Em 2020, o e-commerce brasileiro bateu o recorde de faturamento dos últimos 20 anos só no primeiro semestre. No total, houve movimentação de R$ 38,8 bilhões, segundo a pesquisa Webshoppers 42, realizada pela Ebit|Nielsen. Certamente, isso tem influência do período e contexto que estamos vivendo. Afinal, com a quarentena e as recomendações de distanciamento social, mais pessoas passaram a comprar on-line. Mas a tendência em compras digitais se consolidou e deve continuar.
E não é só o faturamento que cresceu: há uma alta também no número de pedidos e no valor do ticket médio. Isso tudo motivado pelos mais de 41 milhões de consumidores na web — 40% a mais que no primeiro semestre de 2019. Já ficou bem claro que as pessoas estão comprando mais pela internet, mas, afinal, você sabe como elas estão fazendo isso? Sabe o que oferecer para que elas escolham o seu e-commerce na hora de adquirir um produto? Uma das respostas está na última etapa do processo de compra, o checkout.
Encontrar o meio de pagamento que mais agrada os consumidores pode ser um fator decisivo na hora de um cliente finalizar a compra ou abandonar o carrinho. Por isso, é essencial para o sucesso do seu negócio conhecer e entender os hábitos de compra do consumidor digital.
Para te ajudar a oferecer exatamente o que o comprador digital procura, separamos dois dos métodos de pagamento mais usados no e-commerce:
Preferido em compras on-line, o cartão de crédito apresenta vantagens já bem conhecidas: a possibilidade de programar os pagamentos para um data mais conveniente e também as opções de parcelamento para compras em valores mais altos. Além disso, muitos compradores acabam optando por ele por conta da segurança e facilidade de um estorno, principalmente no caso de uma primeira compra em uma loja até então desconhecida.
É justamente por isso que a grande maioria dos consumidores online (73,44%) usa essa modalidade de pagamento para efetuar suas transações em e-commerces. Por isso, é muito importante para o lojista contar com as principais bandeiras de cartões de crédito e atrair um público mais amplo para o seu negócio.
O boleto ainda é utilizado em 20,21% das transações no comércio eletrônico, ocupando a segunda posição do ranking de formas de pagamento preferidas pelos usuários na internet. Justamente por ser uma forma de pagamento à vista, muitos e-commerces oferecem descontos para quem opta pelo boleto.
Já para os consumidores, além da possibilidade de desconto, existem outras vantagens como o pagamento via internet banking e não precisar digitar e fornecer seus dados bancários no site — o que para muitos pode ser uma importante questão de segurança. Além disso, em alguns casos há a opção de parcelamento por boleto bancário, o que pode ser um atrativo e tanto.
Além dos já queridinhos dos compradores, outros métodos de pagamento têm surgido e chamado a atenção no mundo digital. Afinal, 70% dos consumidores acreditam que o dinheiro será trocado por pagamentos digitais (de acordo com a Exame), até mesmo nos ambientes físicos. Assim, certamente, esses métodos têm se tornado tendência quando se fala em pagamentos on-line e precisam fazer parte do checkout da sua loja digital.
As carteiras digitais funcionam como uma carteira física: compartimentos digitais onde você armazena todos os seus métodos de pagamento favoritos, como dinheiro em conta, cartões de crédito ou débito. Elas facilitam o processo de compra no e-commerce ao simplificar o pagamento pelos clientes, tornando o checkout mais rápido e eficiente sem a necessidade de integração adicional. É mais uma forma de implementar métodos de pagamento adicionais para seus clientes.
Criado como uma alternativa mais prática que os tradicionais DOC, TEC e boleto, o Pix é uma modalidade de transação rápida e descomplicada para pagar e receber dinheiro, tudo em poucos segundos. Uma das grandes vantagens é que esse método funciona 24 horas por dia, sete dias por semana – inclusive em finais de semana e feriados. As transações efetuadas utilizando o Pix podem ocorrer entre pessoas, entre pessoas e estabelecimentos comerciais e entre estabelecimentos comerciais. Ou seja, você poderá receber pagamentos instantâneos através do seu checkout no seu e-commerce.
O sucesso desse método é bastante conhecido nas transações off-line, mas pode ser uma alternativa prática e vantajosa para o e-commerce, principalmente em relação ao boleto bancário. Por conta de um novo protocolo de segurança para transações, o débito poderá se tornar uma alternativa mais utilizada em lojas virtuais. O cartão de débito virtual da Caixa, por exemplo, já tem tornado essas transações mais simples e possíveis.
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Se você quer garantir o sucesso do seu e-commerce, é essencial focar no checkout de pagamento. Principalmente para oferecer os meios de pagamento que seus clientes procuram. Isso pode ser decisivo na hora de reter ou perder compradores.
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