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Máquina de cartão: venda em qualquer lugar com segurança

Escrito por Equipe Mercado Pago | Apr 22, 2025 11:00:00 AM

Acompanhar as mudanças no comportamento do consumidor deixou de ser apenas uma estratégia para impulsionar vendas e se tornou um fator essencial para a competitividade e sustentabilidade de qualquer empresa. Inclusive, a digitalização do comércio transformou a jornada de compra desses consumidores, tornando-a mais dinâmica, omnichannel e orientada pela conveniência.

 

Mas, vale pontuar, que esses consumidores de hoje esperam não apenas uma variedade de produtos e preços competitivos, mas também experiências de compra ágeis e integradas, com múltiplas opções de pagamento — tudo para facilitar seu processo de compra. 

Nesse contexto, a maquininha de cartão deixou de ser um recurso exclusivo do balcão de lojas físicas para se tornar uma ferramenta estratégica na diversificação das vendas. Hoje, ela pode ser utilizada em diferentes formatos, permitindo que empresas ampliem sua atuação para vendas por delivery, atendimento móvel, eventos ou até em parceria com outros pontos comerciais.

E detalhe: mais do que um meio de pagamento, a maquininha pode ser explorada de forma estratégica para aumentar as oportunidades e sucesso de vendas e lucros para a sua empresa. Afinal, ao integrar essa solução a diferentes canais de venda e associá-la a outras ferramentas digitais, como links de pagamento e marketplaces, é possível não apenas expandir seu alcance, como também atrair novos clientes e melhorar sua eficiência operacional.

 

Máquina de cartão e a evolução dos meios de pagamento

Os meios de pagamento evoluíram rápido nos últimos anos. Se antes as compras eram feitas majoritariamente em dinheiro, hoje, pagamentos digitais, carteiras virtuais e o pagamento por aproximação (também conhecido como tecnologia NFC ou “Near Field Communication”, no português, “Comunicação por Campo de Proximidade”) tornaram-se as opções mais usadas entre os consumidores justamente pela sua praticidade e agilidade.

As redes sociais também desempenham um papel importante nesse novo cenário, influenciando decisões de compra e facilitando o contato entre empresas e clientes. Isso significa que vender apenas em um ponto físico pode limitar o crescimento da empresa. Neste caso, expandir os canais de venda e aceitar pagamentos de forma flexível é essencial para aumentar as oportunidades de conversão e conquistar mais clientes.

E quando o assunto é compra online ou até mesmo “híbrida” — mais precisamente que envolva multicanais — a palavra da vez é facilidade: os consumidores buscam cada vez mais opções que descompliquem suas compras, e a maquininha pode ser sua aliada nesse momento.


Canais de venda onde a máquina de cartão pode ser utilizada

Expandir o uso da maquininha de cartão para além do ponto físico te permite alcançar mais clientes. O resultado disso são mais vendas e novos consumidores conhecendo seus produtos, aumentando de maneira exponencial os ganhos da sua empresa.

Veja exemplos de canais alternativos onde você pode utilizar a maquininha para vender mais:

  • Feiras, eventos e pop-up stores: participar de feiras e eventos é uma excelente forma de testar novos mercados. Ter uma maquininha de cartão pode te ajudar a vender para os visitantes sem depender de dinheiro em espécie, oferecendo comodidade aos clientes;

  • Delivery e vendas diretas: se você já trabalha com entregas, oferecer a opção de pagamento no ato da entrega pode atrair mais clientes. Muitos consumidores preferem pagar com cartão, e ter uma maquininha sem fio facilita esse processo;

  • Atendimentos personalizados e serviços a domicílio: para empresas que realizam atendimentos presenciais levar a maquininha até o cliente é uma forma de garantir o fechamento da venda no momento do serviço prestado;

  • Parcerias com outras empresas: isto pode ampliar seu alcance. Por exemplo, uma floricultura pode firmar parceria com um restaurante para vender arranjos florais em datas comemorativas. Ter uma maquininha de cartão nesses pontos aumenta as chances de conversão por facilitar o pagamento dos produtos e ainda facilita a gestão financeira.

 

Como escolher a maquininha ideal para vender em múltiplos canais?

Escolher a máquina de cartão adequada para a realidade da sua empresa é fundamental para usufruir os benefícios de vender além do balcão. Mas para isso, é fundamental entender os modelos de maquininhas, pois cada um atende a uma necessidade específica.

Para empresas que buscam mais mobilidade e dispositivos flexíveis, por exemplo, existem alguns aspectos que precisam ser levados em consideração. Confira alguns deles abaixo: 

  • Prefira modelos sem fio: para quem precisa levar a maquininha até o cliente, um modelo sem fio garante liberdade de movimentação, mas lembre-se, é preciso controlar o nível de bateria para não ficar na mão em um momento que exige o funcionamento da maquininha. 

  • Tecnologia NFC: o pagamento por aproximação é cada vez mais comum, pois é rápido e prático. Escolher uma maquininha que tenha essa tecnologia garante que sua empresa esteja atualizada com as novas tendências de pagamento.

  • Integração com soluções digitais: ter uma maquininha que se integra com um sistema de gestão utilizado pela sua empresa facilita o controle financeiro, ajudando a monitorar as vendas e os recebimentos de forma organizada.

  • Ampla aceitação de pagamentos: escolha uma maquininha que aceita diferentes bandeiras de cartão e carteiras digitais, para atender um público variado. De nada adianta ter uma maquininha, se ela não aceita os meios de pagamentos preferidos pelos clientes. 

  • Funções adicionais: algumas maquininhas oferecem funções extras, como geração de links de pagamento, o que pode ser um diferencial para empresas que também vendem online.

  • Taxas e planos: optar por maquininhas que ofereçam as melhores condições com relação a taxas é fundamental. Inclusive, você já conhece as novas taxas da Point Mercado Pago? Além de muito mais vantajosas, elas tendem a ajudar sua empresa a vender mais e expandir os negócios com mais liberdade e redução eficiente de custos. 

 

Sua empresa já conhece as maquininhas Point Mercado Pago?

O banco digital Mercado Pago oferece soluções para empresas de todos os tamanhos. As maquininhas Point foram desenvolvidas para garantir segurança e agilidade nos pagamentos, com opções para diferentes necessidades. Confira em detalhes os modelos disponíveis: 

  • Point Smart: possui funções avançadas, processamento ultrarrápido, bateria com duração de até três dias, formato leve e compacto e garantia de três anos.
  • Point Pro 2: vem com internet grátis e possibilidade de conexão via Wi-fi. É o modelo ideal para quem precisa de transações mais rápidas, práticas e sem complicações.

Point Air: não precisa estar conectada a um celular. Recebe pagamentos por aproximação ou por chip, em débito, crédito, código QR e Pix. Vem com um plano de internet 4G grátis e com a possibilidade de conexão via Wi-fi.
  • Point Mini NFC 2: funciona com o celular através do Bluetooth. Você pode criar códigos QR para serem escaneados pelos clientes e enviar comprovantes por e-mail e SMS, e também aceita pagamentos por aproximação.

Point Tap: use seu celular como maquininha. Essa função aceita pagamento por aproximação com cartão de crédito, débito e também parcelado. Disponível a partir de Android 10 e sistema iOS (a partir da versão 17.4 ou superior). Vale pontuar que todas as maquininhas do banco digital Mercado Pago oferecem a vantagem do dinheiro na hora, permitindo mais previsibilidade financeira e controle de fluxo de caixa. Além disso, elas também possuem integração com o sistema de gestão da sua empresa, o que torna os processos mais otimizados e organizados. 

 

Expanda suas vendas e conquiste mais clientes com a solução ideal

Para que sua empresa cresça e atinja novos públicos, é essencial contar com meios de pagamento flexíveis. Com as maquininhas Point do banco digital Mercado Pago sua empresa pode vender em qualquer lugar, com segurança e praticidade, aproveitando cada oportunidade de venda. 

Escolha a maquininha ideal para o perfil da sua empresa e amplie seus resultados.

 

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