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Tendências de mercado: transforme sua gestão de vendas para 2025

Escrito por Equipe Mercado Pago | Dec 26, 2024 11:00:00 AM

A tecnologia está mudando radicalmente a forma como diversos processos são executados, inclusive, as vendas. E o melhor é que a previsão é essas ferramentas continuarem evoluindo, exigindo que empresas se adaptem a um cenário de constante mudanças.

Além da tecnologia, o comportamento do consumidor também tem se transformado rapidamente. É por isso que estar atento às tendências de mercado é indispensável para manter a competitividade — principalmente na virada do ano, quando todos desejam ter uma performance positiva. 

E então, pronto para descobrir o que o futuro reserva para as vendas?

O que sua empresa precisa saber sobre as tendências de mercado de 2025

O futuro das vendas é marcado pela digitalização que, embora já seja usual, oferece cada vez mais ferramentas para aprimorar campanhas e processos. A evolução das vendas online, incluindo modelos com e sem estoque, como dropshipping, tem permitido que empresas alcancem novos mercados e consumidores cada vez mais exigentes.

Além disso, a personalização segue como pilar essencial para conquistar o consumidor, sendo um requisito cada vez mais estudado pelos profissionais de tecnologia. Nesse contexto, as ferramentas de gestão integrada devem fazer parte das novas estratégias para coletar dados que ajudam a entender melhor o cliente, acompanhar o desempenho e planejar estratégias de vendas pertinentes a cada perfil de consumidor. 

E de que forma isso pode ser tão importante para sua empresa? Bem, essas exigências que crescem constantemente por parte dos consumidores são (em grande parte) motivadas por um desejo de vivenciar experiências únicas e há exemplos assim por toda a internet. 

Grandes marcas hoje focam em oferecer muito mais do que produtos e serviços, elas entregam experiências inesquecíveis, que fazem com que os consumidores se identifiquem, se fidelizem e se tornem verdadeiros defensores daquela marca.

 

Quais os desafios das empresas que acompanham as tendências de mercado?

Acompanhar as tendências de mercado é necessário, mas nem sempre é fácil para os empresários implementarem novidades. O que acontece é que, com o avanço dos códigos e inteligência artificial, as atualizações são muito rápidas, gerando diversos desafios, como:

 

  • Conseguir investimento para tecnologia de gestão: nem todas as empresas dispõem de recursos para implementar sistemas avançados. E, muitas vezes, quando conseguem o valor necessário, a ferramenta sofre upgrades que demandam novos investimentos. 

 

  • Entender o comportamento do consumidor: a coleta de dados exige estudo e ferramentas de análise que identifiquem padrões. Logo, os gestores precisam saber quais tecnologias são as ideais para essa função na sua empresa, bem como devem treinar as equipes para operá-las. 

 

  • Implementar estratégias omnichannel: o termo omnichannel se refere à oferta de uma experiência integrada entre loja física, site e redes sociais (também conhecida como multicanalidade), o que requer organização e investimento. 

 

  • Adotar estratégias focadas na experiência do cliente: desde um atendimento eficiente até a personalização das ofertas, focar na experiência do cliente depende de tempo de estudo para conhecer o perfil de cada consumidor. 

 

  • Investir em capacitação para os times: com os avanços rápidos da tecnologia, é necessário criar cronogramas recorrentes de capacitação, a fim de que o time esteja alinhado às ferramentas utilizadas. 

 

  • Implementar uma nova cultura: toda inovação requer uma mentalidade aberta e disposição para sair da zona de conforto — tanto dos gestores, quanto da equipe.

 

  • Ter boa adesão dos times internos às mudanças: o gestor precisa convencer a equipe de que as novas estratégias e ferramentas são realmente positivas, a fim de que o time se mantenha engajado em suas tarefas. 


8 tendências de vendas para 2025 que sua empresa deve considerar

As tendências de vendas mudam rapidamente, mas algumas delas já se mostram essenciais para o mercado a partir de 2025. O mais importante é que você, enquanto liderança e empresário inovador, esteja atento às atualizações, estude as novidades e avalie quais são realmente pertinentes à estrutura da sua empresa e principalmente, às necessidades do seu consumidor. 

Para te ajudar, reunimos as principais promessas para os próximos anos:

1. Uso de inteligência artificial em vendas


As ferramentas de IA ajudam a prever comportamentos, recomendar produtos e interagir com clientes com base nos dados coletados em interações online.

2. Personalização nas vendas


Com a automação de processos, é possível coletar dados de clientes e criar uma sequência de interações com base nas interações de cada clique, tornando a experiência personalizada conforme as preferências de cada consumidor.

3. Vendas pelas redes sociais


O social selling tem se mostrado cada vez mais popular entre os consumidores. Utilizar redes como Instagram e WhatsApp para interagir diretamente com os clientes é estar aonde o comprador está, facilitando o processo de interação e, inclusive, de vendas. 

4. Cultura data driven (orientada por dados)


Tomar decisões baseadas em informações concretas melhora a precisão e os resultados das estratégias de vendas. Lembre-se: os dados nunca mentem e podem revelar informações vitais sobre sua empresa que poderão iluminar os caminhos pelo mercado.

5. Vendas consultivas


Com um time capacitado, é possível orientar melhor o cliente, fornecendo vendas consultivas que transmitem mais segurança para o consumidor fechar o negócio. A ideia aqui é oferecer um processo que, mesmo que mais longo, seja mais eficiente e com maior taxa de conversão por ser mais preciso em relação às necessidades do cliente.

6. Gestão integrada de informações


Plataformas que unificam dados de vendas, estoque e comportamento dos clientes oferecem uma visão mais clara para decisões estratégicas. Já é coisa do passado aquela ideia de coletar dados de forma fragmentada, correndo o risco de perder informações importantes para desenhar suas estratégias. Para os próximos anos, a tendência é que uma gestão integrada, com mais transparência e facilidade aumente.

7. Fortalecimento da abordagem com foco no cliente


As empresas que adotam a customer centricity conseguem fidelizar clientes. Essa estratégia permite reduzir custos com campanhas para atrair novos compradores, uma vez que é criada uma base recorrente e com foco direto nas necessidades e dores do cliente como centro do plano.

8. Vendas omnichannel


Integrar diferentes canais de vendas oferece mais comodidade ao cliente e aumenta as chances de conversão. Imagine chegar em 2025 e perder clientes pela falta de integração em seus canais de comunicação e vendas. Não vale a pena arriscar a reputação da sua empresa e causar tantos transtornos aos clientes nos atendimentos, quando existem tecnologias que integram seu atendimento e permitem uma experiência de compra mais fluida.

 

Prepare sua empresa para as tendências de vendas em 2025

"A gestão de vendas é uma verdadeira maratona de estratégia e inovação. Neste cenário dinâmico e em constante transformação, quem se antecipa não só se adapta — lidera. Não basta acompanhar tendências: é preciso integrá-las à alma da sua empresa (e marca, obviamente), moldando o presente para conquistar o futuro.

Encare cada mudança como uma chance de inovar, cada desafio como uma oportunidade de crescer. O futuro das vendas está à sua frente, pronto para ser desbravado. E com as escolhas certas, você estará no topo, impulsionando sua empresa rumo ao sucesso!

 

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