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Como se proteger de fraudes no e-commerce

Escrito por Equipe Mercado Pago | Oct 15, 2021 12:00:00 PM

Vender on-line traz muitas oportunidades, mas, sem cuidado, apresenta riscos. Por isso, quem tem um negócio na internet deve ficar atento à segurança digital, afinal, o Brasil está no top 5 dos países mais atacados por hackers.

Além disso, as tentativas de fraudes no e-commerce cresceram mais de 45% durante a pandemia. No total, não saber a maneira correta de combater golpes pode resultar num prejuízo de mais de R$7 bilhões para o setor. 

3 Tipos de fraudes no e-commerce 

Dentro da realidade das vendas, existem alguns tipos de fraudes online muito comuns:

  1. A primeira é a fraude amigável ou fraude amiga, que acontece quando alguém próximo ao dono do cartão tem acesso aos dados e efetua uma compra pelo checkout sem autorização. Apesar de não haver falsificação, o titular do cartão pode não reconhecer a compra e contestá-la. 
  2. Existe também a fraude deliberada, quando há roubo dos dados ou do próprio cartão, e o fraudador usa essas informações para efetuar compras pela internet. 
  3. Por fim, há ainda a autofraude, que se configura quando o próprio dono do cartão faz a compra e depois a contesta, como se não a reconhecesse. 

 

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Como combater fraudes no e-commerce? 

Para proteger seu negócio desses tipos de dor de cabeça, existem alguns pontos que você deve ficar atento: 

Conheça o perfil dos seus clientes

 Quanto mais informações sobre o padrão de compras dos clientes, mais fácil identificar comportamentos estranhos que podem ser indícios de fraude. Saber, por exemplo, qual é o ticket médio vai acender um alerta no caso de compras com valores exorbitantes. Assim, é possível criar algumas regras e procedimentos, como ligar para o cliente confirmando a compra quando algo fugir muito do padrão. 

Assegure que o nome da sua empresa apareça nas cobranças

 Quem nunca pegou uma fatura do cartão de crédito e identificou o nome do estabelecimento? Por esse motivo, o ideal é contar com um meio de pagamento robusto e um checkout de pagamento dinâmico, que permite personalizar o nome da sua empresa na cobrança, diminuindo as chances de chargeback e facilitando a identificação dos cancelamentos. 

 

Organize as informações do seu e-commerce 

 Mantenha o acesso fácil dos relatórios de venda, planilhas, listas de clientes. Um backup periódico dessas informações também é essencial, assim, no caso de bug no sistema ou ataque virtual, você consegue recuperar as informações do e-commerce.

Conte com sistemas antifraude

 Contar com um parceiro de pagamentos que oferece um robusto sistema antifraude garante mais conversão de vendas. Ou seja, reduz o risco de o seu negócio ser vítima de crimes digitais sem comprometer suas taxas de aprovação. 

Ofereça um sistema de validação em duas etapas

A autenticação de dois fatores oferece ainda mais segurança para consumidores e empresas. É uma etapa além da senha, que garante que é o usuário e não um fraudador tentando cometer um crime. Os exemplos mais comuns são aqueles nos quais um SMS ou um código é enviado para um e-mail cadastrado e é preciso acessá-lo e fazer a autenticação. 

Além de complicar a atuação de criminosos, o usuário será notificado com essa tentativa de invasão e poderá a senha e evitar o crime a tempo.

Conte com uma boa plataforma de pagamentos

 É o intermediador parceiro que receberá os dados para pagamento e fazer o cruzamento das informações com as instituições financeiras, liberando, ou não, a transação no seu e-commerce. Por isso, tenha certeza de que a plataforma escolhida conta com sistema antifraude eficiente em seu checkout, um programa de proteção ao vendedor e muito mais. 

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Trabalhe com meio de pagamento PCI compliance

 A Certificação PCI, ou apenas PCI DSS (Payment Card Industry – Data Security Standard), é um padrão internacional de segurança de dados voltado para a indústria de cartões. Seu principal objetivo é garantir a segurança de dados sensíveis em transações financeiras no ambiente virtual. 

Em outras palavras, ela ajuda a assegurar que as empresas que trabalham com pagamentos online realizem essa tarefa de maneira segura, evitando, assim, fraudes na internet, vazamento de dados e outros transtornos relacionados. 

Invista no pós-venda

 Um bom pós-venda minimiza os incômodos causados pelas fraudes. Entrar em contato com os compradores, confirmar a chegada do produto e a satisfação dos clientes pode diminuir chargebacks desnecessários.

 

Proteja seu e-commerce e suas vendas

Como você viu, investir em tecnologias contra fraudes é essencial para proteger o e-commerce e, principalmente, os ganhos do lojista, evitando perdas financeiras e impacto negativo no consumidor. Por isso, se você quer ver seu negócio decolando, fique sempre atento à segurança do seu negócio online!

 

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