Acompanhar as mudanças no comportamento do consumidor deixou de ser apenas uma estratégia para impulsionar vendas e se tornou um fator essencial para a competitividade e sustentabilidade de qualquer empresa. Inclusive, a digitalização do comércio transformou a jornada de compra desses consumidores, tornando-a mais dinâmica, omnichannel e orientada pela conveniência.
Mas, vale pontuar, que esses consumidores de hoje esperam não apenas uma variedade de produtos e preços competitivos, mas também experiências de compra ágeis e integradas, com múltiplas opções de pagamento — tudo para facilitar seu processo de compra.
Nesse contexto, a maquininha de cartão deixou de ser um recurso exclusivo do balcão de lojas físicas para se tornar uma ferramenta estratégica na diversificação das vendas. Hoje, ela pode ser utilizada em diferentes formatos, permitindo que empresas ampliem sua atuação para vendas por delivery, atendimento móvel, eventos ou até em parceria com outros pontos comerciais.
E detalhe: mais do que um meio de pagamento, a maquininha pode ser explorada de forma estratégica para aumentar as oportunidades e sucesso de vendas e lucros para a sua empresa. Afinal, ao integrar essa solução a diferentes canais de venda e associá-la a outras ferramentas digitais, como links de pagamento e marketplaces, é possível não apenas expandir seu alcance, como também atrair novos clientes e melhorar sua eficiência operacional.
Os meios de pagamento evoluíram rápido nos últimos anos. Se antes as compras eram feitas majoritariamente em dinheiro, hoje, pagamentos digitais, carteiras virtuais e o pagamento por aproximação (também conhecido como tecnologia NFC ou “Near Field Communication”, no português, “Comunicação por Campo de Proximidade”) tornaram-se as opções mais usadas entre os consumidores justamente pela sua praticidade e agilidade.
As redes sociais também desempenham um papel importante nesse novo cenário, influenciando decisões de compra e facilitando o contato entre empresas e clientes. Isso significa que vender apenas em um ponto físico pode limitar o crescimento da empresa. Neste caso, expandir os canais de venda e aceitar pagamentos de forma flexível é essencial para aumentar as oportunidades de conversão e conquistar mais clientes.
E quando o assunto é compra online ou até mesmo “híbrida” — mais precisamente que envolva multicanais — a palavra da vez é facilidade: os consumidores buscam cada vez mais opções que descompliquem suas compras, e a maquininha pode ser sua aliada nesse momento.
Expandir o uso da maquininha de cartão para além do ponto físico te permite alcançar mais clientes. O resultado disso são mais vendas e novos consumidores conhecendo seus produtos, aumentando de maneira exponencial os ganhos da sua empresa.
Veja exemplos de canais alternativos onde você pode utilizar a maquininha para vender mais:
Escolher a máquina de cartão adequada para a realidade da sua empresa é fundamental para usufruir os benefícios de vender além do balcão. Mas para isso, é fundamental entender os modelos de maquininhas, pois cada um atende a uma necessidade específica.
Para empresas que buscam mais mobilidade e dispositivos flexíveis, por exemplo, existem alguns aspectos que precisam ser levados em consideração. Confira alguns deles abaixo:
O banco digital Mercado Pago oferece soluções para empresas de todos os tamanhos. As maquininhas Point foram desenvolvidas para garantir segurança e agilidade nos pagamentos, com opções para diferentes necessidades. Confira em detalhes os modelos disponíveis:
Para que sua empresa cresça e atinja novos públicos, é essencial contar com meios de pagamento flexíveis. Com as maquininhas Point do banco digital Mercado Pago sua empresa pode vender em qualquer lugar, com segurança e praticidade, aproveitando cada oportunidade de venda.
Escolha a maquininha ideal para o perfil da sua empresa e amplie seus resultados.
💡Leia também:
Como escolher a melhor maquininha de cartão para a sua empresa
Aumente o fluxo de caixa com antecipação de recebíveis pela maquininha
Como as maquininhas de cartão podem impactar as finanças empresariais
Eficiência operacional: como as maquininhas podem ajudar sua empresa
Pagamento integrado da Point Mercado Pago: saiba mais