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Dropshipping: o que é, vantagens e como funciona

Explore todos os benefícios de vender por dropshipping com o Mercado Pago! Comece hoje mesmo!

Mulher gerenciando e-commerce com dropshipping

Talvez você ainda não tenha ouvido falar em dropshipping, mas essa é uma opção interessante para quem quer aumentar suas vendas ou iniciar em um novo negócio sem ter que fazer altos investimentos.

No dropshipping você vende produtos online, mas não precisa manter um estoque ou cuidar da logística de entrega ao cliente. Ele funciona como uma vitrine terceirizada, mas todos os processos de reserva e entrega são realizados pelo fornecedor original.

Se você quer saber o que é, como funciona e como implantar essa estratégia inovadora de vendas, chegou ao lugar certo. Continue a leitura e entenda tudo que é necessário para aplicar o dropshipping em sua empresa!

O que é dropshipping?

Dropshipping é um modelo de e-commerce, ou seja, vendas pela internet, no qual não há necessidade de estoque próprio nem de lidar com entregas e devoluções.

O empresário que atua com dropshipping se torna um intermediário entre o fornecedor do produto e o cliente que deseja fazer uma compra. Seu papel como lojista se concentra em divulgar os produtos, conquistar clientes, receber os pedidos e repassar ao fornecedor.

Além de ser a vitrine, quem trabalha com dropshipping também é o relacionamento com o cliente, tanto na venda quanto no pós-venda.

No dropshipping você recebe por cada venda realizada. É cobrado do cliente o custo do produto (valor do fornecedor) mais a sua comissão.

Como funciona o dropshipping?

Entenda o processo que envolve fornecedores, vendedores e clientes nesse tipo de negócio:

  • 1O cliente acessa a loja virtual, ou seja, o seu site de vendas online e faz um pedido
  •  
  • 2O pagamento é feito pelo cliente na sua plataforma online, então você receberá o valor total na transação, ou seja, o valor de varejo (fornecedor + comissão)
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  • 3Após receber o pedido, você envia a solicitação de compra do item para o fornecedor, retendo o valor da sua comissão como lucro da venda, e pagará a ele o preço de atacado
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  • 4O fornecedor separa o produto, embala e envia ao cliente final por meio da sua rede logística, sem que você se envolva no processo de estoque e transporte.

ico_risco_2Mas, atenção! É muito importante que você escolha como parceiros fornecedores de confiança, com produtos de qualidade e serviço de entrega eficiente. Pois, qualquer atraso na entrega ou qualquer problema com as peças, como falta do item em estoque, é você que terá que responder ao cliente.

Esse atendimento, tanto na hora de conquistar o cliente como após a venda ser realizada, é importante para a imagem do seu negócio.

Vantagens do dropshipping

Como não há necessidade de comprar produtos antes de vendê-los, seu investimento é menor, assim como o risco de prejuízo. Sem contar que você não terá custos de logística ou funcionários.

São muitas as vantagens de trabalhar com dropshipping.
Confira algumas delas:

  • Investimento baixo
    Uma das maiores vantagens do dropshipping é a sua acessibilidade. Não é necessário o investimento inicial em produtos, mão de obra e matéria-prima, por exemplo. Você também não precisa dispor de um alto capital de giro.
  • Início imediato
    Você pode começar a vender assim que concluir cadastro com seus fornecedores.
  • Independência de local físico
    A essência do dropshipping é não haver a necessidade de um local físico, apenas um computador ou smartphone.
  • Pós-venda
    No sistema de dropshipping, o fornecedor fica responsável pelos processos de entrega, suporte, trocas e devoluções.
  • Variedade
    Você pode atuar com diferentes fornecedores, o que amplia bastante seu portfólio de produtos, alcançando um público maior e de perfil diverso. O dropshipping pode ser nacional ou internacional, intermediando a venda de bens importados.
Mercado Pago - Dropshipping

Passo a Passo para começar no dropshipping

  • 1Análise e estudo mercado
    O primeiro passo para trabalhar com dropshipping é fazer uma análise de mercado, definir seu nicho e público-alvo, para assim poder escolher quais produtos oferecer. Conhecer a concorrência e os produtos que pretende vender também é essencial. Uma boa dica é investir em algumas compras para testar qualidade dos itens e eficiência de entrega.

  • 2Seleção de fornecedores
    Escolha seus fornecedores com muita cautela, além de produtos de qualidade, é importante pesquisar bastante sua reputação em fóruns e sites de busca, assim como com outros empresários. Atente-se também se essas empresas trabalham com transportadoras confiáveis. Lembre-se de que esse agente pode ser o grande responsável pelo sucesso ou pelo fracasso do seu negócio, por isso é essencial fazer uma boa parceria.

  • 3Plataforma de venda
    Um ponto muito importante é que suas vendas aconteçam dentro de um site seguro para transações, com proteção de dados, atrativo, de interface e navegação simples. Invista em uma plataforma que tenha integração com os fornecedores para gestão e controle dos pedidos.

  • 4Formalização
    É muito importante que você formalize seu e-commerce de dropshipping e tenha um CNPJ. É possível, nesses casos, escolher uma atividade classificada como microempreendedor individual e fazer contabilidade para MEI para emitir nota fiscal. Porém, algumas atividades não podem ser MEI e então você deve escolher outras categorias como microempresa (ME) e empresa de pequeno porte (EPP), entre outras. Aqui vale procurar uma contabilidade especializada para e-commerce que dará todo suporte para regularizar a sua empresa e manter a sua contabilidade em dia de forma simples e prática.

  • 5Meios de pagamento
    No dropshipping, normalmente, os consumidores estão em busca não só de preços mais em conta, como facilidades na hora de pagar. Portanto, faz toda a diferença que você ofereça aos seus clientes o máximo de alternativas.

  • 5Estratégias de divulgação
    Explore todas as possibilidades que o marketing digital oferece, divulgue seu site nas redes sociais, blogs, vídeos, anúncios e por e-mail marketing.

Qual a diferença entre dropshipping e marketplace?

O que aproxima esse os dois modelos de negócio é a intermediação na hora da venda.

No caso do dropshipping, há um modelo de vendas sem estoques. Ou seja, é uma união entre bons fornecedores e clientes, deixando ao encargo do lojista – o intermediador – funções como marketing, curadoria dos produtos, atendimento e vendas. 

Já no marketplace, existe uma plataforma onde o vendedor cadastra os seus produtos para comercialização. Eles funcionam como uma espécie de vitrine para que as lojas aproveitem a visibilidade do intermediador para alcançar um público maior e, assim, vender mais.

Mulher gerenciando e-commerce com dropshipping

Principais erros no dropshipping

Veja o que evitar e cuidados necessários para quem quer operar neste modelo de negócios:

  • !Escolha do fornecedor
    Uma escolha ruim pode prejudicar prazos de entrega e até a qualidade dos produtos.

  • 1 Depender de um só fornecedor
    Se ele falhar, significa que você também deixará seu cliente na mão.

  • 1 Variedade de produtos
    Trabalhar com uma diversidade maior de produtos é importante, mas exige alguns cuidados. Foque em um nicho específico.

  • 1 Página amadora
    É importante passar uma imagem profissional para o cliente. Sua loja virtual deve ser confiável e passar credibilidade. Portanto, fique atento à escolha do domínio e ao design.

  • 1 Esconder o custo de envio
    É preciso ser transparente e apresentar o valor de frete junto com o produto.

  • 1 Não permitir rastreio da compra
    Rastrear a compra é parte importante para grande parte dos consumidores online e passa mais credibilidade à sua empresa.

Dropshipping com Mercado Pago

Aqui no Mercado Pago, estamos sempre atentos para criar soluções que funcionam bem para todos os tipos de lojistas, não importa o produto ou o método que escolham para vender. Por isso, também reconhecemos a grande importância de quem investe no dropshipping, assim como seus maiores desafios e necessidades.

Afinal, apesar de terem a logística facilitada, esses lojistas enfrentam a contestação de pagamento, as reclamações e as tentativas de fraude, assim como qualquer outro, e ainda lidam com prazos de entrega mais longos - já que, em boa parte dos casos, os produtos vêm de fora do país -, relacionamento com fornecedores, bloqueios de conta, etc.

Optando pelas soluções de pagamento do Mercado Pago para vender via dropshipping, você conta com um sistema antifraude robusto que protege as suas transações e sua taxa de aprovação de pagamentos. Em nosso dashboard, é possível verificar ainda quais transações foram recusadas por proteção contra fraudes e quais estão relacionadas a demais recusas. Além de aumentar a segurança, também evita prejuízos.

 

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