O funil de vendas é uma das mais importantes estratégias que uma empresa utiliza para fidelizar clientes. Neste modelo, o consumidor passa por etapas: atração, consideração e decisão - até que a compra seja fechada. Além de ser um caminho que deixa o cliente mais seguro, a empresa pode acompanhar o progresso e se comunicar de maneira mais eficiente.
Como cada passo é importante em um funil de vendas, a inteligência artificial (IA) pode ser uma grande aliada na hora de realizar ações, como a geração de leads, a conversão e a fidelização de novos clientes. Mas como, afinal, a IA entra em jogo para essas tarefas? É isso que iremos conferir!
O funil de vendas é dividido em três fases: atração, consideração e decisão, que também podem ser chamadas de topo, meio e fundo de funil respectivamente. Cada uma delas representa o nível de maturidade de um cliente em relação à compra de um produto ou serviço da empresa.
Se o consumidor está no topo do funil, ele ainda não percebeu que possui um problema. Cabe à empresa compartilhar conteúdos relevantes que mostram as dores do cliente. O meio do funil reúne os consumidores que já entenderam o problema e estão em busca de solução. Neste caso, a empresa pode mostrar qual o produto será a resolução. O fundo do funil é o momento de decisão de compra. Nessa hora, a empresa pode apresentar argumentos mais comerciais, gatilhos, demonstrações, propostas e depoimentos reais.
Mas cuidado! Há questões que podem desprender um cliente do funil de vendas e barrar a empresa de vender mais. Isso está ligado a processos manuais que dificultam a visualizar a qualificação de leads, a fase exata em que o cliente está, suas reais necessidades, como e quando ele se comunica, além de problemas na previsibilidade de vendas e comportamentos. É nessa hora que a IA entra em ação.
A inteligência artificial já virou rotina no contexto das empresas. Para acompanhar o funil de venda, não é diferente. Veja como usá-la:
Para vender mais, o funil precisa filtrar quem são os potenciais clientes. Assim, os profissionais miram seus esforços no consumidor que realmente tem chance de fechar negócio, ao invés de gastar energia apenas com curiosos. Por isso, a IA entra com aliada para fazer essa seleção de forma mais criteriosa.
Olha só as principais ferramentas que utilizam IA para aprimorar seu funil de vendas:
CRM é a sigla para Customer Relationship Manager - ou gerenciador de relacionamento com o cliente. Essas ferramentas reúnem dados sobre potenciais clientes, além de gerar relatórios e dashboards que permitem acompanhar comportamentos. A IA aqui sugere momentos estratégicos para o contato e como abordar.
Possibilitam que a empresa automatize disparo de e-mails, segmente melhor os leads, crie fluxos personalizados com base no comportamento do lead e possibilita uma comunicação mais eficiente e estratégica em cada etapa do funil. A IA ajuda tanto na geração de texto, quanto na segmentação das listas de destinatários.
Trazem mais agilidade na criação de blog posts, e-mails, conteúdo para redes sociais, anúncios, dentre outros. Isso faz com que o conteúdo seja mais atrativo e, também, diminua o esforço da equipe, que pode se concentrar em tarefas mais estratégicas.
Possibilitam antecipar tendências de mercado e de comportamento dos clientes, prevendo taxas de conversão e ajudando na tomada de decisão baseada em dados reais.
Os chatbots impulsionados por IA são essenciais para respostas agilizadas a dúvidas frequentes. Além disso, eles coletam os dados das interações e podem fazer a segmentação conforme o comportamento do lead durante a conversa.
Que a inteligência artificial virou aliada fundamental para empresas que querem vender mais, todos nós sabemos, mas, é preciso saber como aplicar corretamente para que os objetivos sejam alcançados.
Seguindo as dicas e orientações aqui apresentadas, é possível utilizar da IA para deixar processos de vendas mais simples, eficientes, com menos esforço operacional e satisfação completa do cliente. Coloque em prática agora mesmo!
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