Uma das estratégias mais relevantes para que as empresas vendam melhor e com maiores taxas de conversão é, sem dúvida, saber como se estruturar e planejar boas ações, seguindo o calendário comercial. Esse conjunto de datas comemorativas tem criado ondas que movimentam fortemente o mercado, permitindo que empresas dos mais diversos segmentos possam navegar em direção ao sucesso que desejam.
Mas cabe um lembrete importante se sua empresa já está preparando as ações deste ano, viu?! Somente saber que essas datas existem não te torna mais preparado para elas. É essencial criar boas estratégias, se adequando ao ambiente e tom de cada data. Dessa forma é possível fazer com que os clientes se conectem com a sua marca e, de fato, se envolvam, pois irão entender que as ofertas e toda a comunicação e jornadas que sua empresa construiu realmente fazem sentido.
Afinal, só aproveitar uma data comemorativa “por aproveitar”, esperando vender mais pode acabar depondo contra a sua fazendo, fazendo com que os clientes sintam que as campanhas são “forçadas” e oportunistas.
Então, tenha muita atenção para saber aproveitar as oportunidades, mas sem subestimar os relacionamentos que podem ser criados, fortalecidos ou até mesmo prejudicados junto aos clientes. Verifique até que ponto cada data pode ser pertinente para sua empresa.
Independente do segmento da sua empresa, principalmente quando o assunto é aumentar a taxa de conversão de vendas online ou mesmo presenciais, saber como aproveitar boas oportunidades é essencial para cativar o consumidor e criar boas conexões.
Lembre-se: o consumidor moderno - e conectado - já não está mais atrás apenas de produtos e serviços, ele precisa de experiências. Se sua empresa não consegue oferecer nada além da venda em si, pode ter certeza que está na hora de rever suas estratégias e buscar alternativas.
Mas, por que as datas comemorativas em um calendário comercial merecem uma atenção maior que outras datas? Bom…saber como aproveitar datas comemorativas é tão importante que um estudo da Ebit Nielsen mostrou que em 2020, por exemplo, elas foram responsáveis por 34% do faturamento do comércio eletrônico.
É claro que isso não significa que sua empresa deva investir todo o fôlego apenas nessas datas. É preciso equilíbrio. Mas pense nas datas comemorativas como um impulsionador de vendas e uma oportunidade importante para lançar produtos ou atrair novos clientes. Elas podem gerar o volume que sua empresa precisa para até mesmo manter os números positivos em épocas de baixa demanda.
Preparação e planejamento. Essas duas palavras serão os seus maiores recursos para descobrir como aumentar suas vendas online nas datas comemorativas, afinal, a estratégia certa pode fazer a diferença nos períodos mais importantes do ano.
Parte de atingir esse objetivo passa por muita busca de conhecimento, tanto na sua empresa como do seu público-alvo, afinal, de nada adianta se esforçar para criar campanhas criativas se, no final das contas, elas estão direcionadas para o público errado.
A seguir, vamos verificar formas de preparar o seu e-commerce, explorando o máximo desse importante recurso:
As diversas datas comemorativas tem pontos fortes em muitos nichos de mercado. Claro, é possível vender um jantar temático durante o Halloween, mas para lojas de fantasias, é talvez a maior oportunidade do ano. Procure entender como essa data conversa com as pessoas e como ela conversa com o produto que sua empresa vende.
Uma das melhores fontes de informação é um relatório passado do mesmo período. Com ele, é possível entender onde sua empresa errou, acertou e o que poderia ser melhorado nos seus processos. É importante sempre ter um acompanhamento próximo dos seus números e usar as oportunidades a seu favor.
E-commerces têm uma facilidade na alteração da sua roupagem. Tente sempre apresentar temas visuais que conversem com a data, fazendo com que o cliente se sinta bem acolhido e preparado para encontrar o que procura em seu site.
O checkout, parte final da sua venda, é uma das mais importantes para e-commerces, pois é onde a maioria das vendas pode se perder. Contar com um parceiro de confiança é essencial para garantir o sucesso das vendas. Opções como o Checkout Mercado Pago possuem uma velocidade maior no processamento dos pagamentos, o que transmite mais confiabilidade para os clientes e reduz o abandono de carrinho.
Com o avanço na forma que lidamos com o comércio e a crescente onda de concorrência, oferecer uma experiência única e personalizada já é uma obrigação de quem deseja vender algo. Investir em apresentações únicas, até mesmo com experiências interativas na sua plataforma é uma forma de oferecer algo divertido e único que chame a atenção.
Encontrar formas de chegar aos clientes é uma grande dificuldade de várias empresas. Com o aumento de vendas durante uma data sazonal, a procura também aumenta, mas é difícil saber se sua empresa está atingindo a parcela de público que procura seu produto ou serviço. Ter um setor especializado para ler e interpretar métricas, assim como investimento em canais de comunicação e até influenciadores, pode fazer com que suas estratégias impactem quem precisam impactar.
Datas comemorativas são sinônimo de alta concorrência - ainda mais no ambiente digital. O consumidor é impactado constantemente por anúncios e publicações com produtos e ofertas. Então, além de personalizar suas ofertas para os clientes, ofereça vantagens que destaquem sua empresa em relação à concorrência, seja em relação ao valor ou isenção de frete, tempo de entrega ou até mesmo pela qualidade das ofertas e promoções.
Muito bem, agora que a importância do calendário comercial está mais clara, é importante saber quais serão as próximas datas comemorativas para que sua empresa já possa se preparar para as vendas.
Afinal, planejar e preparar cada campanha leva tempo, não é mesmo?! E, como comentamos, construir uma jornada com seus clientes também necessita tempo. Pensando nisso, é preciso já ficar de olho no que está por vir para saber o que pode - ou não - valer a pena em seu segmento.
Dessa forma, fica mais fácil estabelecer os melhores caminhos para chegar até seu cliente e, claro, ter vendas muito melhores. Acompanhe as próximas datas sazonais do calendário comercial:
O calendário comercial é uma ferramenta indispensável para atingir os seus objetivos e vender mais em 2025. Principalmente para garantir boas vendas online, saber como explorar essas datas comemorativas e como esses momentos sazonais interagem com seu público e vendas pode facilitar para que sua empresa consiga montar a estratégia perfeita para ampliar horizontes.
Uma das ferramentas mais importantes nesse momento é o seu checkout - que pode ajudar a oferecer opções personalizadas para seus clientes, podendo até mesmo aumentar o ticket médio nas compras, além de garantir uma experiência mais imersiva.
E é aí que contar com o Checkout Mercado Pago faz a diferença, além de garantir a segurança dos clientes com um processo mais seguros graças ao seu poderoso sistema antifraude, o Checkout do Mercado Pago possui diversas opções de pagamento, com alto nível de otimização, para garantir mais confiabilidade do cliente em relação aos seu site. Sim! Ele pode comprar sem ficar trocando de páginas.
E que tal vender e receber na hora?! Bem melhor ter o dinheiro caindo na conta da sua empresa assim que as vendas acontecem, não é mesmo?! Então não espere mais e comece agora mesmo a montar seu calendário comercial para 2025 e prepare o checkout do seu e-commerce para vendas de muito sucesso!
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