Que as fraudes representam um grande risco para quem vende on-line todo mundo já sabe. Elas são motivo de preocupação e desgaste para a grande maioria dos lojistas que investem no mundo digital e impactam qualquer tipo de negócio, não importa tamanho ou faturamento. Mas, o que muita gente não sabe, é que esses esquemas, além de causar um grande incômodo, têm gerado muitas perdas financeiras aos comércios digitais nos últimos anos.
Uma pesquisa realizada pela Serasa revelou que as fraudes aumentaram o prejuízo para 72% dos negócios on-line brasileiros. Somado a isso, vem o fato de que o Brasil é um dos líderes em tentativas de fraude na América Latina, junto com o México, e conta com números bem acima da média mundial.
Apesar do cenário que parece assustador - afinal, mexe com o um fator importante para qualquer negócio, o faturamento -, as tentativas de fraude não precisam ser um impeditivo para manter sua loja on-line funcionando em segurança. Se fossem, o e-commerce não teria crescimentos tão expressivos ano após ano.
É possível aproveitar todos os benefícios do mundo digital investindo em segurança para as transações. E fazer isso pode ser mais simples do que você imagina, é só contar com as ferramentas e parcerias certas, como é o caso das soluções em checkout de pagamento do Mercado Pago.
Em primeiro lugar, é preciso estar ciente sobre como fraudadores possivelmente agem no meio digital, quais os meios que utilizam e os esquemas mais comuns de fraude no e-commerce. Assim como as soluções e ferramentas que você pode usar para vender pela internet e administrar seu negócio evoluem, por isso é importante saber mais sobre elas e estar atualizado com relação a novos métodos que surgem.
Para que você esteja a par dos riscos mais comuns de fraude para o seu e-commerce hoje, listamos os tipos mais frequentes no comércio eletrônico brasileiro:
Fraude
efetiva
Autofraude
No caso da autofraude, o fraudador é provavelmente o titular do cartão que, se aproveitando de esquemas como o da própria fraude efetiva, faz uma compra em uma loja on-line, recebe o produto e, depois, entra em contato com o banco ou o emissor do seu cartão dizendo não reconhecer aquela transação.
Fraude
limpa
Bem parecida com a fraude efetiva, a fraude limpa se trata do uso de um cartão de crédito falso com informações verdadeiras do comprador. O nome se dá pelo fato de não ser feita a clonagem total dos dados de uma pessoa, como na fraude efetiva.
Violação
de senha
Neste caso, o fraudador viola o acesso de um comprador a uma loja on-line. Com acesso à sua conta, altera, mais uma vez, o endereço de entrega e recebe as mercadorias Leva um certo tempo até que o comprador ou o próprio e-commerce consigam identificar as transações fraudulentas, já que as compras são legítimas, mas foram entregues em um endereço diferente.
Phishing
No phishing, como o nome bem sugere, são "pescados" dados sensíveis das vítimas através de mensagens falsas. Nessa prática, sites e e-mails de lojas on-line legítimas ou instituições financeiras são clonados para enganar o usuário, que acaba fornecendo suas informações. Com tudo o que precisam em mãos, os fraudadores fazem compras e outras transações não autorizadas.
Roubo
de dados
Semelhante às outras práticas, o roubo de dados se trata da situação quando um fraudador assume a conta de outra pessoa e passa a fazer compras e transações em um site específico.
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Agora que você já sabe quais são os esquemas de fraude mais comuns no e-commerce, é só garantir que sua loja esteja protegida. Para isso, algumas dicas importantes podem fazer toda a diferença:
Com isso, você garante que as tentativas de fraude na sua loja on-line não passem de meras tentativas, e protege as informações do seu negócio e dos seus clientes.
As fraudes são uma realidade para quem vende on-line, mas podem ser minimizadas ao máximo. Garanta a segurança do seu negócio e lembre-se: proteger os dados dos seus clientes e criar processos seguros durante suas vendas aumenta também a credibilidade do seu e-commerce, e com soluções precisas, como o checkout de pagamento do Mercado Pago isso é possível.
Invista em soluções eficientes e ofereça mais confiança aos seus clientes, assim, a tendência é que eles continuem voltando para futuras compras.
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