Implemente o código QR em sua empresa com este guia prático
Confira como essa tecnologia pode ajudar na atração de cliente e aumento das vendas
Apesar de ser uma tecnologia nova, o código QR é inovador e muito útil em qualquer tipo de estabelecimento que deseja ampliar suas formas de pagamentos, atrair mais clientes e contribuir para a expansão da empresa.
Essas novas tecnologias são essenciais para movimentar a economia e contribuem para a evolução digital das empresa, como as redes sociais e a internet que tornaram-se aliadas dos empresários para divulgarem seus produtos e conseguirem ampliar seu público-alvo. Porém, é necessário saber como utilizar essas novas tecnologias, de forma que não atrapalhem o fluxo de sua empresa e seja uma ferramenta para auxílio.
O código QR é uma forma de pagamento responsiva e rápida, permitindo que o cliente finalize a jornada de compra sem dificuldades. A hora do pagamento é uma das mais importantes e que as empresas precisam investir mais. Muitas vezes ao encontrarem problemas com os meios de pagamentos, como tempo de espera para realizar o pagamento ou não ter a opção que deseja, o consumidor desiste da compra.
Por isso, é essencial que as empresas invistam em métodos de pagamentos como o código QR, uma solução tecnológica e dinâmica para atender as necessidades dos clientes e aumentar as vendas.
O que é o Código QR e como funciona
O código QR foi criado em 2003 no Japão e chegou em 2007 no Brasil através de informes publicitários. QR vem da sigla “quick response” e em português, significa “resposta rápida”. Trata-se de um código de barras bidimensional que pode ser lido, em uma tela ou impresso, por qualquer dispositivo móvel que tenha uma câmera que usará a internet para acessar as informações dispostas nele.
Por realizar uma leitura rápida, os clientes conseguem visitar sites e e-commerces, consultar várias informações sobre o produto e até realizar pagamentos, que de forma dinâmica, ágil e segura, pode ser utilizado em compras online e lojas físicas.
O código QR pode funcionar da seguinte maneira. Ele pode ser gerado no aplicativo do banco digital no qual o cliente tem conta, sendo um código QR dinâmico ou código QR estático.
Este modelo estático pode ser utilizado em diversas transações, uma vez que ele contém as informações bancárias do vendedor que disponibilizou o código. Nesse caso, basta apenas que o cliente insira o valor do produto ou serviço e realize o pagamento. No caso do modelo dinâmico, o consumidor pode usá-lo somente para uma transferência. Dessa forma, um código é gerado para cada transação ou pagamento específico, sendo possível inserir todas as informações da empresa, como o valor do produto e identificação do recebedor.
Implementar o código QR não é uma tarefa difícil, podendo disponibilizá-lo digitalmente ou impresso em um lugar de fácil acesso. Como ferramenta de cobrança, traz diversas vantagens tanto para os clientes quanto para a empresa. Simples, rápido e seguro.
O código QR foi criado em 2003 no Japão e chegou em 2007 no Brasil através de informes publicitários
A importância do Código QR para sua empresa
O código QR, junto com o Pix, é uma forma de pagamento que está atraindo muitos clientes que preferem fazer suas compras utilizando seu celular. De acordo com uma pesquisa da Panorama Mobile Time/Opinion Box — Pagamentos Móveis e Comércio Móvel no Brasil, comparando agosto de 2021 e agosto de 2022, 73% das pessoas experimentaram pagar com esse sistema.
Por ser um meio de pagamento muito procurado, é essencial que o gestor de empresa saiba implantá-lo corretamente, garantindo uma melhor experiência ao seu cliente e torná-lo fiel. Além disso, a empresa só tem a ganhar com o código QR e Pix, que oferece segurança e praticidade à empresa.
Confira algumas vantagens de implementar o código QR e Pix em sua empresa:
É uma forma de
pagamento prática
Oferece mais segurança
para quem utiliza
Oferece uma experiência
melhor e atrai mais clientes
Promove
redução de custos
Auxilia na integração
de lojas físicas e virtuais
Ofereça promoções e
descontos com o código QR
Com essa tecnologia, é possível levar recompensas aos consumidores que realizam pagamentos através dela. Você pode gerar cupons e criar ações promocionais, aumentando suas vendas e fidelizando mais clientes, que sempre terão a sua empresa como referência.
Como aumentar suas vendas com código QR
É ideal que o empresário saiba aproveitar e utilizar bem o código QR como ferramenta de vendas para sua empresa. Seja para anunciar sua empresa, gerar ações promocionais aos seus consumidores ou oferecer uma experiência diferenciada de compra de venda, é sempre bom conhecer e explorar todos os benefícios que essa tecnologia oferece à sua empresa, fazendo com que suas vendas aumentem.
Confira algumas dicas de como você poderá aumentar suas vendas:
- Deixe o código QR visível e disponível aos seus clientes
Seja impresso ou através de um dispositivo digital como uma maquininha de cartão ou computador, é sempre necessário deixar o código QR bem visível e disponível aos seus clientes, uma vez que eles procuram mais facilidade e rapidez na hora de finalizar suas compras. Imprima o código em um material resistente e que tenha a cara da sua empresa, além de disponibilizar neste display algumas informações úteis como vantagens e como fazer o pagamento. Além disso, deixe sempre uma versão digital na manga para estar preparado para qualquer imprevisto e disponibilize o código em um lugar de fácil acesso e bem visível aos olhos do seu consumidor, seja em uma loja física ou e-commerce.
- Destaque a forma de pagamento da sua empresa
Apesar de ser uma tecnologia muito buscada pelos consumidores, é sempre bom dar um destaque especial para o código QR e não deixar de passar essa informação aos seus clientes, para que utilizem essa ferramenta com mais frequência, saibam como ela funciona e suas vantagens. Pense em espalhar atrativos pela sua loja ou e-commerce e crie descontos para quem paga pelo código QR.
- Conte com instituições que te auxiliem com o código QR
Para garantir uma implantação otimizada, segura e dinâmica, contar com bancos digitais que ofereçam o código QR e Pix como solução de pagamento podem ajudar sua empresa a vender mais e na sua organização financeira. O ideal é que essa ferramenta seja simples e fácil de usar, tanto para sua empresa, quanto para seus clientes. Além disso, poder receber instantaneamente, em uma única conta, poderá ajudar na organização e planejamento financeiro da sua empresa.
Como utilizar o Código QR e Pix em sua empresa
A possibilidade de utilizar o código QR e Pix como cobrança chegou em 2021 para pessoas jurídicas, permitindo que os códigos QR funcionem como um boleto bancário, seja para vencimentos ou datas próximas.
Esse tipo de cobrança utiliza códigos exclusivos para cada transação. Para poder usufruir dessa ferramenta, a empresa precisará emitir um Pix Cobrança com todas as informações necessárias para realizar o pagamento, como valor, data de pagamento, possíveis descontos, juros e multa. No caso dos e-commerces,por exemplo, os códigos QR possuem prazo de expiração. Dessa forma, o consumidor só precisa escanear o código QR e confirmar o pagamento. O sistema Pix Cobrança encarregará de transferir o dinheiro direto para sua conta.
Além de trazer mais praticidade e oferecer uma experiência de compra inovadora para seu cliente, utilizar o código QR e Pix traz diversos benefícios para sua empresa como: recebimentos instantâneos com taxa zero, melhor gerenciamento do seu negócio, mais praticidade na hora de cobrar, atração de mais clientes e diversidade de formas de pagamentos para seus clientes.
O ideal é contar com instituições que ofereçam kits de código QR e Pix para facilitar a implantação em sua empresa, além de contribuir para o recebimento na hora em sua conta.
O Mercado Pago te ajuda a aumentar suas vendas com o Kit Código QR e Pix!
Cada vez mais os consumidores estão em busca de mais praticidade, rapidez e segurança na hora de realizar os pagamentos de suas compras. E o código QR se torna uma ferramenta de vendas tecnológica e inovadora, que oferece diversos benefícios às empresas e contribuem para uma experiência do cliente mais completa.
Pela sua versatilidade, o código QR pode ser implantado em qualquer empresa, seja ela física ou virtual. Afinal, cada vez mais se faz necessário a integração desses estabelecimentos, oferecendo mais opções para o cliente. O Mercado Pago é um banco digital que oferece código QR e Pix para sua empresa de forma descomplicada e dinâmica, favorecendo sempre o aumento de suas vendas e a expansão da sua empresa.