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Desenvolvimento tecnológico: guia para implementar na sua empresa

Mercado Pago - Desenvolvimento tecnológico

Manter a competitividade da empresa demanda inovação. Mas se engana quem pensa que as novidades devem estar presentes apenas nos produtos e/ou serviços oferecidos: é necessário surpreender, também, na captação de novos clientes, no atendimento, no processo de pagamento e no pós-venda.

Em todas as camadas de uma empresa, portanto, deve haver investimento no desenvolvimento tecnológico. Com o avanço das ferramentas digitais, é possível aprimorar o marketing, as vendas,  o atendimento e, é claro, a própria solução oferecida ao cliente. Só que, para implementar novos recursos, o gestor deve diagnosticar o que é realmente relevante para sua empresa.

Ainda pensando na relevância da tecnologia que será implementada, os gestores precisam entender que o aprimoramento não está apenas na inserção de uma ferramenta de maneira pontual. O desenvolvimento requer atualizações contínuas tanto em soluções, quanto em excelência do time, que precisa se capacitar cada vez mais. Isso porque softwares e equipamentos, além de auxiliarem na rotina, são aliados na tomada de decisões estratégicas, uma vez que fazem a coleta de dados importantes sobre ações e seus resultados. 

Pois é, a tecnologia avança em velocidade extraordinária e ninguém quer ficar para trás - principalmente no mundo dos negócios. À medida que as inovações são implementadas, tanto a equipe interna quanto os consumidores notam a diferença e aumentam suas expectativas quanto à empresa, o que fomenta um desenvolvimento contínuo que realmente traz impactos positivos. Quer saber como fazer isso? Continue a leitura!

Como estabelecer uma base sólida para o desenvolvimento tecnológico na sua empresa?

Metaforicamente, a tecnologia é uma muda de planta. Ela não pode ser cultivada em um terreno despreparado, muito menos pode ser inserida por alguém que não entenda minimamente de jardinagem. Voltando ao literal, toda empresa precisa se preparar previamente para inovar em ferramentas e tecnologias, adaptando seus processos, metodologias e conhecimentos. 

O primeiro passo para iniciar o desenvolvimento tecnológico, portanto, é identificar quais são as áreas que mais necessitam de inovação. Seja na relação com clientes ou melhoria de processos internos, o gestor precisa encontrar as maiores dores e, aí sim, pesquisar quais seriam as soluções adequadas para saná-las. Ao impô-las, o time deve estar previamente capacitado para lidar com elas, bem como necessita de aprendizado contínuo para explorar as ferramentas em sua totalidade.

Para exemplificar

Sua empresa sofre problemas com a devolutiva de informações a clientes que acionam o SAC. Diante da demora por um retorno, muitos consumidores avaliam negativamente a marca. Uma boa solução é o investimento em automação de e-mails e chatbots alimentados por IA. Estas ferramentas, além de promoverem uma comunicação rápida e personalizada, são capazes de desobstruir a lista de tarefas da equipe que, muitas vezes, responde à mesma pergunta várias vezes. Assim, apenas pontuações realmente complexas são encaminhadas ao atendimento humano, enquanto a tecnologia resolve questões recorrentes.

Para que os recursos tecnológicos tragam sucesso, porém, os profissionais precisam estar abertos à implementação. Há quem diga que as novas ferramentas vão substituir o trabalho humano - o que não é verdade! As novas soluções tendem, justamente, a ajudar os colaboradores para que eles possam sair das suas tarefas repetitivas e evoluir profissionalmente, assumindo novos desafios e, consequentemente, avançando em suas carreiras. Mas para que todos entendam isso, cabe ao gestor levar essas informações para cada membro da equipe, revolucionando a cultura da empresa para que haja engajamento na adoção de novas tecnologias.

Para que os recursos tecnológicos tragam sucesso, porém, os profissionais precisam estar abertos à implementação.

Quais ferramentas podem impulsionar a cultura tecnológica na sua empresa?

Abrir a mente da equipe para recepcionar a tecnologia de forma amigável ajuda na implementação, mas não significa que todos estão, realmente, engajados com as novidades. A verdadeira adesão virá com o tempo, quando as novas ferramentas estiverem em uso, trazendo resultados positivos para a empresa.

E quando falamos em implementação de tecnologias, estamos nos referindo a uma ampla gama de possibilidades, como automação de processos, inteligência artificial, coleta de dados e soluções de pagamento. Além do leque de opções de recursos, cada um deles pode ser inserido em diversas áreas da sua empresa. Isso significa que desde a esteira de produção até a área executiva têm oportunidades de ganhos com o desenvolvimento tecnológico. 

Mas não se esqueça: não adianta investir sem limites em qualquer tecnologia que surja. É necessário, antes de tudo, estudar a real necessidade da ferramenta na empresa e preparar o terreno para recebê-la. Para te ajudar, separamos as principais soluções do mercado, com exemplos de quais dores elas podem sanar:

  • Plataformas de gestão e análise de dados 
    São sistemas que podem ser implementados em qualquer área da empresa. Sua função é coletar informações de determinada área e gerar relatórios para uma análise de dados aprofundada. As plataformas podem medir o sucesso de uma campanha, o número de vendas, a produtividade do time e até o nível de engajamento dos seus clientes. São as aliadas para a tomada de decisões estratégicas baseadas em dados reais. 
  • Ferramentas de automação de processos
    Desde máquinas para a produção em massa até o envio de régua de e-mails, tudo pode ser automatizado! O objetivo deste tipo de tecnologia é liberar os profissionais de suas tarefas repetitivas e permitir que eles se empenhem em estratégias para a empresa. A automação, inclusive, reduz as chances de erros humanos, bem como permite uma personalização maior na área de comunicação, direcionando mensagens com o nome dos clientes e ofertas de seu interesse. 
  • Sistemas de inteligência artificial para atendimento ao cliente
    É possível implementar um aprendizado de máquina em chatbots e aplicativos de mensagens para que eles “entendam” sobre a sua empresa e seus produtos. Assim, quando algum cliente entra em contato, o robô pode interpretar e responder à pergunta com mais agilidade. Caso a dúvida ultrapasse a capacidade de compreensão da IA, aí sim o time de atendimento entra em ação.
  • Ferramentas de segurança e proteção de dados para garantir a integridade das informações
    Essas ferramentas são as melhorias que “ninguém vê”, mas que, se não implementadas, todo mundo sente falta. Não é novidade para ninguém que o ambiente digital está sujeito a fraudes e vazamento de dados. Logo, sistemas de proteção são indispensáveis para evitar problemas.
  • Softwares de análise de vendas
    Há muito tempo que o processo de vendas não é somente convencer o cliente. Existe toda uma estrutura por trás que visa organizar o processo de tratamento de leads, bem como reportar os resultados. E quanto mais etapas, mais pontos de análise. Portanto, medir o sucesso em vendas envolve desde a prospecção até o fechamento de negócio.
  • Plataformas de CRM
    CRM é a sigla para Customer Relationship Management - ou gestão de relacionamento com o cliente. São sistemas que visam unificar o marketing, as vendas e o atendimento através de uma gestão de dados aprimorada para organizar as informações sobre os clientes em listas, personalizar a comunicação com exatidão, automatizar mensagens, bem como captar novos leads por meio de estratégias direcionadas aos perfis ideais de compradores. 
  • Sistemas de pagamento digital
    Além dos clássicos dinheiro, boleto e cartão (débito e crédito), cada vez mais as empresas precisam se reinventar para aceitar os novos meios de pagamento. O pix, por exemplo, cresceu em 229% desde que foi lançado, em 2021, até dezembro de 2023, segundo o Banco Central do Brasil. Além disso, soluções em link de pagamento e cartões digitais para compras online são recursos que facilitam, principalmente, no e-commerce.
Mercado Pago - Desenvolvimento Tecnológico

Tecnologias de pagamento digital: como contribuem para a modernização da empresa?

Contar notas em espécie, esperar na fila, pagar em cheque, realizar transferências em bancos físicos e até mesmo digitar a senha do cartão, mesmo na melhor maquininha: tudo isso está se tornando ultrapassado, não é mesmo?! A agilidade para pagar e para receber é uma necessidade para quem compra e para quem vende. 

No ambiente digital, a questão da agilidade é ainda mais importante. Isso porque, quando há poucas opções de pagamento, o cliente pode abandonar o carrinho. Além disso, se a compra é fechada, mas o processamento demora, o consumidor pode desconfiar da empresa, dificultando sua fidelização. Nesse sentido, implementar soluções rápidas e integradas permite abrir o leque de opções, bem como transmitir mais segurança ao comprador. 

Para o gestor, a diversificação de meios de pagamento, pensando em automação e integração, permite que o dinheiro caia rapidamente em sua conta. Assim, a empresa também se protege contra golpes, bem como agiliza o processo de faturamento. 

E já que estamos falando sobre a ampliação das possibilidades de pagamento digital, separamos as principais que você deve considerar:

 

Link de pagamento

Link de pagamento


Cada vez mais, o contato entre cliente e empresa pelo WhatsApp, Direct, Messenger, entre outros chats está se tornando comum. Não à toa, os vendedores disponibilizam catálogos e os compradores podem escolher seus produtos ali mesmo. Mas seria um grande incômodo se, no fim do processo, fosse necessário mudar de app para pagar, não é?

O link de pagamento visa evitar esse caminho a mais. Trata-se de um item clicável que a loja envia ao seu cliente pelo próprio app de mensagem. Para fechar negócio, o consumidor só precisa acessar o link e finalizar a compra. Inclusive, essa opção no Mercado Pago garante à empresa o recebimento na hora - é vantajoso para ambas as partes!

Se você quiser saber mais, veja como gerar link de pagamento!

Carteiras digitais

Carteiras digitais


Nas lojas físicas, o pagamento por aproximação já é uma realidade altamente presente. Mas mais do que isso, o cartão está, aos poucos, entrando em extinção, enquanto o celular assume essa nova função! São as carteiras digitais que permitem que o cliente aproxime seu smartphone à maquininha e realize a compra.

As carteiras digitais são a versão tecnológica das tradicionais. Elas reúnem os cartões dos clientes e basta desbloquear o app com a senha, o rosto ou a biometria para ter acesso aos recursos. As empresas, por sua vez, devem estar equipadas com maquininhas que aceitem aproximação e as mais diversas bandeiras de cartão.

Checkout

Checkout


Checkout de pagamento é o termo usado para a última etapa de uma compra online em e-commerce. Existe a opção tradicional, em que o cliente é redirecionado para a página de pagamento, e o transparente, em que todo o processo é na mesma tela.

Para diversificar de maneira prática seu e-commerce, com o Checkout Pro Mercado Pago, em apenas uma solução para sua empresa, é possível reunir 8 opções para seus clientes: cartão de crédito, boleto à vista, pix, boleto parcelado, cartão de débito virtual da Caixa, pagamento em dinheiro nas Casas Lotéricas, carteira digital Mercado Pago e carteira digital PayPal.

Pagamentos via código QR

Pagamentos via código QR


O código QR para pagamento é um avanço do código de barras, permitindo que o próprio celular do cliente leve-o à página de checkout, já com o valor e a conta destino programados. Na venda física, basta o consumidor apontar a câmera para o código disponibilizado na maquininha de cartão ou impresso e acessível no caixa; já na virtual, ele pode copiar o código e pagar via Pix no aplicativo do seu banco.

Mercado Pago - Desenvolvimento tecnológico

6 práticas para fortalecer uma cultura de desenvolvimento tecnológico

Depois que todo o movimento de implementação acontece - desde a adesão dos colaboradores até o início de uso das ferramentas escolhidas - os gestores ainda enfrentam uma grande missão pela frente: o desenvolvimento contínuo. É necessário que a tecnologia seja vista como parte da cultura da empresa, representando o futuro dos negócios. 

Além disso, a dinâmica de contratações é rápida, o que torna ainda mais desafiador o processo de passar para frente a cultura do desenvolvimento tecnológico. Isso porque, à medida que a empresa amadurece em relação às ferramentas, mais detalhes devem ser ensinados a novos integrantes que, por sua vez, precisam aprender a usar e a gostar dos recursos. 

Pensando nisso, é necessário implementar, além das ferramentas, práticas de fomento tecnológico entre as equipes para que não haja queda de engajamento. Inspire-se com as principais:

  • 1 Invista em treinamento e capacitação contínua

    Além de garantir que todos conheçam as ferramentas disponíveis, também é importante promover o desenvolvimento de habilidades práticas que tornem o uso da tecnologia mais natural. Isso significa que o profissional, cada vez mais, passa a integrar as soluções ao seu cotidiano, de modo com que elas se tornem uma ajudante, e não algo imposto pela empresa.

  • 2Encoraje a colaboração entre diferentes áreas

    A troca de conhecimentos entre equipes facilita a integração das ferramentas tecnológicas em processos diversos. Ao alinhar os esforços de todos os departamentos, a empresa cria um ambiente de apoio mútuo, onde o aprendizado é coletivo e as habilidades se complementam.

  • 3 Defina uma política de inovação aberta para incentivar sugestões de todos os níveis hierárquicos
    O estímulo à participação de todos na construção de um ambiente inovador faz com que cada colaborador perceba que pode contribuir para o desenvolvimento tecnológico. Assim, todos os profissionais se sentem ouvidos e valorizados, melhorando o vínculo entre empregado e empregador. Além disso, podem surgir ideias realmente transformadoras que, muitas vezes, os gestores jamais imaginariam.
  • 4 Incentive a utilização de ferramentas digitais no cotidiano

    Além do trabalho, as ferramentas em tarefas do dia a dia podem fazer com que a tecnologia seja naturalmente incorporada às rotinas dos colaboradores. Essa prática ajuda a criar familiaridade e reforça a importância das soluções adotadas, facilitando a adaptação.

  • 5 Utilize tecnologia para se comunicar e interagir com funcionários

    A comunicação digital agiliza a troca de informações e fortalece a interação entre colaboradores e gestores. Ao usar essas ferramentas, a empresa cria um ambiente de comunicação acessível, além de fomentar a adoção digital nos processos internos.

  • 6 Integre a tecnologia como base das estratégias de vendas e atendimento ao cliente

    Ao fazer da tecnologia um pilar das interações com o cliente, os colaboradores têm a oportunidade de ver diretamente o impacto positivo dessas ferramentas nos resultados dos seus trabalhos, o que fortalece a percepção de valor sobre o seu esforço.

Como o desenvolvimento tecnológico pode alavancar suas vendas?

O desenvolvimento tecnológico precisa fazer parte de todos os departamentos da empresa - inclusive, o de vendas. Neste setor específico, as soluções se voltam aos novos métodos de pagamento, coleta de dados sobre a performance do time, bem como acompanhamento de interesse dos consumidores. 

E não é apenas nas taxas de conversão que é possível notar a diferença - embora elas tendam a melhorar muito. A própria produtividade do time é fortalecida ao eliminar tarefas repetitivas das mãos humanas e permitir que os profissionais se concentrem em estratégias mais consolidadas. 

As vantagens do desenvolvimento tecnológico para o setor de vendas são incontáveis, mas as que separamos abaixo ajudam a comprovar como esse investimento é transformador:

  • Aumento na capacidade de personalização 
    A tecnologia permite que as equipes de vendas coletem dados detalhados sobre preferências e comportamentos de compra dos clientes, possibilitando a oferta de produtos e serviços personalizados, o que aumenta as chances de conversão.
  • Automação de processos de venda 
    Tarefas repetitivas, como envio de e-mails e atualizações de status dos pedidos, são realizadas de forma automática. Isso libera os vendedores para focarem em ações mais estratégicas, como o atendimento personalizado e o fechamento de vendas.
  • Melhoria do atendimento
    Ferramentas de atendimento digital ajudam a responder rapidamente às dúvidas dos clientes, proporcionando uma experiência de compra mais satisfatória. Com o uso de inteligência artificial, esses sistemas também conseguem prever necessidades, garantindo respostas precisas e oportunas.
  • Aumento na eficiência operacional
    Com processos mais ágeis, integrados e automatizados, a tecnologia reduz o tempo necessário para realizar vendas e elimina erros manuais. Além disso, devido à possibilidade de focar mais em estratégia e menos em tarefas repetitivas, a tendência é que ideias inovadoras surjam com mais frequência. 
  • Aumento na satisfação do cliente 
    Ao facilitar o acesso a informações sobre produtos, histórico de compras e suporte, a experiência de compra se torna mais satisfatória. Quando a entrega de dados é automatizada, os clientes encontram o que precisam com mais agilidade e o time de vendas não precisa ser acionado.
  • Melhoria nos processos de pagamento 
    A implementação de novos métodos de pagamento digital, como carteiras virtuais e links de pagamento, simplifica o processo de finalização da compra. Além de mais rapidez e segurança, essas soluções também proporcionam uma melhor experiência de compra para o consumidor.
  • Maior segurança nas transações financeiras 
    Sistemas antifraude, como o do Mercado Pago, oferecem proteção robusta para pagamentos digitais, monitorando as transações em tempo real para detectar atividades suspeitas. Esse nível de segurança é essencial para aumentar a confiança dos clientes, bem como proteger a empresa. 
  • Redução de custos
    Com a automação de processos e a eliminação de etapas manuais, a empresa reduz custos operacionais e retrabalhos.
  • Maior controle de qualidade 
    Ao monitorar cada etapa do processo de vendas, é possível identificar pontos de melhoria rapidamente. Esse controle de qualidade garante uma experiência mais consistente para o cliente e eleva a qualidade do serviço prestado.
Mercado Pago - Desenvolvimento tecnológico

Desenvolvimento tecnológico com o Mercado Pago: começa agora uma transformação digital em sua empresa!

Inserir uma transformação digital na empresa exige uma cultura de desenvolvimento tecnológico sustentável, em que a atualização constante é prioridade. Além de manter as equipes alinhadas às novas tendências, o gestor precisa se preocupar com o engajamento frente às novas ferramentas, por isso, a escolha de quais soluções adotar deve promover melhora na produtividade e nos resultados, tornando a rotina de trabalho mais prazerosa

É pensando na melhoria de processos e facilidade para as equipes que o Mercado Pago oferece soluções que estimulam o crescimento contínuo das empresas, como os pagamentos digitais e o Dashboard de Vendas. Soluções como essas permitem que os profissionais analisem dados de maneira integrada, otimizando a gestão financeira e as estratégias de negócio. 

Olha só que bacana: no Dashboard de Vendas, é possível identificar tendências de consumo, avaliar o desempenho das vendas e ajustar as ações para melhorar os resultados. Dessa forma, a tecnologia se transforma em uma verdadeira aliada no planejamento estratégico, trazendo mais clareza para tomadas de decisão.

Ao escolher o Mercado Pago como parceiro, sua empresa passa a contar com uma plataforma que antecipa necessidades e acompanha o crescimento dos negócios com agilidade. Com o apoio de soluções projetadas para acompanhar as transformações do mercado, o caminho para o sucesso se torna mais acessível, permitindo que sua empresa prospere com segurança e inovação!

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