Conexão Mercado Pago

Como formas de pagamento alternativo impactam o e-commerce

Escrito por Equipe Mercado Pago | Mar 4, 2020 2:17:00 PM

A velocidade de pulverização que tem a internet é realmente incrível. Qualquer vídeo, notícia ou até um meme engraçado pode girar o globo terrestre em questão de horas.

Tudo aquilo que causar impacto, desprazer ou, até mesmo, uma experiência agradável ao internauta será viral. Essa tendência não é diferente quando se fala em e-commerce.

Qualquer novidade, facilitador ou união do útil ao agradável é rapidamente adotada como prática pelos consumidores e, tão logo, se torna não uma novidade, mas uma obrigação, um must have para os e-commerces. Essa afirmação se faz verdadeira principalmente com os métodos de pagamento alternativos.

Estima-se que em 2019, 55% de todos os pagamentos online tenha sido feito com métodos de pagamento alternativos. Isso quer dizer que há muito espaço no mercado para pessoas que não optam por pagar via cartão de débito ou crédito e boleto bancário. 

 

 

Por que oferecer formas de pagamento alternativos no e-commerce?

De acordo com a Federação Brasileira dos Bancos, a Febraban, quase 40% dos brasileiros não tem uma conta em banco e não estariam aptos para comprar on-line, se considerarmos que a grande maioria dos e-commerces oferecem somente o cartão de crédito como opção de pagamento. Não fossem os boletos bancários, tinta, impressoras e as bocas de caixas, essas pessoas jamais poderiam consumir em lojas virtuais. 

Pois bem, o que queremos dizer aqui é: o grande motivo pelo qual sua loja virtual deve oferecer métodos de pagamento alternativos é justamente para atender diferentes demandas de diferentes públicos que, é esperado, vão pagar de forma diferentes uns dos outros. É natural que isso aconteça, e quanto mais formas de pagamento seu e-commerce atender, mais públicos irá atender, faturando mais em novos e diferentes market shares. Ou seja, mais métodos de pagamento te ajudam a vender mais.

 

Quais formas de pagamento alternativo que mais têm se destacado nas vendas online?

Estamos falando de ATMs ou métodos de pagamento alternativos e ainda não falamos o que são, nem quais são. Primeiro, do começo: métodos de pagamento alternativos é o termo utilizado, traduzido do inglês “alternative payment methods”, e se refere a todos os meios de pagamentos que não são tradicionais no e-commerce, como o cartão de crédito e o boleto bancário, por exemplo. 

Ao longo dos anos, desde a invenção da internet, o boom dos anos 2000 e a modelação ao longo do século XXI da internet como conhecemos, o comportamento do consumidor, bem como as lojas e as formas de pagamento evoluíram, a fim de equiparar a demanda dos compradores cada vez mais ávidos por comodidade, praticidade, segurança e compra on-demand. Os meios de pagamento alternativos ainda são considerados novidades e, por conta disso, tornam-se um diferencial frente à concorrência para aqueles que apostarem neles e implementarem antes da grande massa do e-commerce, antes que virem normais. 

 

Quer conhecer algumas modalidades inovadoras de pagamentos alternativos que você pode oferecer na sua loja virtual?

 

  • Transferência Online

Conhecida majoritariamente como TEF - Transferência Online de Fundos -, é um dos meios mais rápidos e baratos de pagamento. Em poucos dias é validado o pagamento para o lojista e as taxas raramente chegam a R$1,00. É preciso somente estar atento ao serviço de internet banking a fim de integrar as informações e dados do seu e-commerce, o que precisa contar com sistemas de segurança confiáveis.

 

  • Carteira Digital

Elas chegaram para ficar: as e-wallets, como também são chamadas, funcionam por meio de um app de smartphone ou tablet ou, em alguns casos, por cadastro em uma plataforma específica, armazenando todas as informações, com vários protocolos de segurança, inclusive biométrico. As carteiras digitais facilitam o uso do saldo em conta para compras e ainda oferecem a possibilidade de pagar com um clique para cartões já cadastrados.

 

  • Pagamento em Lotérica

Definitivamente alternativa, a possibilidade de pagamentos em lotéricas abre um leque de possibilidades. Além de depender totalmente do comprador para liberação da postagem da sua encomenda, já que a liberação do pagamento é imediata, com a chance de pagar, inclusive, em dinheiro, dá agilidade no supply chain do seu e-commerce, liberando estoque com mais agilidade, impactando positivamente no seu faturamento. 

 

  • Link de Pagamento & Venda nas redes sociais 

Se você está acostumado com o termo social selling, com certeza já se deparou com o link de pagamento. Eles estão por toda parte no Instagram, no Facebook, no Twitter, no LinkedIn, no Pinterest, no Youtube, e não para por aí. 

Cole um link de pagamento em qualquer post, em qualquer rede social, inclusive nos seus stories, e alavanque suas vendas. Botões do seu e-commerce não precisam levar para mais uma página de descrição do seu produto, leve seus clientes direto para uma página de checkout otimizada para conversão, maiores taxas de aprovação, rápida, prática e agradável para finalização da compra.

 

👉 Loja digital: 7 formas de expandir sua empresa

Inovação no e-commerce com variedade de formas de pagamento

Einstein disse uma vez: “Viver é como andar de bicicleta. Para não cair é preciso estar em movimento”. Para os negócios, principalmente para e-commerces, essa afirmação se faz mais que verdadeira. "Estar em movimento" representa a inovação e "não cair” significa estar sempre páreo diante da concorrência. 

Em um mundo virtual extremamente competitivo, para se manter no jogo, é preciso inovar, rápido, constantemente e consistentemente. Descubra como se manter em movimento e ofereça todos os métodos de pagamentos alternativos, como gerar link de pagamento, que seus clientes adoram e otimize as vendas da sua loja online!

 

💡Leia também:

5 práticas de como criar um link de pagamento seguro para vender mais

7 passos para criar uma Conta comercial no Whatsapp e vender mais

Vender sem maquininha: descubra qual a melhor solução para sua empresa

Como transformar o atendimento ao cliente por telefone de sua empresa

Link de pagamento Mercado Pago: receba pelas redes sociais e Whatsapp