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Diferença entre taxa de conversão e taxa de aprovação no e-commerce

Escrito por Equipe Mercado Pago | Jan 22, 2021 12:00:00 PM

São muitas as informações que compõem um e-commerce e que devem ser consideradas em uma boa gestão. Ticket médio de vendas, controle de estoque, quantidade de pedidos, quanto de dinheiro entra, quanto de dinheiro sai. Ter o controle de tudo isso é essencial para organizar suas operações e garantir bons resultados. 

 

Mas há ainda outros números importantes a serem considerados em suas vendas, principalmente quando você usa a internet como canal. Dois deles, que não podem ser deixados de lado, são as taxas de conversão e taxa de aprovação de pagamento. Você sabe bem do que se tratam essas informações e quais as diferenças entre elas? É preciso entender o que são essas taxas e como elas podem impactar seu negócio. 

 

 

O que é taxa de conversão no e-commerce? 

Basicamente, a taxa de conversão se trata do número de visitantes versus a quantidade de pedidos realizados na sua loja online. Pense, por exemplo: se 1000 possíveis compradores visitaram seu e-commerce e, desses, 20 fizeram um pedido a taxa de conversão é de 2%. O cálculo é simples, basta dividir o número de pedidos pelo número de visitantes, o resultado será sua taxa de conversão.

Mas como saber qual é um bom número? A Experian Hitwise encontrou uma média no comércio digital brasileiro, 1,65%. Isso ajuda a entender qual é uma boa taxa de conversão para seu e-commerce. É claro que cada segmento tem uma realidade diferente, mas uma média como ponto de partida ajuda a entender se existe algo que precisa mudar, se os esforços têm sido bem-sucedidos ou não. 

A taxa de conversão é uma métrica muito importante, porque ela informa o grau de sucesso de seu e-commerce em orientar os visitantes para fazer alguma ação que gere conversão. Uma alta taxa de conversão demonstra que sua loja está convencendo os visitantes a se tornarem clientes potenciais ou clientes, enquanto uma baixa taxa indica que é preciso melhorar. 

Uma forma de melhorar esse indicador é conhecer a jornada de compra do seu público-alvo, e investir em uma boa experiência de compra. O que isso significa? Monitorar se é fácil navegar no seu site, verificar se: as informações estão claras, as imagens dos produtos estão em alta qualidade e se descrições estão completas. 

Verificar se o processo de checkout, é simples? Tem diversas opções de pagamento? Você oferece a opção de pagamento como convidado? É fácil localizar taxas extras, como frete? Todas essas questões são fundamentais para um checkout otimizado, quando seu objetivo é converter vendas.

 

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E o que é a taxa de aprovação no e-commerce? 

Diferente da taxa de conversão, a taxa de aprovação é completamente relacionada aos pagamentos online. Hoje, o cartão de crédito é o meio de pagamento preferido dos consumidores digitais e, na hora do pagamento, ele passa por um processo para ser aprovado: o comprador preenche suas informações, a plataforma de pagamento - que é a subadquirente - faz a validação dessas informações e envia a transação para a adquirente, que se comunica, então, com a bandeira do cartão e o banco. 

É exatamente nesse processo que entram as taxas de aprovação. Elas se tratam do número de transações aprovadas com relação ao total de transações criadas. Todo esse processo de confirmação do pedido leva poucos segundos, que resulta em pagamento aprovado ou pagamento recusado. Quando a sua taxa de aprovação está baixa significa que você está perdendo dinheiro! 

Pode ser sinal de algum problema que precisa imediatamente ser resolvido, e algumas ações podem evitar essa queda: clareza no checkout de pagamento, sistema antifraude, falta de atualizações no seu e-commerce, entre outros. Essas são questões que podem facilmente ser resolvidas para garantir que o maior número possível de pagamentos seja aprovado na sua loja. 

 

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Para seu negócio prosperar é importante ficar de olho na taxa de conversão e aprovação! 

Uma dica preciosa é mensurar constantemente esses indicadores, e identificar quais os motivos podem estar ocasionando a queda ou aumento dessas taxas. Hoje, no mercado é possível contar com parceiros que oferecem soluções de pagamento atrelados a bons relatórios de conciliação que acompanham automaticamente esse tipo de métrica sem precisar calcular manualmente. 

Saber mais sobre as taxas de conversão e aprovação é essencial para identificar se há algum problema que precisa ser resolvido e ajudam a aumentar as vendas e atrair mais clientes.

 

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