2. A experiência de compra dos consumidores pode ser influenciada por inúmeros fatores, mas entre os mais impactantes, a forma de pagamento se destaca, tendo em vista que muitos buscam por facilidades na hora de pagar suas compras, principalmente quando são compras online.
Por isso, trabalhar com diferentes métodos de pagamentos online pode ajudar sua empresa não apenas atrair mais clientes, como também aumentar seu número de vendas e criar um relacionamento saudável com eles pela oferta de uma experiência agradável, ágil e segura.
As compras online caíram no gosto das pessoas, principalmente durante a pandemia, com previsão de se estender cada vez mais. De acordo com o site UOL, 75% dos consumidores afirmam que gostariam de continuar comprando pela internet, mesmo após a pandemia, o que demonstra uma grande oportunidade para as empresas expandirem suas vendas e fidelizações.
Mas, como dito antes, existem estratégias que influenciam a performance de vendas da sua empresa e a oferta de uma diversidade maior de pagamentos online influenciará diretamente nisso, além de promover o crescimento do público, garantir mais comodidade e expectativa ao consumidor, já que ele pode escolher entre as opções e aumentar a confiança da marca.
Diversificar nos tipos de pagamento online que sua empresa oferece aos clientes é muito importante, pois isso abre um leque de opções para eles, aumentando as chances de finalizar sua compra e consequentemente, oferecer à sua empresa uma maior chance de lucro.
Se um cliente se interessa pelos seus produtos, por exemplo, mas não tem confiança ou não costuma utilizar os métodos de pagamentos que sua empresa usa habitualmente, como cartão de crédito ou transferências, a chance de ele abandonar a compra no carrinho é muito grande.
Mas vale ressaltar que não basta escolher um método qualquer e oferecer ao seu cliente. Pelo contrário, todo e qualquer método que sua empresa disponibilizar precisa oferecer segurança, gestão de risco, estabilidade e integrações facilitadas, além de suporte quando necessário.
Para ajudar sua empresa a escolher os tipos de pagamentos online adequados, veja as dicas:
Cada cliente possui sua preferência em métodos de pagamento online. Por isso, é importante conhecer seu público para oferecer o melhor método de compra. Reserve um tempo para se basear em seus produtos ou serviços, crie personas do comprador e analise compras anteriores para ter informações precisas sobre o público da sua empresa.
Após conhecer o seu público-alvo, o próximo passo é pesquisar as opções de pagamentos online. Atualize-se e saiba como esses métodos funcionam para oferecer boas experiências aos clientes, e não se esqueça de se basear em suas necessidades, monitorando o desempenho de cada método.
Para adicionar essas novas formas de pagamento da forma fácil e prática, o ideal é sua empresa investir nas ferramentas certas, como um checkout de pagamento de qualidade, que alie a segurança com eficiência, ajudando os clientes a escolher como vão pagar por suas compras, tanto em relação ao método de pagamento, quanto ao parcelamento e demais definições necessárias.
Com tantos tipos de pagamentos online disponíveis no mercado, como saber escolher o mais adequado? Calma, foque em oferecer em seu checkout os meios de pagamento que seu público costuma usar. Você também pode se basear nas opções mais usadas. Aliás, vamos falar sobre alguns deles a seguir:
Uma das formas mais comuns utilizada por e-commerces, o cartão de crédito oferece praticidade e opções de parcelamento para o cliente e impulsiona as vendas de sua empresa.
Com o cartão de débito, o cliente terá mais controle de seus gastos, sendo que o pagamento é cobrado na hora. Além disso, o vendedor também recebe o pagamento imediatamente.
Prático e imediato, esse tipo de pagamento oferece transferências imediatas, sem necessidade de interferência de terceiros e pode ser feito através de um smartphone.
É uma das formas de pagamento mais acessíveis e simples, que pode ser utilizada por qualquer cliente, principalmente aqueles que não possuem cartão de débito ou crédito.
Essa nova funcionalidade do aplicativo permite que você realize transações por meio de conversas. Ou seja, qualquer pessoa pode transferir dinheiro para seus contatos de forma simples.
Baseadas em aplicativos, as carteiras digitais permitem o pagamento tanto em lojas físicas, como também em e-commerces através do celular. Nesse método, seu cliente faz a transferência rapidamente e sua empresa já recebe o valor imediatamente em sua conta.
👉 Conta PJ: o guia completo para sua empresa
Existem ferramentas que auxiliam na oferta de pagamentos online, como checkout e link de pagamento, que são métodos simples e seguros de adotar em sua empresa. Além disso, ao trabalhar com eles ou outros tipos de ferramentas e métodos de pagamento, sua empresa consegue oferecer uma experiência melhor ao consumidor, o que influenciará no seu sucesso.
💡 Leia também:
6 fatores que afastam os consumidores no processo de pagamento
Como criar um bom processo de pagamento no e-commerce
Checkout de pagamento: mais vantagens para seu e-commerce
Checkout Mercado Pago: a solução ideal para receber pagamentos online
Como lidar com devoluções e contestações de pagamento na loja on-line