Relatório de vendas: o que o checkout revela sobre seus clientes?
O fim do ano chegou e, com ele, aquela intensificação pela busca da estratégia (ou das estratégias) perfeitas para que as empresas consigam vender mais e melhor em um período tão importante e, ao mesmo tempo, tão competitivo. É aí que ter uma boa estrutura de gestão, com a possibilidade de gerar bons relatórios pode fazer a diferença, permitindo que a sua empresa conheça melhor seus clientes e saía na frente na hora de organizar as rotas.
O relatório de vendas é uma das ferramentas mais valiosas para que as empresas possam entender o comportamento dos clientes, ajustando estratégias e ações, tanto no presente, quanto para o futuro. Com isso em mente, trabalhar uma solução de checkout otimizado pode fazer com que o relatório de vendas seja muito mais eficiente, tirando dados gerais de vendas, profundo conhecimento sobre a experiência do usuário e comportamento de compras.
No caso, contar com um relatório de vendas aprimorado também auxilia na diminuição de abandono de carrinhos, item primordial para que uma empresa tenha maior sucesso em vendas, diminuindo as taxas de sacolas de compras deixadas para trás. Por isso, utilizar o fim de ano, que é uma época de aumento de demandas, é uma oportunidade ainda melhor, auxiliando em um planejamento mais eficaz durante todo o ano.
Esses dados, além de contribuírem para o entendimento de como se comporta um usuário na sua loja, ainda auxiliam para criação de estratégias mais proveitosas, que podem ser implementadas ou adaptadas, contribuindo para o sucesso em todos os processos.
Como o relatório de vendas ajuda a entender seu cliente?
O relatório de vendas se trata de um documento que conta com informações organizadas e detalhadas sobre o desempenho das atividades de vendas da empresa em um período. Através dele é possível monitorar resultados e identificar as tendências e comportamentos do consumidor, proporcionando insights importantes na otimização de estratégias.
Ou seja, sabe aquele documento que a sua empresa precisa para entender como andam as vendas e o que fazer para melhorar estatísticas? Bom, ele se chama relatório de vendas — e quando bem aplicado e explorado, se torna uma oportunidade para melhorar a maneira que sua empresa lida com a venda, beneficiando diversas frentes, como o controle de estoque, o fluxo de caixa, as metas e objetivos da equipe e o alinhamento interno na busca por bons resultados.
Como as vendas de fim de ano aumentam, ter o relatório bem explorado proporciona tomadas de decisão mais eficientes, já que essa é uma época em que as demandas aumentam e o entendimento de padrão de compra do consumidor pode ser mais facilmente extraído. Em paralelo a isso, utilizando do conceito data driven, que é uma abordagem de estratégias e ações baseadas em dados, sua empresa pode tomar as melhores decisões e escolhas através de análises efetivas.
Essa análise, extraída através de um relatório de vendas e utilizando esse conceito de data driven, possibilita diversos aprendizados, como, por exemplo, entender o porquê de os consumidores abandonarem seus carrinhos na fase de checkout. Um exemplo disso é um e-commerce com processo de checkout complicado, que não oferece uma boa experiência do cliente e faz com que ele desista da compra. Assim, é possível entender o que é necessário ser modificado.
Com dados extraídos e trabalhados com sucesso, é possível fazer modificações pertinentes que melhorarão a taxa de conversão através de ajustes no processo de pagamento e a consequente experiência do usuário, que é fundamental para uma maior satisfação e efetivação da venda.
Métricas essenciais no relatório de vendas de fim de ano
Antes mesmo de elaborar um relatório de vendas, é preciso que a sua empresa entenda quais são os indicadores mais importantes e os dados que precisam de foco para que possam ser acompanhados mais de perto, assim, trabalhar em melhorias, mudanças e criação de estratégias.
Mesmo com dados comuns para muitas empresas, existem alguns deles que dependerão do nicho que ela se encontra, o planejamento feito e os objetivos que ela tem. Devido a isso, é importante contar com um planejamento com metas e objetivos, para assim, compreender o que é necessário analisar para compor esse plano de foco em métricas e dados.
Algumas destas métricas, que são essenciais para qualquer empresa são:
- Taxa de conversão de checkout: sua empresa tem como mensurar quantos clientes concluem uma compra no seu site e quantos abandonam o pedido para trás? A taxa de conversão de checkout pode ajudar nisso, sendo um indicador de eficiência do processo de compra, desvendando problemas na jornada do cliente e proporcionando dados que auxiliam na tomada de decisão.
- Ticket médio: embora sua equipe já saiba o valor de cada venda, é fundamental entender também o ticket médio — ou seja, o valor médio gasto por cliente em cada compra. Com esse dado em mãos, fica mais fácil planejar estratégias de vendas, como cross-sell e upsell, já que sua empresa terá uma visão clara do desempenho atual e do que é necessário para atingir as metas estabelecidas no planejamento.
- Retorno sobre o investimento (ROI): sabe aquele investimento feito em sua empresa, seja em ações de marketing, vendas, atendimento, checkout, entre outros, que um dia foi feito, mas ficou difícil entender se ele retornou com lucros ou não? Então, o ROI pode ajudar nisso. Ele avalia campanhas de marketing, projetos, produtos ou qualquer outra ação que tenha um custo inicial para verificar o quão vantajosa (ou não) essa ação pode ter sido.
- Abandono de carrinho: as taxas de abandono de carrinho também não podem ficar de fora do relatório de vendas. Através delas, é possível descobrir em qual parte o cliente deixou o carrinho para trás, assim, fazer ajustes e mudanças para que o abandono diminua.
- Custo de aquisição de clientes (CAC): um novo cliente chegou na sua empresa, mas, suas equipes têm registros do quanto foi gasto para conquistá-lo? São esses dados que o CAC te proporciona: saber exatamente o valor investido para essa conquista, com estratégias de marketing, vendas, atendimento e outros esforços.
- Valor de tempo de vida do cliente (LTV): sabe aquele cliente que compra quase todo mês? Ou então aquele cliente que comprou uma vez só e nunca mais voltou? É importante saber qual é o valor de tempo de vida dele. Ou seja, quanto ele gera de receita durante todo o relacionamento com a sua marca. Isso é fundamental para criar campanhas personalizadas e focar em clientes em potencial.
- Tempo médio no checkout: saber quanto tempo seus clientes ficam na fase de checkout é importante para entender se eles saem rapidamente ou ficam lá por longos momentos. No primeiro caso, pode indicar que a experiência do usuário está boa e o processo de compra é simplificado, já no segundo caso, o indicador mostra que os processos podem ser confusos ou com etapas desnecessárias, além da lentidão no carregamento de páginas.
- Dispositivos usados para compra: seu cliente acessa sua loja pelo celular ou computador? Entender isso permite que a sua empresa faça investimentos pertinentes para melhorar sua conversão, como um site móvel mais dinâmico, a possibilidade de um aplicativo, ou até mesmo promoções e oportunidades, se for o caso do maior número de pessoas acessando por dispositivos móveis, por exemplo.
- Métodos de pagamento mais usados: entender quais são as formas de pagamento mais utilizadas permite que a sua empresa encontre melhores oportunidades, faça promoções e ações para ampliar ainda mais esse método e também consiga entender quais meios precisam de otimização para voltarem a ser utilizados.
5 estratégias para usar o checkout a favor das suas vendas
Agora que já está mais claro o que pode ser utilizado para a criação de um relatório de vendas mais eficiente, é hora de elaborar um plano de ação que foque em pontos de melhoria.
Aproveitar momentos com grande volume de vendas, como as festas de fim de ano, também é essencial para essa composição, já que através deles é possível identificar gargalos da empresa que podem afetar vendas e criar desafios. Superar estas barreiras permitirá que a experiência do usuário seja ampliada e a taxa de conversão aumente.
Além disso tudo, é possível também investir em ferramentas e soluções que potencializem a presença de mercado e, para ajudar sua empresa a ter um checkout mais eficiente, algumas estratégias podem ser fundamentais. Veja:
1. Ofereça diferentes métodos de pagamento
Imagine seu cliente chegar na página de checkout e descobrir que o meio que gostaria de pagar não está disponível. Isso criará uma barreira para sua compra e ainda o frustrará. Ter um checkout otimizado que proporcione diversos meios de pagamento é sempre o melhor caminho.
2. Simplifique o processo de checkout
Um processo de checkout simples conta com páginas reduzidas, poucos campos de preenchimento, informação completa sobre o item que está comprando, valores totais e frete, tudo para que o consumidor não tenha que sair do seu checkout para encontrar a informação faltante.
3. Escolha um parceiro confiável para pagamentos
O Checkout Mercado Pago, por exemplo, é hoje uma das melhores soluções para proporcionar uma experiência de compra fluida e dinâmica, além de contar com um poderoso sistema antifraude e de segurança com monitoramento em tempo real. Tudo isso é fundamental para melhorar as taxas de conversão e garantir que o seu cliente tenha total tranquilidade ao realizar uma compra.
4. Otimize o checkout para mobile
Segundo pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 87% dos entrevistados realizam compras online com o smartphone. Isso mostra a necessidade de entregar um site dedicado ao mobile, com mais otimização e dinamismo, para que seus clientes não precisem navegar em um site com botões reduzidos, páginas minúsculas e falta de interatividade.
5. Use mensagens personalizadas
Uma comunicação personalizada é fundamental para aumentar a experiência do cliente, algo como: não vai deixar seu carrinho para trás, né?! Que tal um cupom para retornar ao seu carrinho?! O produto que você quer está se esgotando, hein?! Mensagens que convidem o consumidor a retornar ao carrinho, ou até mesmo que ativem gatilhos mentais podem funcionar muito bem.
Prepare seu relatório de vendas e foque no checkout para melhorar seus resultados
Investir em ferramentas e soluções é descobrir formas de fortalecer os resultados da sua empresa.
Focar em um checkout otimizado é garantia de um relatório de vendas mais eficiente, que contribua na experiência do cliente e na taxa de conversão. Aliás, a redução do abandono de carrinho começa através de estratégias como esta, que focam no checkout como item fundamental para ser mais que um ponto de pagamento, se tornando uma oportunidade.
Por isso, utilizar de ferramentas essenciais, como Checkout Mercado Pago, ajudará sua loja a otimizar o processo de vendas, proporcionando maior segurança, fluidez na compra, praticidade para sua empresa e para o cliente, e muitas outras vantagens que cooperam no dia a dia e são fundamentais para um relatório de vendas mais forte.
Além disso, com o Checkout Mercado Pago, é possível ter benefícios extras, como o recebimento do dinheiro na hora por suas vendas, que permite uma maior previsibilidade, um melhor fluxo de caixa, um planejamento estratégico e uma gestão financeira correta, com foco total na organização do caixa para o próximo ano que está chegando.
Essa é a hora de analisar seu relatório de vendas ou criar um ainda mais eficiente. Somente através dele será possível implementar todas as dicas e melhorias sugeridas já para 2025, com objetivo totalmente focado em resultados melhores e muito sucesso em vendas e no crescimento.
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