boa experiência, e ela deve envolver todas as partes da jornada de compra - desde o primeiro acesso até o pagamento. Tudo isso precisa funcionar bem para que aconteça uma conversão e, até mesmo, a fidelização de um cliente.

Problemas com o carregamento da página, seções desorganizadas e falta de informações, por exemplo, podem impactar diretamente a decisão de um comprador. Mas nada é tão decisivo quanto o checkout de pagamento. Afinal, a jornada de compra no seu e-commerce pode ser perfeita, se não oferecer segurança, comodidade e flexibilidade na hora do pagamento, é bem provável que aconteça o abandono de carrinho - e nenhum lojista quer isso.

Além de saberem que estão em um ambiente completamente seguro para oferecer seus dados de pagamento, os consumidores digitais também querem poder escolher como pagar e optar por parcelamentos. Isso sem falar na experiência mobile, que é essencial para quem quer ser bem-sucedido nas vendas pelo e-commerce.

 

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Como garantir um checkout que converta visitantes em compradores

Alguns pontos são importantes para se estar atento na hora de criar a melhor experiência de pagamento na sua loja on-line. Algumas delas são:

  • Compatibilidade com o seu negócio

Cada tipo de negócio tem suas particularidades e características, e isso precisa ser levado em conta também no checkout. Se você comercializa eletrônicos em seu e-commerce, por exemplo, provavelmente tem um ticket médio mais alto que outras lojas, por isso é essencial oferecer parcelamentos diversos para que mais pessoas possam comprar.

Conhecendo bem o seu mercado, fica mais fácil entender como deve ser a experiência de pagamento na sua loja e quais os fatores mais importantes para atender as necessidades do seu tipo de cliente.

  • Conhecimento sobre o consumidor

Parte de conhecer seu negócio envolve conhecer o tipo de consumidor que compra o seu produto. Na internet, as pessoas têm acesso a dezenas de sites vendendo os mesmos produtos com possibilidades de pagamento quase infinitas. Por que elas devem escolher o seu e-commerce? Você oferece tudo que elas precisam para finalizar a compra?

Um bom processo de checkout otimizado é aquele que tem a ver com o comprador, que permite com que ele use seu método de pagamento preferido e conte com as facilidades que ele procura. Mas, sem conhecer o seu público, como oferecer isso?

  • Métodos de pagamento diversos

De acordo com o instituto Baymard, 6% dos consumidores digitais que desistem de uma compra o fazem por conta de opções de pagamento insuficientes. Por isso, nesse sentido é importante oferecer possibilidades que atendam a diversos tipos de público. Há milhões de pessoas no Brasil que não têm um cartão de crédito, por exemplo. Então, você pode garantir que seu checkout ofereça pagamentos por boleto bancário ou carteira digital.

  • Promoções e boas condições

O checkout foi feito para trazer dinheiro para o seu e-commerce e não para perder. Quando um consumidor chega à página de pagamento e descobre que há taxas "surpresa" ou condições ruins, como um frete muito caro e prazos de entrega muito longos, pode optar por procurar seus concorrentes.

Descontos e promoções ainda são essenciais para chamar a atenção dos compradores, e combinados com boas condições na hora do pagamento podem ser um segredo para o sucesso.

 

  • Otimização mobile

No final de 2019, as vendas por dispositivos móveis ultrapassaram as feitas por desktop, chegando aos 68,5 milhões de pedidos com um faturamento de R$ 25,9 bilhões - segunda informações do Webshoppers 41. Ou seja, se seu e-commerce não tem um checkout mobile friendly, você já está ficando para trás. Esse pode ser um fator extremamente decisivo na hora de converter visitantes em compradores.

 

  • Processo de checkout intuitivo

Por último, um checkout complicado também afasta compradores e faz com que abandonem seus carrinhos. Um processo claro e intuitivo ajuda a fazer com que eles passem por casa parte do processo sem dúvidas, inseguranças e sem o risco de oferecerem informações incorretas. Por isso, na hora de escolher o meio de pagamento para o seu e-commerce, vale checar como é a experiência e evitar complicações, excesso de informações e outros.

 

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Um bom checkout pode ser decisivo para aumentar as taxas de conversão do seu e-commerce

Toda a jornada de compra é muito importante para fazer com que um visitante da sua loja on-line se torne um comprador fidelizado. No entanto, vale ficar ainda mais atento ao processo de pagamento, garantindo que do começo ao fim, seus consumidores tenham tudo o que precisam para finalizar a compra.

Experimente o pagamento do seu e-commerce e considere quais melhorias podem ser feitas para atrair mais clientes otimizando o checkout de pagamento.

 

 

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