Um dos grandes desafios a serem superados por uma loja de dropshipping é, sem dúvida, ter que lidar com clientes insatisfeitos com os produtos, entrega ou atendimento. O resultado disso pode ser, por exemplo, uma devolução de compra, o que nunca é bom para a sua empresa.
Toda essa insatisfação vem, muitas vezes, da falta de performance e agilidade dos parceiros logísticos e, como esse controle é mais complexo para quem opta por vender sem estoque com dropshipping, manter a interação e o relacionamento constante podem melhorar a experiência de compra e evitar essas dores de cabeça.
A missão de deixar o cliente satisfeito é fundamental para uma retenção maior e a redução nos índices de devolução de compra. Além disso, em um ambiente dropshipping, é necessário também enfrentar outros desafios, como a busca por fornecedores de qualidade, item que é essencial para aumentar a qualidade da sua loja e, consequentemente, da experiência do cliente.
São muitas as causas que geram uma devolução de compra, como: discrepância entre a expectativa do cliente e o produto recebido, ou seja, um produto ruim ou diferente do anunciado; problemas de qualidade, como um item que não faz o que promete ou que é extremamente frágil; prazos de entrega longos ou desrespeitados, e má gestão no atendimento ao cliente, principalmente na hora de lidar com dúvidas ou críticas.
Todas essas situações são casos reais que exigem atenção de gestores e empresários. Uma recente pesquisa da Nielsen apontou que 92% dos consumidores confiam mais nas recomendações de outros consumidores do que em anúncios para efetuar uma compra. Mas qual a relação desse resultado com os desafios anteriores?
Uma vez que eles impactam diretamente na experiência do cliente, fazendo com que isso possa se refletir em avaliações negativas, além de queda nas vendas, a reputação da empresa pode ser significativamente prejudicada. Essa movimentação pode gerar ainda cancelamentos em pedidos, solicitações de devoluções de consumidores dada a insegurança nas compras e um alto gasto com frete reverso pelas devoluções.
Infelizmente, uma alta taxa de devolução de compra também afeta negativamente a escalabilidade da sua empresa de dropshipping, fazendo com que seja muito mais difícil crescer neste mercado. Isso porque valores que poderiam ser investidos e clientes que poderiam ser conquistados, estão sendo deixados de lado, com sua empresa necessitando custear devoluções e tentando reconquistar clientes que já poderiam estar fidelizados.
Alcançar o sucesso no mercado de dropshipping exige algumas tarefas essenciais, principalmente no equilíbrio entre o gerenciamento das expectativas dos clientes e a entrega de uma experiência do cliente satisfatória, garantindo um processo de compra íntegro e dentro do que o cliente esperava.
Ou seja, se o cliente tiver suas expectativas elevadas demais em relação ao produto que está vendendo, é possível que ele se frustre, principalmente se a sua loja de dropshipping explorar excessivamente nas adjetivações, como: o melhor do mercado, o mais poderoso produto, o número 1, a sua satisfação ou o dinheiro de volta, dentre outros. Tudo isso faz com que o cliente espere algo até mesmo irreal, e acabe se decepcionando.
Mitigar esse desafio exige que a empresa foque em uma abordagem proativa, com comunicação clara e honesta, valorizando os detalhes precisos do produto e um atendimento sempre pronto a resolver problemas, em qualquer situação. Algumas estratégias para que isso aconteça da melhor forma são:
Dica extra: conte com uma solução financeira para sua empresa de dropshipping decolar! Além de colocar em prática todas essas estratégias, é importante contar também com um parceiro financeiro para ajudar na gestão da loja de dropshipping, tanto para tornar os processos mais fluidos, quanto para a garantia de clientes satisfeitos. O Mercado Pago, por exemplo, oferece as melhores soluções de pagamento para sua empresa de dropshipping e, além disso, ainda oferece cadastro do seu e-commerce para dropshipping com funções otimizadas. Fazer isso é fácil e ajudará demais a sua empresa no mercado, basta cadastrar a sua loja na plataforma do Mercado Pago, acompanhar a evolução dela pelo “Métricas”, organizar informações dos seus produtos e se atentar às políticas de uso da plataforma. Tudo isso é uma mão na roda e tanto para otimizar os processos financeiros da sua empresa e, além disso, ainda proporciona outras vantagens, como ganho de tempo operacional, maior capital de investimento, maior variedade de produtos, mais qualidade no atendimento e muito mais opções de pagamento, com a possibilidade ainda de recebimento na hora pelas vendas. |
Qualquer empresa ou negócio lida com clientes, estejam eles satisfeitos ou insatisfeitos, essa última opção exige um olhar mais atento e ações para contornar a situação. Estas ações têm o foco de minimizar os impactos negativos gerados pela insatisfação, buscando sempre a manutenção de uma relação mais saudável e que mude a opinião do cliente. Algumas dicas para isso são:
Escute e dê atenção à reclamação do cliente. Isso é importante para formular respostas e chegar a conclusões que resolvam o problema dele. Jamais o interrompa, sempre o deixe falar o que precisa e o que achou do produto, para só depois chegar com uma proposta sobre o ocorrido.
Se coloque no lugar do cliente, imagine, por exemplo, como seria receber um produto diferente do seu pedido, a partir disso, pense em como seria o atendimento ideal para essa situação e como a empresa responsável poderia fazer dessa uma experiência mais tranquila. A partir disso, elabore um atendimento mais humanizado, compreensivo e empático em sua empresa.
Seja uma solução de troca, devolução do produto, crédito para uma outra compra, ou qualquer outro meio, é importante que tudo seja feito rapidamente, afinal, o cliente já teve que esperar pelo produto. Desse modo, pode ser um problema muito maior ter que esperar muito mais para ser atendido e ter seu problema resolvido. Fazendo isso rapidamente, a chance de ainda conseguir satisfazer o cliente é maior.
É fundamental o acompanhamento até que a situação seja resolvida, isso mostra que a sua empresa não deixou o cliente só em nenhuma parte do processo. Esse acompanhamento também dá mais segurança ao cliente em voltar a comprar na sua loja. Além disso, faz com que sua empresa possa ter maior conhecimento dos processos de devolução, podendo encontrar pontos de melhoria e otimização.
Mesmo que as críticas não sejam motivadoras para a sua loja de dropshipping, é possível extrair aprendizado e conhecimento sobre elas. Por isso, abra uma planilha e coloque lá as principais reclamações e críticas dos clientes. Com esses dados, crie gráficos que mostrem quais pontos de fragilidade precisam de mais atenção. Aproveite também para listar os pontos positivos que devem ser ainda mais otimizados.
Imagine seu cliente ter que abrir um novo chamado a cada vez que precisar saber da situação do seu pedido? Isso desestimula o interesse pela sua empresa e dificulta o relacionamento. Utilize apenas um canal, em que todas as informações trocadas ficam salvas para próximas interações.
O relacionamento direto com o cliente, assim como a resolução de problemas e adoção de estratégias para redução das taxas de devolução de compra, são fundamentais para que uma loja de dropshipping prospere. Gerenciar as expectativas dos clientes, proporcionando maior realismo e transparência nos produtos que vende, são passos fundamentais para isso.
Além disso, focar em um atendimento de qualidade e na escolha de bons fornecedores dropshipping também ajudarão sua loja nessa missão. Cuidar da experiência do cliente de ponta a ponta é fator primordial para reduzir as taxas de devolução de produto e, principalmente, para fidelizar mais clientes, melhorar a reputação da loja no mercado e alcançar escalabilidade.
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